GUERRA DE BASTIDORES
Primeira-dama confirma câncer e culpa irmão de prefeito e jornalista
Virgínia Mendes, esposa de Mauro Mendes, tem um tumor no pâncreas que irá retirar nos próximos dias e atrelou caso a fatores emocionais
POLÍTICA

A primeira-dama Virginia Mendes revelou, nesta sexta-feira (10), que foi diagnosticada com câncer no pâncreas. A informação, que já vinha sendo especulada por falas recentes do marido, o governador, Mauro Mendes (UB), foi publicada no Instagram, no qual Virgínia causou polêmica ao indicar que a doença pode ter sido resultado de momentos de abalo psicológico.
A esposa de Mauro chegou citar nominalmente que boa parte da degradação de sua saúde seria resultado de ataques desferidos pelo empresário Marco Polo Pinheiro, o Popó, irmão do prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (MDB), e por Alexandre Aprá, jornalista investigativo que já teceu diversas denúncias sobre o governador, Mauro Mendes (UB), e sua família.
“Através de inúmeros exames, fui diagnosticada com um câncer no pâncreas e por isso precisarei passar por uma cirurgia para retirar o tumor. É o amor de Deus, da minha família e de todas as pessoas que oram por mim que me trazem força e que me tranquilizam para estar pronta para os desafios impostos na minha jornada”, revelou a primeira-dama.
Na postagem, que Virginia classificou como um “desabafo”, ela mostra que acredita piamente que a doença seja resultado das críticas que o marido, ela e os filhos recebem. “Tive minha paz abalada por pessoas desumanas e cruéis, o que aos poucos me adoeceu com tanta energia ruim. Primeiro veio uma depressão que aos poucos foi me afastando do que eu mais gostava de fazer”.
A primeira-dama revelou que desde dezembro apresentou instabilidade na saúde, já frágil pelo transplante renal que realizou em 2014. “Comecei a ter picos de hipoglicemia, náuseas, diarreias e por vezes tonturas. Tive vários desmaios, perdi peso e os sintomas só foram aumentando, me deixando debilitada e fraca”, disse.
Guerra jurídica
Ela cita que desde o início da gestão do marido tem sofrido com ataques virtuais, supostamente orquestrados pelo empresário Popó Pinheiro, na qual fez questão de citar. “Eu e minha família fomos alvos de muitas mentiras, calúnias e difamações. Foram inúmeras fake news orquestradas por mentes doentias. Como não tem o que falar sobre a gestão do Mauro, criam inverdades para atacarem a nossa vida pessoal”, garante.
A Polícia Civil de Mato Grosso, inclusive, deflagrou uma operação em combate exatamente a tal “onda de ataques”, que se refere Virgínia, e indiciou Popó e o jornalista Alexandre Aprá. O profissional de imprensa, por sua vez, denunciou à Polícia Federal ter sido perseguido por um detetive que teria sido contratado por um empresário ligado à família Mendes. O caso, contudo, foi repassado pela Força de Segurança Federal à Polícia Civil de Mato Grosso, que nos últimos dias arquivou o caso por falta de provas, mesmo com um material robusto anexado, como áudio do espião em questão citando que trabalhava para a “primeira-dama de Mato Grosso” e até vídeo do mesmo instalando um rastreador no carro do comunicador.

POLÍTICA
VEJA aponta Bolsonaro 15 pontos à frente de Lula em MT
Segundo média de pesquisas publicadas, o atual mandatário crava 47,7% da preferência no estado e o ex-presidente petista surge com 32,6%.

Levantamento da empresa de consultoria Vector Research, publicado no site da revista Veja, nesta semana, confirma o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), absoluto em Mato Grosso.
O levantamento traçou um paralelo direto entre Bolsonaro e Lula (PT), seu principal adversário e com quem deve, de fato, disputar diretamente o maior cargo do país nas urnas, em 2022.
Os números confirmam a liderança bolsonaristas em Mato Grosso com 15 pontos percentuais de frente, com o atual mandatário cravando 47,7% da preferência e o ex-presidente petista surgindo com 32,6%.
Cenário geral
Embora em solo mato-grossense o índice de apoio bolsonarista seja o maior registrado, do ponto de vista de vantagem direta sobre Lula, ou seja, de diferença entre um e outro, o estado mais bolsonarista é o Acre.
Por lá, são mais de 18 pontos de frente do atual presidente. Enquanto Bolsonaro chega a ter 47,4% das intenções de voto, Lula surge com 29,1%.
Diferença similar ocorre, também, em Santa Catarina, onde Bolsonaro supera Lula por 45,1% a 29%. A liderança se mantém acima do patamar de 40% em Goiás, com 42,4% contra 32,1% do petista..
O MAIS PETISTA
Do outro lado dos números, o Piauí é onde Lula (PT) tem a maior vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL), com mais de 46 pontos de diferença.
O ex-presidente tem 64,2% de preferência entre os eleitores do estado nordestino, enquanto o presidente que busca a reeleição marca 17,3%.
Apanhado geral
O mapa da disputa presidencial nos estados foi montado pela Vector Research a partir de uma análise média com pesquisas de 15 institutos, realizadas entre os dias 6 de maio e 29 de junho em 24 estados (exceto Amapá e Rondônia) e no Distrito Federal.
A empresa preferiu restringir a análise à dupla de atuais líderes nas sondagens.
Veja abaixo os índices comparativos entre os principais candidatos à Presidência da República por estado:
-
POLÍTICA7 dias atrás
Sobre candidatura, Percival diz: “na política, tem que estar pronto”
-
ESPIA AÍ7 dias atrás
Emanuel cutuca Michelly e marido, por repasse a reality de Jajah
-
POLÍCIA7 dias atrás
Câmera flagra adolescente “voando” ao colidir com GOL em MT
-
ESPIA AÍ7 dias atrás
Fábio Garcia e Mauro Mendes mentem na imprensa em ano eleitoral