AGRO
Jair Bolsonaro deve visitar Rondonópolis
AGRO
Em reunião com o presidente da República, na semana passada, o deputado e um dos líderes do atual Governo na Câmara Federal, José Medeiros (Pode), entregou a Jair Bolsonaro um documento no qual requere tratamento igualitário entre adimplentes e inadimplentes que possuem débitos com o Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF.
O parlamentar ainda tratou sobre a possível visita do presidente a Rondonópolis no próximo mês de agosto.
Ao apresentar a proposta de alteração das regras da política de débitos das associações de produtores rurais, Medeiros disse ao presidente que o modelo atual beneficia e até incentiva a criação de uma cultura do inadimplemento no Brasil.
“Pontuei ao presidente e ele concordou plenamente em fazermos mais justiça nessa relação. O que temos hoje são critérios que dão até 85% de descontos em dívidas com o PNCF. Enquanto que para os adimplentes incentivo nenhum é dado. Por qual motivo esse segundo grupo seguirá mantendo sua relação corretamente com o Estado?”, indagou o parlamentar.
Medeiros comentou que, além do presidente, já havia levado o assunto para diferentes setores do governo com intuito de ajustar os critérios para pagamento do crédito fundiário.
“Já conversei com o secretário especial de Assuntos Fundiários, Nabhan Garcia, com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e com representantes da Advocacia da União para criar condições a quem tem dívidas, como também uma estrutura em que seja vantajoso ser adimplente. Também se faz necessário a individualização das dívidas, retirando a questão coletiva para dar a cada produtor a responsabilidade de assumir sua relação com essas linhas de crédito que lhe permitem evoluir em sua propriedade”, explicou.
O parlamentar aproveitou o encontro com o presidente para convidá-lo a participar da inauguração da agora emancipada Universidade Federal de Rondonópolis – UFR e aproveitar para visitar a 47ª Exposul, que ocorrerá entre 5 e 10 de agosto.
O deputado ainda quer levar Bolsonaro até o Complexo Intermodal Ferroviário de Rondonópolis, o maior da América Latina, para discutir novos avanços no setor de logística de Mato Grosso.
O presidente Bolsonaro já se comprometeu a construir novos traçados ferroviários como a Ferrogrão, que levará a produção do médio-norte do estado até o Porto de Miritituba, no Pará, e a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste – Fico, que passará por Mato Grosso até Rondônia, em um projeto amplo de interligar os oceanos atlântico e pacífico entre Brasil e Peru.
“O presidente ficou de adequar a agenda dele para visitar Rondonópolis em agosto. Precisamos mostrar o potencial econômico de Mato Grosso para o presidente e seus ministros”.
Fonte: MinutoMT com Assessoria

AGRO
MT aumenta área plantada de soja, mas deve produzir menos
Por fim, a produção total para a próxima colheita ficou projetada em 39,48 milhões de toneladas para o estado.

A área aguardada de soja para a próxima temporada no estado de Mato Grosso (safra 2022/23) ficou projetada em 11,13 milhões de hectares, incremento de 2,55% em relação à safra 2021/22.
A ampliação inicial está pautada pela valorização do preço da oleaginosa, demanda aquecida e o momento de preços favoráveis dos subprodutos da soja, o que motivou alguns produtores a fazerem a conversão de áreas de pastagens para agricultura, principalmente em regiões onde a pecuária predomina — Nordeste, Noroeste e Norte.
A informação foi divulgada, nos últimos dias, pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), no boletim semanal da soja. Sobre a produtividade, a estimativa foi estipulada em 58,62 saca/hectare, o que representa 1,26% abaixo em relação ao rendimento da safra 2021/22.
Apesar do recuo na estimativa, neste primeiro momento as projeções ficam limitadas,
devido a alguns pontos que podem impactar no decorrer da safra, como: condições climáticas e incertezas de investimento devido ao alto custo de produção.
Por fim, a produção total ficou projetada em 39,48 milhões de toneladas para o estado.
-
POLÍTICA6 dias atrás
Polícia Civil encontra corpos que podem ser de primos desaparecidos
-
POLÍCIA7 dias atrás
Policiais da banda da PM de MT são acusados de fazer orgia no interior
-
POLÍCIA6 dias atrás
Dupla que matou homem em barbearia de MT vingava morte de irmão
-
POLÍTICA6 dias atrás
Thiago Silva viabiliza mais de R$ 530 mil para asfalto em Pedra Preta
Você precisa estar logado para postar um comentário Login