AGRO
Pequenos produtores rurais de Rondonópolis são beneficiadas com poços artesianos
AGRO
Serão aplicados nas obras R$ 2.395.159,20 em recursos próprios do município
Em um evento realizado nesta quinta-feira (28), na Comunidade Aldeinha, a secretária municipal de Governo, Mara Gleibe da Fonseca, que representou o prefeito Zé Carlos do Pátio, e o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Genilton Rosa, assinaram a ordem de serviço para a perfuração de seis poços artesianos que irão atender comunidades rurais de Rondonópolis. Serão aplicados nas obras, R$ 2.395.159,20 em recursos próprios do município.
A intenção, segundo Genilton, é atender a necessidade de abastecimento de água nas regiões rurais que enfrentam problemas neste quesito e que afetam diretamente os habitantes aumentando o êxodo rural e diminuindo e produção de alimentos básicos para o abastecimento da população.
O projeto prevê a perfuração de poços artesianos nas comunidades Aldeinha, Bajara, Pinguela, Grota Seca, Banco da Terra Esperança e Vila Bueno (Linha Seca), atendendo assim, os locais onde a necessidade de abastecimento de água é extremamente necessária para a população residente.
A água nas propriedades rurais servirá tanto ao consumo da população que sofre com a falta de água como para possíveis projetos de irrigação que vão propiciar a diversificação da produção de alimentos aos pequenos produtores rurais de Rondonópolis.

AGRO
MT aumenta área plantada de soja, mas deve produzir menos
Por fim, a produção total para a próxima colheita ficou projetada em 39,48 milhões de toneladas para o estado.

A área aguardada de soja para a próxima temporada no estado de Mato Grosso (safra 2022/23) ficou projetada em 11,13 milhões de hectares, incremento de 2,55% em relação à safra 2021/22.
A ampliação inicial está pautada pela valorização do preço da oleaginosa, demanda aquecida e o momento de preços favoráveis dos subprodutos da soja, o que motivou alguns produtores a fazerem a conversão de áreas de pastagens para agricultura, principalmente em regiões onde a pecuária predomina — Nordeste, Noroeste e Norte.
A informação foi divulgada, nos últimos dias, pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), no boletim semanal da soja. Sobre a produtividade, a estimativa foi estipulada em 58,62 saca/hectare, o que representa 1,26% abaixo em relação ao rendimento da safra 2021/22.
Apesar do recuo na estimativa, neste primeiro momento as projeções ficam limitadas,
devido a alguns pontos que podem impactar no decorrer da safra, como: condições climáticas e incertezas de investimento devido ao alto custo de produção.
Por fim, a produção total ficou projetada em 39,48 milhões de toneladas para o estado.
-
POLÍTICA6 dias atrás
Prefeito decide investir quase meio milhão pra contratar shows em MT
-
POLÍTICA5 dias atrás
Polícia Civil encontra corpos que podem ser de primos desaparecidos
-
ESPIA AÍ6 dias atrás
Proposta indecorosa a Neri
-
POLÍCIA5 dias atrás
Policiais da banda da PM de MT são acusados de fazer orgia no interior
Você precisa estar logado para postar um comentário Login