CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

CIDADES

Assembleia Legislativa discute projeto Cota Zero em Rondonópolis

Publicados

CIDADES

Rondonópolis, na próxima sexta-feira (27), realiza audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 668/2019, que “aborda uma Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca”, idealizada  pelo governo de Mato Grosso. A reunião acontece às 14h, na Colônia de Pescadores Z-3, na Avenida Cuiabá, região central da cidade.

A iniciativa atende a uma solicitação dos deputados estaduais Thiago Silva (MDB) e Sebastião Rezende (PSC). A proposta é discutir com pescadores e comerciantes idéias que podem colaborar com o projeto.

“Queremos discutir com as regiões com grande volume de pesca de Mato Grosso alternativas que podem ser adicionadas neste projeto e assim preservar ou ganhar pão de quem sobrevive ao segmento”, explica Thiago Silva.

Sobre o Cota Zero 

Conhecido como Cota Zero, o projeto regula a atividade pesqueira no Mato Grosso, por cinco anos. Além disso, também é possível o transporte, armazenamento e comercialização de rios de Mato Grosso.

“É um projeto que precisa ser muito bem debatido pela sociedade. Conforme audiências que feitas em outros municípios constatam que a falta de peixes nos nossos rios é uma questão de pesca predatória. Esse crime não é provocado por quem ganha vida pescando. Ainda temos uma questão de turismo, que pode ser afetada. É por isso que estamos solicitando os interessados ​​pelo assunto que comparam a audiência pública de sexta-feira e contribuímos com o aperfeiçoamento da proposta ”, frisa Silva.

Leia Também:  Prefeito decide gastar mais de R$ 2 milhões com shows em MT

O projeto ainda é esperado, após uma lacuna de cinco anos, como configurações sobre a cota, medida de pesca e proibição de captura de algumas espécies que são aplicadas pelo Conselho Estadual da Pesca (Cepesca).

 

FONTE: Redação MinutoMT (com Assessoria)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cuiabá

Cerca de 20 mil pessoas visitaram a 1ª Feira de Produtores da Agricultura Familiar na Praça Alencastro

Publicados

em

A 1ª edição da Feira de Produtores da Agricultura Familiar registrou resultados acima do esperado pela comissão organizadora. O evento, que ocorreu na Praça Alencastro, reuniu mais de vinte mil visitantes e arrecadou quase R$ 50 mil, mesmo com horário de comercialização reduzido devido à chuva. O festival aconteceu na última quarta-feira (19) e contou com a participação de cerca de 45 produtores da Baixada Cuiabana. A iniciativa é da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, que coordena as ações do Programa Agro da Gente, implantado pela gestão Emanuel Pinheiro. 

Para Maria Antônia, produtora do setor de frutas, verduras e legumes, o resultado foi satisfatório. “Meus produtos são orgânicos, naturais e vendidos a preços acessíveis. Em menos de 4 horas de feira, já tinha vendido mais de 75% de toda a mercadoria oferecida. Já estamos aguardando a segunda edição desta feira”, pontuou a comerciante do Distrito de Aguaçu.

A feira contou com 45 expositores, que comercializaram produtos feitos a partir da matéria-prima do leite, como queijos, doces e cremes. O evento também recebeu produtores de hortifrutigranjeiros, com opções de frutas, legumes e verduras, bem como representantes da cadeia da apicultura, que venderam mel, própolis, geleia real, pólen e cera de abelha.

Leia Também:  Emanuel garante RGA 2023/24 e garante estudo sobre pandemia

O evento confirma um compromisso contínuo com o fortalecimento da agricultura familiar em nossa região. E demonstra os resultados satisfatórios promovidos pelo Programa Agro da Gente, instituído pela Lei 6.809/2022, um conjunto de diretrizes que visa dinamizar, fortalecer e desenvolver as cadeias produtivas da zona rural do Município de Cuiabá, e orientar o acesso aos programas de aquisição de alimentos em nível federal, estadual ou municipal.

“Para o primeiro evento, o resultado foi mais do que satisfatório, mesmo com a intercorrência da chuva, que acarretou a diminuição do horário da feira, que estava programada para encerrar às 14h30. Estamos felizes com a repercussão que o evento alcançou e já nos preparamos para a segunda edição com mais produtores assistidos pelo Agro da Gente”, pontuou o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

Durante a ação, houve a assinatura do termo de cooperação em parceria com a Energisa, para a regularização do fornecimento de energia elétrica das feiras livres, gastronômicas e de artesanato do Município de Cuiabá, visando garantir a qualidade, conforto e dignidade para os feirantes da capital.

Leia Também:  Marina cobra IBAMA para responder Governo de MT até dia 26

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA