CUIABÁ

CONTRA A COVID

MT é o sexto estado que menos vacinou crianças de 5 à 11 anos

De acordo com o ranking, um total de 116.245 crianças tomaram a primeira dose em Mato Grosso, o que dá pouco mais de 30% do público alvo

Publicados

SAÚDE

Apesar de todos os alertas, muitos pais ainda não se sentem seguros com a vacinação

Mato Grosso é o sexto estado brasileiro que menos vacinou crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19. De acordo com dados do consórcio de veículos de imprensa, apenas 30,51% da população infantil se vacinou com a primeira dose do imunizante, no estado.

Entre todas as unidades da Federação, a que menos imunizou crianças nessa faixa etária é Roraima, com apenas 17,45% de vacinados. Os dados contabilizados são referentes ao início da vacinação infantil no Brasil até o último domingo (10).

De acordo com o ranking, um total de 116.245 crianças tomaram a primeira dose em Mato Grosso. Em quinto lugar está o Pará, com 28,76% da população infantil imunizada, e, em quarto lugar, o Acre com 24,48%.

Confira o ranking  dos seus últimos:

  • Mato Grosso – 30,51%
  • Pará – 28,76%
  • Acre – 24,48%
  • Rondônia – 23,59%
  • Amapá – 21,24%
  • Roraima – 17,45%

Já os três estados que mais vacinaram foram o Piauí, com 82,15%; São Paulo, 74,46% e Ceará, 69,36%. Em Mato Grosso, a vacinação infantil começou no dia 15 de janeiro deste ano.

Leia Também:  MT é só o 19º colocado no ranking de vacinação contra a COVID-19

Até o dia 23 do mesmo mês, apenas o imunizante infantil da Pfizer era usado na aplicação de crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente, quilombolas e crianças que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19, no estado.

O estado possui um público total de 374.148 crianças de 5 a 11 anos.

Vacinação em adultos

Porcentagem da população imunizada nos estados — Foto: Arte g1

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, até o último final de semana um total de 75,83% das pessoas, acima de 18 anos, em Mato Grosso, tomaram a primeira dose, ou seja, estão parcialmente imunizadas.

Já 65,93% tomaram as duas doses da vacina contra o coronavírus. Com a dose de reforço, estão apenas 820.031 imunizados, o que corresponde a 22,73% da população do estado.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

MT é só o 19º colocado no ranking de vacinação contra a COVID-19

Em Mato Grosso, 25,4% da população tomou a dose de reforço (terceira), que já está liberada para toda a população.

Publicados

em

Em Cuiabá, as pessoas acima de 60 anos já podem receber até a quarta dose da vacina

Após 16 meses do início da campanha de vacinação contra a covid-19, Mato Grosso tem 67,1% da população total imunizada com as duas doses ou dose única da vacina anti-convid. Esse dado coloca o estado na 19ª colocação do ranking nacional de vacinação considerando aqueles que têm o primeiro ciclo vacinal completo.

De acordo com dados extraídos do painel covid e atualizados na última quinta-feira (19), 2.855.765 pessoas já foram imunizadas com ao menos uma dose, equivalente a 79,2% da população. Só em relação a população adulta, acima de 12 anos, vacinada com a primeira dose o percentual é de 97,1%.

Nessa mesma faixa etária com relação ao primeiro ciclo vacinal, em que é considerado as duas doses, 82,3% foram totalmente imunizadas. No último dia 19 de maio, em todo o Estado de Mato Grosso foram contabilizadas 609 aplicações de vacinas contra o coronavírus.

Desse número, 185 pessoas tomaram a primeira dose, 417 a segunda dose e 7 o imunizante de dose única. A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) disse que o Brasil vive um momento de estagnação do crescimento da cobertura vacinal na população adulta, além da desaceleração da curva de cobertura da terceira dose.

Leia Também:  MT é só o 19º colocado no ranking de vacinação contra a COVID-19

Dose reforço

São 25,4% da população mato-grossense que tomou a dose de reforço, a terceira, que já está liberada para toda a população. O relatório divulgado pela agência apontou que, em relação às faixas etárias, os dados mostram que a terceira dose nos grupos mais jovens segue abaixo da média considerada satisfatória.

Em Cuiabá, as pessoas acima de 60 anos já podem receber a quarta dose da vacina contra o coronavírus desde sexta-feira (20). A redução da faixa etária para a quarta dose foi definida após a liberação do Ministério da Saúde. Para tomar a quarta dose, a pessoa deve respeitar intervalo mínimo de 4 meses após a terceira dose (dose de reforço).

Aqueles que já estiverem no prazo para tomar a quarta dose e forem do grupo contemplado, devem buscar a imunização em qualquer unidade Básica que aplique a vacina para adultos ou na UNIC Beira Rio, munidos do cartão de imunização e de um documento pessoal.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA