AGRO
Taxa pós-fixada no crédito rural é adiada para outubro
AGRO
O produtor rural que precisa de crédito, só tem uma alternativa de taxa junto as instituições de financiamento rural, escolher taxa pré-fixada para o crédito agrícola. Mudanças que chegam tarde, quando parte significativa dos financiamentos de custeio da safra de verão já estiver contratada em diversas regiões do país.
O QUE MUDOU?
A resolução nº 4.674, de 26 de junho de 2018, do Conselho Monetário Nacional (CMN), desobrigou as instituições financeiras de operar com a taxa de juros pós-fixada até 30 de setembro de 2018, devido ao período necessário para adequações nos sistemas.
Porém, as taxas pré-fixadas do crédito rural de custeio e investimento estão definidas com percentuais máximos com taxas de até 6% ou até 7% na maioria das linhas, havendo condições especiais de taxas de até 5,25% como em investimentos do ABC para recompor áreas de Reserva Legal ou APP, ou taxas superiores, de até 7,5%, como no Moderfrota.
O importante é que os produtores fiquem atentos a essa regra que incluiu o termo “até”, colocando um limitador máximo para cada linha, mas que abre o precedente para que bancos e cooperativas de crédito ofereçam taxas de juros menores que esses percentuais, dependendo da fonte de recursos que será utilizada.
Como há uma competição acirrada entre as instituições financeiras para ofertar crédito rural, os produtores têm a oportunidade de buscar a instituição que oferece os melhores serviços, atendimento e taxa de juros.

AGRO
MT aumenta área plantada de soja, mas deve produzir menos
Por fim, a produção total para a próxima colheita ficou projetada em 39,48 milhões de toneladas para o estado.

A área aguardada de soja para a próxima temporada no estado de Mato Grosso (safra 2022/23) ficou projetada em 11,13 milhões de hectares, incremento de 2,55% em relação à safra 2021/22.
A ampliação inicial está pautada pela valorização do preço da oleaginosa, demanda aquecida e o momento de preços favoráveis dos subprodutos da soja, o que motivou alguns produtores a fazerem a conversão de áreas de pastagens para agricultura, principalmente em regiões onde a pecuária predomina — Nordeste, Noroeste e Norte.
A informação foi divulgada, nos últimos dias, pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), no boletim semanal da soja. Sobre a produtividade, a estimativa foi estipulada em 58,62 saca/hectare, o que representa 1,26% abaixo em relação ao rendimento da safra 2021/22.
Apesar do recuo na estimativa, neste primeiro momento as projeções ficam limitadas,
devido a alguns pontos que podem impactar no decorrer da safra, como: condições climáticas e incertezas de investimento devido ao alto custo de produção.
Por fim, a produção total ficou projetada em 39,48 milhões de toneladas para o estado.
-
POLÍCIA7 dias atrás
Dupla que matou homem em barbearia de MT vingava morte de irmão
-
POLÍTICA7 dias atrás
Laudo confirma que Riva não tem mais câncer e o obriga a pagar imposto
-
COTIDIANO7 dias atrás
Família do interior de MT faz vaquinha para trazer corpo de jovem
-
Famosos4 dias atrás
Zezé Di Camargo surge em bar de MT e leva fãs ao delírio
Você precisa estar logado para postar um comentário Login