CUIABÁ

HONRARIA

Deputado Claudinei é homenageado pelo 7º Batalhão da PMMT de Rosário Oeste

O parlamentar recebeu medalha honorífica pelos 51 anos da unidade policial e pelo reconhecimento dos trabalhos realizados em prol da segurança pública

Publicados

SEM CATEGORIA

Deputado Claudinei recebe homenagem do comandante do 7° BPM de Rosário do Oeste

O deputado estadual Delegado Claudinei (PL) foi agraciado com a Medalha Honorífica do 7º Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) de Rosário Oeste, em solenidade ocorrida nesta segunda-feira (18), no Cinema Municipal da cidade. A homenagem foi concedida pelo comandante da instituição, tenente-coronel Kleber Franklin de Lima Ferreira, ao reconhecer os trabalhos realizados pelo parlamentar em prol da unidade policial.

“Fico agradecido pelo convite e reconhecimento do comandante Franklin por conceder essa honraria. Desde o início do meu mandato parlamentar, busco contribuir por melhorias que venham beneficiar as forças da segurança pública. Para a polícia militar já destinamos emendas e articulamos junto ao governo estadual situações que necessitavam de atenção para colaborar com a atuação dos militares em atendimento à população. E continuaremos firmes para manter o nosso compromisso para o que é melhor para a sociedade”, declarou Claudinei.

Além do deputado, o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), Alexandre Bustamante, também foi homenageado. “Há pouco tempo estive, em Rosário do Oeste, e volto aqui, para comemorar os 51 anos do 7° Batalhão. Esse governo completou três anos, conseguiu evoluir e melhorar, em equipamentos e em alguns protocolos. O primeiro ano foi difícil. Tivemos uma evolução muito grande. Especialmente, nesses anos de 2021 e 2022, temos enfrentado os problemas da segurança que é a situação do armamento, estrutura, viaturas, prédios e sem deixar de olhar o principal – o ser humano e o profissional. Com o apoio da Assembleia Legislativa, esperamos avançar no que a sociedade espera”, declarou.

Bustamante aproveitou para parabenizar a gestão do comandante Franklin e estendeu o reconhecimento para todos militares lotados no 7º Batalhão da PM. “Fica os parabéns para toda a equipe e comandante e a Secretaria de Segurança Pública está muito feliz. Pode melhorar, mas está muito bom! ”, comentou o secretário.

O evento contou com a presença do comandante-geral da PMMT, coronel Alexandre Correia Mendes, deputado estadual Elizeu Nascimento (PL), o prefeito municipal Alex Steves Berto (SD), presidente Amilson Claudio Neponoceno da Câmara de Vereadores, parlamentares municipais, representantes do Ministério Público Estadual, Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), de municípios circunvizinhos e de instituições das forças de segurança, autoridades locais, sociedade civil organizada e convidados.

7° BPM – A unidade policial de Rosário Oeste foi construída, no primeiro semestre de 1971, em um prédio de aproximadamente 1 mil m², nas margens da BR -153. Passou por vários avanços, e, em 2003, passou a ser subordinada ao 2° Comando Regional (CR) de Várzea Grande.

Além de Rosário do Oeste, o 7° BPM atende os municípios de Nobres, Jangada, Acorizal, distrito de Bauxi de Rosário Oeste e distrito de Bom Jardim que fica na cidade de Nobres.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SEM CATEGORIA

“Lua de Sangue” deve atrair mato-grossenses para mirantes

A Lua de Sangue ocorre quando há um eclipse total, deixando a lua em tom avermelhado, o que, neste domingo (15), ocorrerá a partir das 23h30

Publicados

em

Fenômeno será o primeiro e último eclipse de 2022

O eclipse lunar ‘Lua de Sangue’ poderá ser visto na noite deste domingo (15) em todo o Brasil. Em Mato Grosso, onde várias cidades possuem mirantes e regiões mais altas, conhecidas por atrair turistas para ver o nascer e o pôr do sol, muita gente deve se encaminhar aos locais para ver o raro fenômeno, que será o único eclipse do ano.

Em Cuiabá, a Lua de Sangue deve atrair muita gente ao mirante do Parque Tia Nair. Desta vez, os brasileiros foram privilegiados, já que poderão acompanhar todas fases do fenômeno astronômico, o que é considerado uma raridade pelos estudiosos.

A Lua de Sangue ocorre quando há um eclipse total, deixando a lua em tom avermelhado, o que, neste domingo (15), ocorrerá por volta das 23h30 até 00h55 (horário local).

O último eclipse lunar visto no Brasil foi no ano passado, porém, não pôde ser visualizado por completo. Segundo o físico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Pablo Munayco, o eclipse lunar com a ‘Lua de Sangue’ ocorre quando há o alinhamento completo do Sol com a Terra e a Lua.

O fenômeno é considerado uma raridade, pois depende da visualização da lua. “Nem sempre é possível ver o eclipse. Isso só acontece quando a lua está visível para nós, porque vai depender da rotação dela no entorno da Terra e da Terra no torno do Sol”, explica Munayco.

A previsão é de que um fenômeno como este só possa ser visto por completo, novamente, no Brasil, em maio de 2025.

Telescópio à disposição em Cuiabá

Na capital Cuiabá, haverá um telescópio à disposição da comunidade no mirante do Parque Tia Nair, a partir das 21h30, quando ocorre a primeira fase do fenômeno: a penumbra.

A segunda fase do eclipse está prevista para às 22h30 e a lua só ficará vermelha por volta das 23h30, que é quando ocorre o eclipse total. Depois disso, inicia o processo inverso, que também poderá ser visto na capital, até às 2h50.

A contemplação do fenômeno celeste é realizada pelo Instituto de Física da UFMT e pelo Clube de Astronomia de MT, com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, Defesa Civil e Rotary Club Cuiabá.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA