Essa oscilação entre dias quentes e frios acaba com a saúde de qualquer pessoa especialmente das crianças. Espirros, tosse, nariz entupido, dor de garganta e outros sintomas acabam fazendo parte da rotina das crianças. Com esse tempo instável os pais devem ficar atentos à saúde dos filhos nesses períodos de temperaturas mais baixas.

As mudanças bruscas de temperatura deixam as crianças com a imunidade mais baixa e, consequentemente, elas adoecem com mais frequência, e para esse período o recomendado segundo a Nutricionista Marcela de Paula Ribeiro (CRN 11146/MT), o ideal é fazer uma dieta equilibrada e rica em frutas, verduras e legumes.
As crianças com problemas respiratórios são os que mais sofrem com essas alterações de temperatura. “Os chás é um ótimo aliado nessa época do ano eles possuem antioxidantes que melhoram a imunidade e podem ser adoçados com mel que possui substâncias terapêuticas, é valido lembrar que a alimentação da criança deve ser uma dieta equilibrada em todas as épocas do ano” pontua a nutricionista Marcela em entrevista ao MINUTOMT.

Já para médica pediatra Valeria Boeira Aguila (CRM 5422-MT) “Temos que lembrar que nas crianças, especialmente nas menores de dois anos, a imunidade é mais baixa, então elas têm tendência em ficar doentes mais vezes ao ano, nesta época, por conta do aumento da transmissão de vírus e bactérias pelo ar, aumenta o risco”, comenta a medica.
A pediatra informa também que “ Manter bons hábitos de higiene como a lavagem das mãos ao manipular as crianças ajuda na prevenção, não existe um medicamento que aumente a imunidade das crianças a longo prazo, mas a vacinação desde o nascimento é importante, pois muitas delas previne justamente essas doenças respiratórias causadas no inverno”, explica.
Em Primavera do Leste (MT), cerca de 28% dos atendimentos diários na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), estão relacionados as doenças respiratórias, porém, nos últimos dias a demanda aumentou em virtude das quedas de temperaturas, principalmente por parte das crianças, informou a Gerente Administrativa da Unidade Paula Xavier ao MINUTOMT.
Dicas para manter a saúde das crianças
– Ter uma boa alimentação;
– Tomar bastante Líquido;
– Evitar contato com pessoas doentes;
– Não ficar em ambientes aglomerados;
– Manter as consultas com o pediatra em dia;
– Manter a caderneta de vacinação atualizada;
– Agasalhar a criança.
Principais doenças dessa época do ano
Pneumonia – é uma doença de cunho inflamatório que pode ser originada de bactérias, vírus, fungos e ou parasitas no pulmão e afeta os alvéolos (sacos de ar microscópicos).
Gripe – é uma infecção respiratória causada pelos vírus da família Influenza. Provoca febre, mal-estar e sintomas que podem deixar a pessoa prostrada.
Resfriado – também é provocado por meio de infecção respiratória viral, oriunda de múltiplos vírus. Diferente da gripe, não provoca febre, mas pode confundir os pais no diagnóstico devido à coriza e mal-estar ocasionados nas crianças
Fonte: Por Cláudia Santos