Search
Close this search box.

MINIMIZOU CASOS

Prefeito de Sinop diz que 'criança morre em todo lugar'

Dorner usou como exemplo o caso dos bebês que morreram por um surto que teria ocorrido em uma unidade de saúde do estado na capital

Publicados

POLÍTICA

Fala do veterano revoltou familiares das vítimas, inclusive um comunicador que veio a público criticar o gestor.

O veterano prefeito de Sinop (MT), Roberto Dorner (REPUBLICANOS), cidade palco da morte de duas crianças, nos últimos dias, por falta de UTI Pediátrica, minimizou as tragédias com uma frase que revoltou a família das menores.

Segundo veículos de comunicação local, Dorner teria dito que não afastaria sua secretária de saúde, Daniela Galhardo, que tem a gestão criticada por parentes das falecidas, argumentando que ‘criança morre em todo lugar’.

O apresentador Wésllen Tecchio, tio de uma das menores mortas, Manoella Tecchio, de 3 anos de idade, que teria sido vítima de um suposto erro médico que atrasou seu diagnóstico e tratamento adequado, se revoltou com a fala do prefeito.

“Diante da fala lastimável do prefeito Roberto Dorner, eu tenho que dizer uma coisa aos pais e mães de Sinop: nós temos um prefeito frio, com o coração de pedra, esse é o prefeito que está à frente da Prefeitura de Sinop e que boa parte da população escolheu, que vocês votaram”, afirmou.

Dorner usou como exemplo o caso dos bebês que morreram por um surto que teria ocorrido em uma unidade de saúde do estado na capital, segundo uma médica do hospital, para isentar sua administração de cula.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá arquiva pedido de cassação contra vereadora

“Criança morre em todo o lugar. Em Cuiabá morreram cinco crianças na Santa Casa e ninguém falou nada. Nós mandamos apurar os fatos e os culpados vão pagar por isso”, afirmou Dorner, em entrevista ao site Olhar Direto.

“A secretária do Município é culpada também. Por que o prefeito não a afastou? ‘Porque criança morre em todo lugar.’ No seu pensamento criança morre em todo lugar, e por falta de estrutura, de atendimento digno e humano que vocês faltam oferecer a Sinop”, completou o comunicador.

Morte em UPA

Manoella Tecchio morreu no último dia 09 em uma Unidade de Pronto Atendimento de Sinop, após dar entrada com tosse seca. A Prefeitura Municipal determinou abertura de uma sindicância para apurar o caso e afastou a médica responsável pelo atendimento.

A menina estava com sintomas de gripe e, no dia 06, apresentou tosse seca. A família a levou até a UPA e a médica pediu exame de sangue e urina, que não teria constatado nada.

A profissional, então, teria medicado a criança para tosse alérgica e mandou a pequena para casa. Porém, a menina não melhorou e, no dia 07, voltaram a levá-la até a UPA.

Leia Também:  Pivetta defende controle estadual em compensação ambiental

A criança foi examinada novamente e uma radiografia constatou que o pulmão estava bastante comprometido. Foi solicitada a transferência para uma UTI Neonatal em cidades vizinhas, mas nenhum leito estava disponível.

Os profissionais da UPA tentaram realizar um procedimento para salvar a criança ali mesmo, mas a menina não resistiu. A causa da morte apontada pela unidade médica seria choque séptico e pneumonia.

“A gente não sabe o que aconteceu e como foi feito, pois a gente não teve acesso e a gente não sabe se foi feito algum tipo de drenagem ou não. Simplesmente Manoella teve quatro paradas cardíacas e na quinta ela não resistiu e acabou falecendo”, disse o pai da criança.

No fim de semana, uma outra criança, de apenas dois anos de idade, morreu na cidade também por não ter o devido atendimento ao seu caso grave na unidade local. Esta paciente conseguiu uma vaga em Cáceres, mas não conseguiu aguentar a tempo do transporte.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Vereador denuncia esquema de cargos e é agredido por jornalista

O agressor é o jornalista Daniel Trindade, por ter sido citado em um suposto esquema de propina e oferta de cargos ligados à prefeitura

Publicados

em

Durante o uso da tribuna, o vereador exibiu um áudio atribuído ao jornalista, revelando tentativas de corrupção

O vereador de Sinop, Marcos Vinícius (PSDB), conhecido como “Advogado Ostentação”, foi agredido na noite de segunda-feira (6) dentro da Câmara Municipal, durante a 33ª sessão ordinária. O agressor é o jornalista Daniel Trindade, que havia citado pelo parlamentar, em seu discurso, em um suposto esquema de propina e oferta de cargos ligados à Prefeitura.

Durante o uso da tribuna, o vereador Marcos Vinícius exibiu um áudio atribuído a Daniel Trindade, que, segundo ele, revelaria tentativas de corrupção envolvendo aprovação de projetos na Casa de Leis. A fala gerou tumulto, e, ainda com a sessão em andamento, o jornalista partiu para cima do vereador, atingindo-o com um microfone e outros objetos, na região da cabeça.

A sessão foi interrompida imediatamente e a Polícia Militar foi acionada. O Corpo de Bombeiros também compareceu ao local e prestou os primeiros socorros ao vereador, que sangrava próximo da nuca. Daniel Trindade não foi encontrado nas dependências da Câmara após a confusão, ele fugiu antes da chegada das forças de segurança.

Em pronunciamento após o episódio, Marcos Vinícius relatou que foi surpreendido pela agressão enquanto gravava uma entrevista. “Ele começou a se incomodar, e, de forma covarde, me atacou com o microfone. Não houve reação da minha parte. O ser humano precisa ter, no mínimo, coerência com a educação que recebeu”, afirmou.

Leia Também:  Pivetta defende controle estadual em compensação ambiental

O parlamentar disse que pretende acionar a Justiça tanto pela agressão quanto por tentativa de corrupção ativa. “Ele ofereceu dinheiro e cargos em nome do prefeito. Pouco tempo depois, chegou à Câmara um projeto criando 110 cargos na prefeitura, aprovado com apenas um voto contrário — o meu. É uma denúncia grave que precisa ser investigada”, declarou.

Marcos Vinícius também pediu reforço na segurança do Legislativo e criticou colegas que, segundo ele, minimizaram a gravidade do caso. “Fui covardemente agredido, mas isso não vai nos fazer recuar. A verdade será trazida à população. Agora, quem queria ficar famoso conseguiu, porque tudo foi gravado por várias pessoas”, completou.

Veja a cena:

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA