CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

MAIS QUE A RECEITA

Secretário de MT diz que custo com folha cresceu 9% em um ano

O Governo de MT fechou o ano de 2023 com índice de despesa de pessoal em 43,23%, bem próximo do limite que é de 49%.

Publicados

POLÍTICA

Gallo alerta para a possibilidade do Executivo perder capacidade de investimento

A receita total do Executivo Estadual, em 2023, foi de R$ 30,8 bilhões e as despesas só com pagamento da folha ficaram em R$ 11,5 bilhões.

Os números divulgados nas últimas horas pelo secretário da Fazenda, Rogerio Gallo, mostram um aumento de 9% no ‘custo’ com servidores só entre 2022 e 2023, enquanto que a receita cresceu ‘apenas’ 5,3%

Com o aumento da folha, o Governo fechou o ano de 2023 com índice de despesa de pessoal em 43,23% do orçamento total. Conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual, o limite é de 49%.

“Pela primeira vez desde 2019 a despesa com folha de pagamento do Estado cresceu mais do que a receita. Isso acende um sinal de alerta na análise de novas despesas de pessoal”, afirmou o secretário.

Gallo alerta para a possibilidade do Executivo perder capacidade de investimento se seguir a mesma toada. “Devemos acompanhar o comportamento da receita, que está pressionada pela queda dos preços das commodities e pela quebra de safra. A diretriz é equilibrar a gestão da folha com a capacidade de investimento do Estado”, afirmou

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Esposa de Abílio vai para o ataque e detona oposição em Cuiabá
Propaganda

POLÍTICA

Mauro prevê embate esquerda x direita na pauta das eleições

Mendes crê que a divisão ideológica que ganhou força em 2018, reforçada em 2022, inevitavelmente estará na mesa de debates

Publicados

em

Mauro ainda vai além e acredita que a luta entre lulistas e bolsonaristas deve novamente ditar o ritmo em 2026

O governador Mauro Mendes (União), diferentemente do que avaliam outras lideranças como o senador, Jayme Campos (União), e o ex-deputado federal, Carlos Bezerra (MDB), afirmou, neste início de semana, que a polarização entre direita e esquerda será “determinante” nas eleições a prefeito deste ano.

Mendes crê que a divisão ideológica que ganhou força em 2018, reforçada em 2022, inevitavelmente estará na mesa de debates do pleito que se avizinha e, mesmo não sendo o principal elemento, deve ser decisiva.

“As eleições municipais tendem a ser uma discussão mais local, sobre o problema do lixo, do bairro, da escola, da qualidade urbana. Porém, acredito que essa polarização entre direita e esquerda vai ser um componente importante e determinante no resultado das eleições de 2024”, afirmou em entrevista à Revista Exame.

A fala do governador não ajuda muito o projeto do União Brasil, partido liderado pelo próprio Mendes, em Cuiabá, que apostará as fichas no deputado estadual, Eduardo Botelho, que se coloca fora da polarização.

Caso a projeção vigore, os protagonistas podem se tornar Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT), que devem vir às urnas apoiados, respectivamente, pelo ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e o atual, Luis Inácio Lula da Silva (PT).

Mauro ainda foi além e acredita que a luta entre lulistas e bolsonaristas deve novamente ditar o ritmo em 2026, quando o Brasil escolherá novo presidente da República e o governador provavelmente buscará o Senado Federal.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mauro prevê embate esquerda x direita na pauta das eleições
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA