CUIABÁ

GESTÃO

Claudinei destina emendas e recebe demandas da segurança pública em Nova Monte Verde

O deputado estadual reuniu com prefeito, vereadores e representantes da segurança pública do município

Publicados

SEM CATEGORIA

Deputado com prefeito, vereadores e representantes da segurança pública

O deputado estadual Delegado Claudinei (PL) reuniu com o prefeito Edemilson Marino (PP) e vereadores de Nova Monte Verde para formalizar as emendas parlamentares destinadas para os setores da cultura e saúde que vão beneficiar a população da cidade. Na oportunidade, o parlamentar também tratou de demandas na área de segurança pública com representantes da Polícia Militar e Civil do município.

“Só tenho que agradecer a recepção que nos foi dada. Ano passado, os vereadores pediram a emenda parlamentar de R$ 50 mil para a aquisição de instrumentos musicais para atender a área social e cultural. E hoje, com o prefeito, destinamos a emenda de R$ 150 mil para o setor da saúde, em que ele vai verificar se vai ser adquirida uma ambulância ou um veículo. E que ele nos ajude a fazer a gestão junto ao governo estadual para não haver atraso na liberação do recurso para o devido pagamento para ajudar a saúde do município”, declarou Claudinei.

3° Pelotão da Polícia Militar de Nova Monte Verde

Edemilson disse que foi uma satisfação recepcionar o parlamentar e receber os recursos para Nova Monte Verde. “Sempre digo que estamos com as portas abertas para receber benefícios e trabalharmos para que a população seja atendida, indiferente de partido político. Vamos fazer essa gestão junto ao governo do Estado e acredito que vai nos atender com essas emendas. Esses recursos é um motivo de alegria e deixamos em nome da população os nossos agradecimentos”, explanou o gestor municipal.

Leia Também:  "Lua de Sangue" deve atrair mato-grossenses para mirantes

Segurança Pública

Na oportunidade, foi apontado que a segurança pública do município apresenta várias necessidades e teve a presença do subcomandante do 3º Pelotão da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), 2º Sargento Ferreira, escrivão da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC), Francisco Ferreira e o presidente do Conselho de Segurança Comunitária (Conseg) de Nova Monte Verde, Juvenal da Silva.

“O município é carente de policiais. Falta de servidores. O efetivo é um problema. A gente também tem carência de infraestrutura. A área de infraestrutura temos uma viatura Duster e a zona rural é muito grande. Seria preciso uma camionete. Ajudaria muito nos trabalhos. Também temos um projeto em andamento, com a parceria entre a prefeitura, Câmara de Vereadores e Conseg para instalar câmeras de monitoramento no município para ajudar no processo investigativo”, explica o 2° Sargento Ferreira.

Delegacia de Polícia de Nova Monte Verde

Após a reunião, o parlamentar conheceu as estruturas do 3º Pelotão da Polícia Militar e da Delegacia de Polícia do município que também carece de pessoal.

Leia Também:  "Lua de Sangue" deve atrair mato-grossenses para mirantes

Também, acompanharam a visita do deputado – os vereadores Silvana da Silva Maria (Patriota), Manoel Zufino da Silva (PP), Éder Fernandes da Silva – conhecido por “Éder Mineirinho” (PSB), “Zé da Baiana” (PSB), Evilázio Maltezo (Patriota), Scarlett Marina (MDB) e Francisco Antônio Sevallo (MDB).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SEM CATEGORIA

“Lua de Sangue” deve atrair mato-grossenses para mirantes

A Lua de Sangue ocorre quando há um eclipse total, deixando a lua em tom avermelhado, o que, neste domingo (15), ocorrerá a partir das 23h30

Publicados

em

Fenômeno será o primeiro e último eclipse de 2022

O eclipse lunar ‘Lua de Sangue’ poderá ser visto na noite deste domingo (15) em todo o Brasil. Em Mato Grosso, onde várias cidades possuem mirantes e regiões mais altas, conhecidas por atrair turistas para ver o nascer e o pôr do sol, muita gente deve se encaminhar aos locais para ver o raro fenômeno, que será o único eclipse do ano.

Em Cuiabá, a Lua de Sangue deve atrair muita gente ao mirante do Parque Tia Nair. Desta vez, os brasileiros foram privilegiados, já que poderão acompanhar todas fases do fenômeno astronômico, o que é considerado uma raridade pelos estudiosos.

A Lua de Sangue ocorre quando há um eclipse total, deixando a lua em tom avermelhado, o que, neste domingo (15), ocorrerá por volta das 23h30 até 00h55 (horário local).

O último eclipse lunar visto no Brasil foi no ano passado, porém, não pôde ser visualizado por completo. Segundo o físico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Pablo Munayco, o eclipse lunar com a ‘Lua de Sangue’ ocorre quando há o alinhamento completo do Sol com a Terra e a Lua.

Leia Também:  "Lua de Sangue" deve atrair mato-grossenses para mirantes

O fenômeno é considerado uma raridade, pois depende da visualização da lua. “Nem sempre é possível ver o eclipse. Isso só acontece quando a lua está visível para nós, porque vai depender da rotação dela no entorno da Terra e da Terra no torno do Sol”, explica Munayco.

A previsão é de que um fenômeno como este só possa ser visto por completo, novamente, no Brasil, em maio de 2025.

Telescópio à disposição em Cuiabá

Na capital Cuiabá, haverá um telescópio à disposição da comunidade no mirante do Parque Tia Nair, a partir das 21h30, quando ocorre a primeira fase do fenômeno: a penumbra.

A segunda fase do eclipse está prevista para às 22h30 e a lua só ficará vermelha por volta das 23h30, que é quando ocorre o eclipse total. Depois disso, inicia o processo inverso, que também poderá ser visto na capital, até às 2h50.

A contemplação do fenômeno celeste é realizada pelo Instituto de Física da UFMT e pelo Clube de Astronomia de MT, com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, Defesa Civil e Rotary Club Cuiabá.

Leia Também:  "Lua de Sangue" deve atrair mato-grossenses para mirantes
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA