AGRO
Câmara Temática da AL quer debater comércio Internacional
AGRO
A Câmara Setorial Temática de Relações Comerciais, Econômicas, Culturais e de Políticas Internacionais teve os trabalhos oficialmente abertos, nesta quinta-feira (6) pelo coordenador deputado Thiago Silva (MDB), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Essa Câmara Temática será presidida pelo economista Mauricio Munhoz e, de acordo com Thiago deve buscar melhorias para economia do Estado, principalmente, no que tange a logística, industrialização e relações e integração comercial com os nossos países vizinhos. Ele explicou que essa Câmara foi originada em parceria com a deputada Janaína Riva.
O parlamentar destacou que um dos focos de trabalho é buscar mecanismos de industrialização da economia do Estado e apresentar também estudos relativos à malha ferroviária e hidrovias. “Na verdade, temos que sair do modelo primário de exportação e avançarmos mais na agregação de valor à matéria prima”, disse o deputado.
O deputado federal licenciado, Carlos Bezerra (MDB) que esteve presente no ato destacou a necessidade da Assembleia Legislativa estar aberta ao Mundo. “Precisava sair desse mundinho”, disse. Ele citou como exemplo a situação do aeroporto Marechal Rondon, que apesar de ser internacional no papel, até hoje não está consolidado. “Falta resolver o problema de um funcionário da receita federal que até hoje não resolveram”, disse Bezerra.
O ex-deputado Carlos Brito, que representou a Casa Civil, na reunião, destacou que essa iniciativa vem deste o passado. “A Assembleia sempre teve essa preocupação no passado houve tentativas e agora vamos ver esse trabalho consolidado”, disse Brito.
A Câmara tem como membros Rafael Bello Bastos, Luciana Rosa Gomes, Silvio Tavares Monteiro, Ariana Guedes e Luiz Felipe Caldart.
Fonte: Assessoria

AGRO
MT aumenta área plantada de soja, mas deve produzir menos
Por fim, a produção total para a próxima colheita ficou projetada em 39,48 milhões de toneladas para o estado.

A área aguardada de soja para a próxima temporada no estado de Mato Grosso (safra 2022/23) ficou projetada em 11,13 milhões de hectares, incremento de 2,55% em relação à safra 2021/22.
A ampliação inicial está pautada pela valorização do preço da oleaginosa, demanda aquecida e o momento de preços favoráveis dos subprodutos da soja, o que motivou alguns produtores a fazerem a conversão de áreas de pastagens para agricultura, principalmente em regiões onde a pecuária predomina — Nordeste, Noroeste e Norte.
A informação foi divulgada, nos últimos dias, pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), no boletim semanal da soja. Sobre a produtividade, a estimativa foi estipulada em 58,62 saca/hectare, o que representa 1,26% abaixo em relação ao rendimento da safra 2021/22.
Apesar do recuo na estimativa, neste primeiro momento as projeções ficam limitadas,
devido a alguns pontos que podem impactar no decorrer da safra, como: condições climáticas e incertezas de investimento devido ao alto custo de produção.
Por fim, a produção total ficou projetada em 39,48 milhões de toneladas para o estado.
-
POLÍTICA7 dias atrás
Prefeito decide investir quase meio milhão pra contratar shows em MT
-
POLÍTICA5 dias atrás
Polícia Civil encontra corpos que podem ser de primos desaparecidos
-
ESPIA AÍ6 dias atrás
Proposta indecorosa a Neri
-
POLÍCIA5 dias atrás
Policiais da banda da PM de MT são acusados de fazer orgia no interior
Você precisa estar logado para postar um comentário Login