Várzea Grande
Várzea Grande colhe resultados: talhão de melão é destaque na comunidade Sadia III
Várzea Grande

Parceria entre SEMMADRS, EMPAER e COOPEVEG garante assistência técnica e fortalece merenda escolar
O que antes era um terreno simples na comunidade rural Sadia III, agora é sinônimo de colheita e de esperança para o produtor Francisco Villas Boas. Com o apoio técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), da EMPAER e da COOPEVEG, ele acaba de realizar a primeira colheita de um talhão de melão, produzido com manejo adequado, técnica e apoio direto das políticas públicas municipais.
Um talhão de melão representa de 20 a 30 toneladas de melão plantados em até 2 hectares de terra, e, parte da produção será destinada à merenda escolar da rede municipal de ensino, garantindo alimento fresco, saudável e produzido no próprio Município, o que gera impacto direto na economia local e na qualidade da alimentação oferecida às crianças da cidade.
A assistência técnica foi essencial para o sucesso da safra, como destacou o coordenador de Desenvolvimento Rural da SEMMADRS, Leandro Luiz da Silva. “A produção do seu Francisco é um exemplo de como o apoio técnico transforma a realidade no campo. Desde a escolha das sementes até o manejo do solo e irrigação, nossa equipe acompanhou tudo. E agora estamos vendo o resultado: colheita de qualidade, com valor agregado e destino garantido”.
A iniciativa integra o Plano de Governo da prefeita Flávia Moretti e do vice-prefeito Tião da Zaeli, ambos do PL, que têm apostado fortemente na valorização da agricultura familiar como um dos pilares do desenvolvimento rural sustentável do Município. A gestão segue princípios de eficiência, fortalecimento da produção local e incentivo à autonomia dos pequenos produtores.
“Esse tipo de parceria é o retrato do que defendemos: uma agricultura forte, técnica, com escoamento garantido e que gera retorno social. Quando parte da produção vai para a merenda escolar, o círculo se fecha com benefícios para todos: quem planta, quem consome e quem administra com responsabilidade”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim.
Segundo o extensionista da EMPAER, Edson Benedito da Silva, o melão produzido na propriedade tem aceitação comercial crescente e segue padrões de qualidade, com manejo adequado ao solo da região. “Além de abastecer a merenda escolar, o excedente será comercializado em feiras locais e por meio da cooperativa, garantindo renda ao produtor e movimentando o comércio agrícola da cidade”, completou o secretário Ricardo Amorim.

Várzea Grande
Faltam 20 dias para findar prazo de entrega de declaração do ITR

Além de reforçar o caráter social da terra, o tributo incrementa a receita do Município, por meio do convênio com a Receita Federal
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária (Segefaz), informa que o prazo de entrega da declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) se estende até às 23h59min59s (horário de Brasília) do dia 30 de setembro. Em julho, o Município anunciou os Valores de Terra Nua. Veja aqui.
Conforme o auditor fiscal municipal, Washigton Luiz Lopes Filho, a declaração do ITR é composta pelo Documento de Informação e Atualização Cadastral (DIAC) e pelo Documento de Informação e Apuração do ITR (DIAT) que deve ser apresentada à Receita Federal da União. No município, há 1.115 cadastros rurais estão ativos.
“O ITR prioriza o caráter extrafiscal da terra, ou seja, o ITR desempenha uma função essencial como instrumento de natureza extrafiscal, visando estimular o uso adequado da propriedade rural e combater a manutenção de latifúndios improdutivos. Além de reforçar o caráter social da terra, ele incrementa a receita do Município, por meio do convênio que temos com a Receita Federal. Os contribuintes devem se atentar aos Valores de Terra Nua, pois, qualquer discordância de valor deve ser questionada por meio de laudo do proprietário da área”, conta o auditor.
Em caso de dúvidas, a Secretaria Municipal de Gestão Fazendária, por meio do Núcleo de Tributação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), está à disposição para esclarecimentos pelo telefone (65) 3688 8218 ou pelo e-mail [email protected].
-
Geral6 dias atrás
Governo federal autoriza nomeação de 855 Auditores-Fiscais do Trabalho e 461 Analistas em TI e Infraestrutura aprovados no CPNU 1
-
POLÍCIA6 dias atrás
Corretor imobiliário morre ao cair de prédio em Cuiabá
-
POLÍCIA5 dias atrás
Clínica de estética e empresa de ambulância são interditadas
-
ESPIA AÍ6 dias atrás
Servidores do Estado podem ter horário de expediente alterado