MISTÉRIO
MC está desaparecida há quase uma semana em Cuiabá
Moradora do bairro Santa Isabel, La Brysa desapareceu na última sexta-feira (3), após sair mais cedo do trabalho.
SEM CATEGORIA
Cabeça raspada, corpo estampado de tatuagens e rimas na ponta da língua. Essa é a MC Laysa Moraes Ferreira, de 30 anos, conhecida como La Brysa, que está desaparecida desde a última sexta-feira (3), em Cuiabá.
Ela começou sua carreira em 2016, quando ganhou sua primeira batalha de rimas em Mato Grosso do Sul. Compositora e poetisa, ela hoje é um dos principais nomes nas batalhas de rima de Mato Grosso.
La Brysa participou do The Big Cypher of Campão, em Campo Grande (MS) e ficou no estado por três anos ganhando títulos, como da categoria de Sangue e Conhecimento da Liga Breaking e a Batalha do Conhecimento do MST.
A MC também foi campeã da Batalha Vai Ser Rimando, realizada pelo rapper Emicida em seu canal da Twitch. La Brysa tem um canal no YouTube, além de outras plataformas digitais, onde compartilha o seu trabalho.
Atualmente, a cantora concilia as batalhas de rima com o trabalho de atendente na rede de fast food Burger King. Moradora do bairro Santa Isabel, La Brysa desapareceu na última sexta-feira (3), após sair mais cedo do trabalho.
No sábado (4), um vizinho encontrou a porta de sua casa destrancada e a chave do lado de fora. Todos os pertences da cantora estavam no local. La Brysa mora em Cuiabá há quase um ano e vive sozinha em uma quitinete.
Quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro de La Brysa pode entrar em contato com a Polícia pelos números 197 ou (65) 98173-0565.
SEM CATEGORIA
Oito cidades mineiras castigadas pelas fortes chuvas obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência
Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), a situação de emergência em oito cidades de Minas Gerais castigadas pelas fortes chuvas que assolam o estado nas últimas semanas. Confira mais detalhes abaixo.
Estão na lista os municípios de Açucena, Belo Oriente, Diogo de Vasconcelos, Dom Silvério, Itabirinha, Itambacuri, Laranjal e Recreio, que, assim, estão aptos a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. O próximo passo é a elaboração e aprovação dos planos de trabalho apresentados pelas prefeituras.
Técnicos do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) estão em Minas Gerais e têm visitado locais destruídos pelo desastre para ajudarem no levantamento e registro dos danos, material usado na elaboração dos planos de trabalho e, consequentemente, na liberação dos recursos.
Outros reconhecimentos
Em São Paulo, duas cidades também obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência: Peruíbe, castigada por chuvas intensas, e Rafard, afetada por inundações. Confira mais detalhes abaixo.
Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Outras notícias
MIDR ajuda municípios do Piauí afetados pela chuva
Defesa Civil Nacional orienta municípios atingidos pelas chuvas
Amazônia busca investimentos para criar escudo econômico na faixa de fronteira
Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional
-
ESPIA AÍ5 dias atrás
Abílio quer auditoria no Rotativo e fala em escândalo no Aquário
-
ESPIA AÍ4 dias atrás
Consórcio cita BRT atrasado por alterações, erros e briga política
-
POLÍTICA4 dias atrás
Janaína adia data, mas reitera que MDB espera filiações de ‘medalhões’
-
ESPIA AÍ2 dias atrás
PL de MT vive ‘inflação’ de pré-candidatos a federal para 2026