NOVA ONDA
Ocupação de UTI COVID em Mato Grosso já chega a quase 80%
O estado acumula 14.984 óbitos em decorrência do coronavírus desde o início da pandemia, em 2020. Atualmente, 65 pessoas estão em UTIs
SAÚDE

O estado de Mato Grosso registrou, oficialmente, em uma semana, o número de 10.015 registros de novos casos e 27 mortes em decorrência da Covid-19. Os hospitais que atendem infectados começaram, novamente, a superlotar.
O boletim da pandemia, atualizado nesta segunda-feira (27) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), aponta ainda uma preocupante ocupação de quase 80% dos leitos de UTI disponíveis para casos mais graves da doença.
O número de novos casos notificados na última semana é 101% maior que na anterior, quando houve 4.970 infectados. Houve um aumento de 35% também nos óbitos, que somavam 20 vítimas anteriormente.
O estado acumula 14.984 óbitos em decorrência do coronavírus desde o início da pandemia, em 2020. Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 65 internações em UTIs públicas e 76 em enfermarias públicas.
Em números mais detalhados, a taxa de ocupação está em 78,65% para UTIs adulto e em 15% para enfermaria adulto. Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão:
Cuiabá (135.575), Várzea Grande (53.603), Rondonópolis (44.288), Sinop (34.357), Tangará da Serra (24.373), Lucas do Rio Verde (23.397), Sorriso (23.317), Primavera do Leste (22.715), Cáceres (17.473) e Alta Floresta (17.013).
A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.
Pelo interior, já são vários hospitais com leitos especializados em COVID sem vagas. Até mesmo cidades como Rondonópolis, que teve a estrutura reduzida pelos governos Estadual e Municipal, estão tendo que mandar seus pacientes para outros centros.
Cenário Nacional
No domingo (26), o Governo Federal confirmou o total de 32.078.638 casos da Covid-19 no Brasil e 670.405 óbitos oriundos da doença.

SAÚDE
Exames confirmam dois casos de varíola dos macacos em MT
Dois infectados são de Cuiabá. Existem ainda dois casos suspeitos em Várzea Grande, três em Rondonópolis e um em Sorriso.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou os dois primeiros casos de varíola dos macacos em Mato Grosso. Os dois pacientes vivem em Cuiabá e aguardavam desde a semana passada os resultados dos exames, que foram entregues, nesta sexta-feira (5).
Os infectados são homens, um de 39 e outro de 40 anos. Ambos estiveram recentemente na região Sudeste do país, onde já existem casos de transmissão comunitária da doença, isto é, mesmo pessoas que não saíram do Brasil e contraíram o vírus monkeypox.
Segundo a SES, ainda estão em investigação outros seis casos suspeitos em todo o estado: dois em Várzea Grande, três em Rondonópolis e um em Sorriso.
As amostras colhidas dos pacientes para realização dos exames são encaminhadas para o Laboratório de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) e, posteriormente, repassadas para o laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), unidade de referência nacional.
Os principais sintomas da doença são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. A recomendação das autoridades sanitárias é que diante destes sintomas, deve-se procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Para se prevenir da doença, as recomendações são semelhantes àquelas adotadas para evitar o coronavírus: distanciamento social e higienização constante das mãos. Além disso, recomenda-se evitar tocar em lesões na pele ou compartilhar objetos com pessoas infectadas.
-
COTIDIANO6 dias atrás
Médica que matou verdureiro diz que é perseguida por ser rica
-
POLÍCIA5 dias atrás
Garoto de apenas 20 anos morre soterrado em MT
-
ESPIA AÍ5 dias atrás
Deputados do União criam atrito com WF pra poder apoiar Neri
-
POLÍCIA5 dias atrás
Dono de bar é preso suspeito de estuprar e gravar menina de 8