UMIDADE DE DESERTO
Cuiabá bate 42°C e foi a cidade mais quente do Brasil no domingo
A situação fez com que a capital entrasse em alerta de perigo potencial para a saúde devido à baixíssima umidade do ar.
SAÚDE
A previsão do tempo acertou, sobre a escalada do calor, e Cuiabá foi a cidade mais quente do país durante a tarde do domingo (18). O apelido de “Cuiabrasa” começou a fazer jus quando os termômetros marcaram 42ºC de temperatura máxima (às 17h).
Enquanto isso, a umidade do ar baixou para alarmantes 8% (às 16h), panorama digno de desertos, ou até pior que isso. A temperatura foi o recorde de calor em Cuiabá no ano, que havia sido registrado três dias atrás, na quinta-feira (15), quando a capital marcou 41ºC. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A situação fez com que a capital entrasse em alerta de perigo potencial para a saúde devido à baixíssima umidade do ar. O alerta do Inmet está ativo há semanas e não tem previsão de melhora.
Com as altas temperaturas, uma consequência certa são incêndios florestais e urbanos por todo o território cuiabano, piorando ainda mais as condições de saúde e riscos ao aparelho respiratório.
PREVISÃO
A semana na capital não será muito diferente do fim de semana. Para segunda-feira (19), a máxima deve chegar a 42ºC e a umidade do ar pode chegar a apenas 11%. Na terça-feira (20), mais uma vez a previsão é de 42ºC e umidade do ar em 10%. O mesmo é previsto para quarta e quinta-feira (21 e 22). Só na sexta-feira é que deve haver leve alívio, com a temperatura máxima chegando a 38ºC e a umidade relativa do ar deve ter mínima de 28%.
CUIDADOS COM A SAÚDE
Com o sol forte, altas temperaturas e a baixa umidade, a recomendação à população é beber bastante água, usar roupas e calçados leves, bem como o uso de protetor solar, bonés e/ou sombrinhas. Além disso, caminhadas longas e exercícios ao ar livre devem ser evitadas entre as 9h e 16h30h. Em casa, a recomendação é evitar banhos quentes, bebidas diuréticas como café, chás e cerveja, além de deixar os ambientes sempre arejados e umidificados, seja com o uso de umidificadores de ar ou uma toalha molhada.
SAÚDE
Casos de Dengue, Zika e Chikungunya crescem 400% em VG
Em duas semanas foram 468 notificações de arboviroses, o que representa uma taxa de incidência de 300 casos a cada 100 mil habitantes.
Com a situação fora do controle diante de um aumento de 400% nos casos de arboviroses (dengue, zika e Chikungunya), a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), decretou situação de emergência, duarante a semana. Entre os objetivos do documento está a aquisição emergencial dos kits de teste rápido para o diagnóstico dessas doenças.
Em duas semanas foram 468 notificações de arboviroses, o que representa uma taxa de incidência de 300 casos a cada 100 mil habitantes. Esse dado configura um cenário epidemiológico de alto risco da transmissão dessas doenças.
Além da compra de insumos para aumentar a quantidade de exames realizados diriamente, a Prefeitura irá realizar uma força-tarefa para a limpeza de terrenos baldios, com a notificação dos proprietários e também ações do Poder Público. O objetivo é combater o vetor das doenças, o mosquito Aedes Aegypt.
-
ESPIA AÍ7 dias atrás
Abílio quer auditoria no Rotativo e fala em escândalo no Aquário
-
ESPIA AÍ5 dias atrás
Consórcio cita BRT atrasado por alterações, erros e briga política
-
ESPIA AÍ4 dias atrás
PL de MT vive ‘inflação’ de pré-candidatos a federal para 2026
-
POLÍTICA5 dias atrás
Janaína adia data, mas reitera que MDB espera filiações de ‘medalhões’