CUIABÁ

DE OLHO NA REELEIÇÃO

Wellington vê Bolsonaro "100% fechado" em seu apoio

Assim que chegou à sigla, Bolsonaro acordou que iria apoiar os candidatos de Mato Grosso e do Rio de Janeiro do partido à reeleição ao Senado

Publicados

POLÍTICA

O veterano senador é o líder do PL em Mato Grosso, sigla escolhida por Bolsonaro para buscar a reeleição

O senador Wellington Fagundes (PL) afirmou, neste início de semana, ter o apoio incondicional do presidente Jair Bolsonaro (PL) à sua pré-candidatura à reeleição.

“Eu sou correligionário do presidente. Ele é do 22 e eu também, e nós construímos esse trabalho para estarmos juntos. Há um compromisso meu de 100% de lealdade com o presidente, bem como há o compromisso de 100% de lealdade dele com a minha candidatura”, afirmou ao MidiaNews.

O apoio do presidente vem sendo disputado por bolsonaristas pré-candidatos ao Senado como o deputado Neri Geller (PP) e o produtor rural Antônio Galvan (PTB).

Eles tentaram articular com que Bolsonaro ficasse neutro no pleito em Mato Grosso, mas o presidente garantiu que irá caminhar com Wellington na disputa, em entrevista realizada na última semana, a uma rádio de Cuiabá.

Segundo Wellington, houve uma “construção” para que o apoio ocorresse e isso passou pela Diretório Nacional do PL, comandado pelo ex-deputado federal, Valdemar Costa Neto.

Isso porque, nas conversas para Bolsonaro ir ao PL, ficou acordado que ele iria apoiar os candidatos de Mato Grosso e do Rio de Janeiro da sigla à reeleição ao Senado, ainda que tivesse afinidade com outros pretensos candidatos.

Leia Também:  Escritório do deputado Thiago Silva é invadido por bandidos

“Isso foi uma construção também do partido nacional. Ele [Bolsonaro] teve o compromisso com Romário no Rio e com Wellington Mato Grosso. Então, eu tenho 100% de certeza do apoio do presidente Bolsonaro à minha candidatura, assim como ele também tem certeza do meu apoio a candidatura dele, e também a governabilidade do Executivo”, disse.

PL em Mato Grosso

Conforme o senador, foi a ida do Bolsonaro para o PL que contribuiu para que a sigla formasse uma chapa competitiva para deputado federal e estadual no Estado.

“O PL Nacional foi um partido que sempre ajudou na governabilidade. E por isso ele veio para o PL, com a certeza de ter um partido organizado, leal, e é o que ele está tendo. Não há briga em lugar nenhum, pelo contrário. Existe uma harmonia e isso fortalece a pré-candidatura dele”, afirmou o senador.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

VEJA aponta Bolsonaro 15 pontos à frente de Lula em MT

Segundo média de pesquisas publicadas, o atual mandatário crava 47,7% da preferência no estado e o ex-presidente petista surge com 32,6%.

Publicados

em

Em nenhum outro estado analisado o presidente tem o índice de aprovação popular mais alto que Mato Grosso. A diferença em relação a Lula, porém, é maior no Acre

Levantamento da empresa de consultoria Vector Research, publicado no site da revista Veja, nesta semana, confirma o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), absoluto em Mato Grosso.

O levantamento traçou um paralelo direto entre Bolsonaro e Lula (PT), seu principal adversário e com quem deve, de fato, disputar diretamente o maior cargo do país nas urnas, em 2022.

Os números confirmam a liderança bolsonaristas em Mato Grosso com 15 pontos percentuais de frente, com o atual mandatário cravando 47,7% da preferência e o ex-presidente petista surgindo com 32,6%.

Cenário geral

Embora em solo mato-grossense o índice de apoio bolsonarista seja o maior registrado, do ponto de vista de vantagem direta sobre Lula, ou seja, de diferença entre um e outro, o estado mais bolsonarista é o Acre.

Por lá, são mais de 18 pontos de frente do atual presidente. Enquanto Bolsonaro chega a ter 47,4% das intenções de voto, Lula surge com 29,1%.

Diferença similar ocorre, também, em Santa Catarina, onde Bolsonaro supera Lula por 45,1% a 29%. A liderança se mantém acima do patamar de 40% em Goiás, com 42,4% contra 32,1% do petista..

Leia Também:  Governo de MT é citado em site nacional por falta de transparência

O MAIS PETISTA

Do outro lado dos números, o Piauí é onde Lula (PT) tem a maior vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL), com mais de 46 pontos de diferença.

O ex-presidente tem 64,2% de preferência entre os eleitores do estado nordestino, enquanto o presidente que busca a reeleição marca 17,3%.

Apanhado geral

O mapa da disputa presidencial nos estados foi montado pela Vector Research a partir de uma análise média com pesquisas de 15 institutos, realizadas entre os dias 6 de maio e 29 de junho em 24 estados (exceto Amapá e Rondônia) e no Distrito Federal.

A empresa preferiu restringir a análise à dupla de atuais líderes nas sondagens.

Veja abaixo os índices comparativos entre os principais candidatos à Presidência da República por estado:

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA