MACHÃO DO WHATSAPP
Após receber ameaça pública, prefeita consegue medida protetiva em MT
O agressor a chamou de “traidora”, “safada”, “mentirosa” e “canalha”. Disse ainda que iria a “moer no cacete”.
POLÍTICA

A prefeita de Cáceres (220 km de Cuiabá), Eliene Liberato, alega ser vítima de ameaças, por meio de mensagens de WhatsApp, e ganhou na Justiça uma medida protetiva contra um homem que chegou a dizer que iria a “moer no cacete”.
As ameaças foram feitas até mesmo em grupos do aplicativo dos quais ela mesmo participa. O agressor a chamou de “traidora”, “safada”, “mentirosa” e “canalha”.
A gestora não detalhou o motivo dos ataques, todavia, tem se destacado por não se furtar em adotar medidas restritivas em relação à COVID-19.
Nesta semana, contudo, com a alta dos casos na região, ela decretou a obrigatoriedade do retorno das máscaras em escolas, para alunos e professores, bem como em todos os espaços da cidade para pessoas que não se vacinaram.
Proteção
O homem, que não teve a identidade revelada, está proibido de se aproximar da prefeita e também de estar na sede da Prefeitura de Cáceres.
A decisão judicial foi tomada depois que a chefe do executivo municipal procurou a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso da cidade para denunciar que vinha sendo ameaçada e ofendida pelo acusado.
Diante dos fatos apurados pelos investigadores, a delegada Paula Gomes Araújo representou pela aplicação de medidas cautelares contra o suspeito, que foram deferidas pela Justiça.
Caso venha a descumprir a determinação do Judiciário, o homem pode ser preso preventivamente. A Polícia Civil continua apurando o caso.

POLÍTICA
VEJA aponta Bolsonaro 15 pontos à frente de Lula em MT
Segundo média de pesquisas publicadas, o atual mandatário crava 47,7% da preferência no estado e o ex-presidente petista surge com 32,6%.

Levantamento da empresa de consultoria Vector Research, publicado no site da revista Veja, nesta semana, confirma o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), absoluto em Mato Grosso.
O levantamento traçou um paralelo direto entre Bolsonaro e Lula (PT), seu principal adversário e com quem deve, de fato, disputar diretamente o maior cargo do país nas urnas, em 2022.
Os números confirmam a liderança bolsonaristas em Mato Grosso com 15 pontos percentuais de frente, com o atual mandatário cravando 47,7% da preferência e o ex-presidente petista surgindo com 32,6%.
Cenário geral
Embora em solo mato-grossense o índice de apoio bolsonarista seja o maior registrado, do ponto de vista de vantagem direta sobre Lula, ou seja, de diferença entre um e outro, o estado mais bolsonarista é o Acre.
Por lá, são mais de 18 pontos de frente do atual presidente. Enquanto Bolsonaro chega a ter 47,4% das intenções de voto, Lula surge com 29,1%.
Diferença similar ocorre, também, em Santa Catarina, onde Bolsonaro supera Lula por 45,1% a 29%. A liderança se mantém acima do patamar de 40% em Goiás, com 42,4% contra 32,1% do petista..
O MAIS PETISTA
Do outro lado dos números, o Piauí é onde Lula (PT) tem a maior vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL), com mais de 46 pontos de diferença.
O ex-presidente tem 64,2% de preferência entre os eleitores do estado nordestino, enquanto o presidente que busca a reeleição marca 17,3%.
Apanhado geral
O mapa da disputa presidencial nos estados foi montado pela Vector Research a partir de uma análise média com pesquisas de 15 institutos, realizadas entre os dias 6 de maio e 29 de junho em 24 estados (exceto Amapá e Rondônia) e no Distrito Federal.
A empresa preferiu restringir a análise à dupla de atuais líderes nas sondagens.
Veja abaixo os índices comparativos entre os principais candidatos à Presidência da República por estado:
-
POLÍCIA6 dias atrás
Pai e filhos são presos em cidade de MT por homicídio no nordeste
-
POLÍCIA6 dias atrás
Duas cidades de MT surgem entre as 30 mais violentas do país
-
POLÍTICA2 dias atrás
CPI aponta improbidade e pede afastamento de secretária filha de prefeito
-
POLÍTICA5 dias atrás
Beijo gay em apresentação artística cria polêmica no interior de MT