CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

ESTRATÉGIA DE CAMPANHA

FOLHA diz que Lula e Alckmin apostam em aliados de MT por AGRO

A exemplo do que fazem no mercado financeiro, a ideia é utilizar antigos aliados para quebrar muros e avançar em terrenos adversários

Publicados

POLÍTICA

Leitão, com bom relacionamento com Alckmin, e Maggi, amigo pessoal de Lula, podem fazer meio campo para chapa

Segundo reportagem especial publicada pelo jornal Folha de São Paulo, ontem (12), a chapa Lula-Alckmin (PT/PSB) está se articulando para conquistar os votos e apoio de ruralistas, setor cuja maioria do segmento é amplamente bolsonarista. A exemplo do que fazem no mercado financeiro, a ideia é utilizar antigos aliados para quebrar muros.

Para isso, segundo o jornal, uma das principais apostas dos articuladores do projeto é explorar a ligação de Lula com o ex-ministro Blairo Maggi (PP) em uma frente e em outra usar a boa relação de Alckmin com o ex-deputado federal, Nilson Leitão, presidente do Instituto Pensar Agropecuária e consultor da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

Em relação a Blairo, a expectativa é que não se encontre problemas, já que o megaempresário é extremamente pragmático e nunca se posicionou como um político de direita. Assim como o petista, é um profundo defensor de uma relação cada vez mais estreita com a China, país onde acumula anualmente volumosos lucros ao exportar sua gigantesca produção.

Blairo, aliás, foi um dos responsáveis, mesmo que via bastidores, para emplacar Neri Geller (PT) como ministro da Agricultura e Pecuária no Governo de Dilma Rousseff, do PT. Maggi é um crítico ferrenho o que considera ações destemperadas do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), a quem condena também a política externa.

Leia Também:  Cláudio detona ineficiência de gestão Pátio e fala em judicializar

Leitão, ex-correligionário de Alckmin no PSDB, já não possui tanta distância de Bolsonaro. O tucano, aliás, chegou ensaiar uma candidatura a governador do estado com o apoio do atual presidente, em 2022. Ele, porém, embora chegou a voar, recentemente, no avião presidencial, preferiu focar no seu bom salário atual do que investir em uma arriscada volta à cena política, em tempos polarizados.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Marina cobra IBAMA para responder Governo de MT até dia 26

Em reunião realizada com a alta cúpula do IBAMA, no início de abril, foi requisitado o parecer ambiental que até hoje não saiu

Publicados

em

Ministra teria entrado no circuito, segundo deputado petista, e deve acelerar processo que está com autarquia comandada por Rodriigo Agostinho (foto)

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, solicitou que o grupo técnico do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) conclua até o dia 26 de abril a análise sobre o pedido do Governo de Mato Grosso pela liberação das obras emergências no Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá).

A informação é do presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputado Valdir Barranco, que ficou encarregado de acompanhar as movimentações do projeto em Brasília (DF). “A ministra Marina Silva pediu que o grupo técnico do Ibama, para que até o dia 26, busquem concluir a análise para dar o parecer. Espero que eles consigam atender a esse pedido”, disse, durante a sessão plenária de quarta-feira (17).

O governador, Mauro Mendes (UB), e integrantes da bancada federal e estadual de Mato Grosso foram ao encontro do presidente do Ibama, Rodrigo Antônio, ainda no início de abril, para tratar do assunto. O gestor estadual reiterou por diversas vezes a urgência do assunto, mas quase duas semanas depois não obteve o esperado retorno.

Leia Também:  Botelho pede reflexão sobre escalada de feminicídios em MT

O objetivo é tentar sensibilizar os órgãos ambientais a liberar as licenças necessárias para o retaludamento, que consiste na retirada do maciço rochoso na curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, uma série de cortes, que funcionam como degraus para impedir os deslizamentos de terra. Com isso, a estrada será recuada em dez metros, evitando também a passagem sobre o viaduto que existe hoje no local.

O governo inclusive já assinou a ordem de serviço com Lotufo Engenharia e Construções LTDA, empresa definida sem licitação e que fará o recorte dos paredões e o novo traçado da MT-251 por quase R$ 30 milhões. Aguarda-se, contudo, as tais licenças. Irritado com a bucrocracia. Mauro já ameaçou parar até com as contenções paliativas que estão sendo promovidas e deixar o ‘pau torar’. 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA