ATÉ 29 DE JULHO
Prefeitura fecha no interior de MT por surto de COVID
Entre os dias 11 e 29 do mês de julho funcionarão apenas os serviços internos que forem considerados necessários e em regime de plantão
SAÚDE

Por causa do grande número de casos de covid-19 registrados, a prefeitura de Acorizal, cidade a 70 km de Cuiabá, decretou recesso da administração pública municipal até o dia 29 de julho.
Segundo o decreto assinado pelo prefeito Diego Ewerton Figueiredo Taques (PSD), entre os dias 11 e 29 do mês de julho funcionarão apenas os serviços internos que forem considerados necessários e em regime de plantão, visando diminuir a quantidade de pessoas nos prédios da administração pública.
Não estão incluídos na decisão os serviços de saúde, saneamento e abastecimento e de coleta de lixo, considerados essenciais. Além disso, serão mantidos os serviços no setor de Licitações, o setor de Protocolo da Secretaria de Recursos Humanos e o setor de Tributos da Secretaria de Fazenda.
Acorizal possui 5.399 habitantes e tem até o momento, segundo o Painel Covid da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 1.390 casos confirmados da doença. Até a essa ontem (12), estavam registrados na cidade 24 óbitos em decorrência da pandemia.

SAÚDE
Exames confirmam dois casos de varíola dos macacos em MT
Dois infectados são de Cuiabá. Existem ainda dois casos suspeitos em Várzea Grande, três em Rondonópolis e um em Sorriso.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou os dois primeiros casos de varíola dos macacos em Mato Grosso. Os dois pacientes vivem em Cuiabá e aguardavam desde a semana passada os resultados dos exames, que foram entregues, nesta sexta-feira (5).
Os infectados são homens, um de 39 e outro de 40 anos. Ambos estiveram recentemente na região Sudeste do país, onde já existem casos de transmissão comunitária da doença, isto é, mesmo pessoas que não saíram do Brasil e contraíram o vírus monkeypox.
Segundo a SES, ainda estão em investigação outros seis casos suspeitos em todo o estado: dois em Várzea Grande, três em Rondonópolis e um em Sorriso.
As amostras colhidas dos pacientes para realização dos exames são encaminhadas para o Laboratório de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) e, posteriormente, repassadas para o laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), unidade de referência nacional.
Os principais sintomas da doença são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. A recomendação das autoridades sanitárias é que diante destes sintomas, deve-se procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Para se prevenir da doença, as recomendações são semelhantes àquelas adotadas para evitar o coronavírus: distanciamento social e higienização constante das mãos. Além disso, recomenda-se evitar tocar em lesões na pele ou compartilhar objetos com pessoas infectadas.
-
ESPIA AÍ7 dias atrás
Filho e amigos do governador chocam mercado e acumulam mais de R$ 3,2 bilhões
-
COTIDIANO6 dias atrás
Médica que matou verdureiro diz que é perseguida por ser rica
-
POLÍCIA5 dias atrás
Garoto de apenas 20 anos morre soterrado em MT
-
ESPIA AÍ5 dias atrás
Deputados do União criam atrito com WF pra poder apoiar Neri