Search
Close this search box.

Geral

Curso gratuito explora teoria, prática e ética da curadoria contemporânea

Publicados

Geral

A partir das 18h do dia 29 de outubro, estarão abertas as inscrições para o curso Curadoria para as Artes Visuais, da Escult – Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação em Arte, Cultura e Economia Criativa. A formação é gratuita, online e conta com recursos de acessibilidade comunicacional, como tradução em Libras, legendas e audiodescrição. As inscrições podem ser realizadas em escult.cultura.gov.br.

Oferecido pelo Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o curso integra o Programa Nacional de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura. 

A proposta é promover uma imersão nas múltiplas dimensões da curadoria para as artes visuais, combinando fundamentos teóricos, análises críticas e práticas curatoriais. Serão abordados temas como a história da curadoria, os processos de concepção e elaboração de projetos curatoriais, a relação entre curadoria e teoria crítica, além de planejamento expográfico, mediação e acessibilidade em exposições.

O curso será ministrado pelo professor Kleber Amâncio, historiador da arte e docente da UFRB, doutor em História Social pela USP e pesquisador visitante na Harvard University. Suas pesquisas concentram-se nas interseções entre arte, raça e modernidade nas Américas, com destaque para a produção artística afro-latino-americana e o papel das práticas curatoriais na construção de narrativas visuais mais diversas e conscientes.

Leia Também:  Contrata + Brasil transforma licitações em ferramentas de diminuição de desigualdade

“Nosso objetivo é oferecer uma formação crítica e prática que permita compreender a curadoria como campo de criação, reflexão e responsabilidade social. Mais do que organizar exposições, curar é construir sentidos e abrir espaço para novos olhares sobre a arte”, afirma Amâncio.

Voltado a artistas visuais, curadores, produtores culturais, pesquisadores e interessados em artes e crítica contemporânea, o curso prepara os participantes para conceber, planejar e executar projetos curatoriais completos, alinhando sensibilidade estética, reflexão crítica e consciência ética.

SERVIÇO

Curso: Curadoria para as Artes Visuais

Carga horária: 60h (aulas assíncronas)

Inscrições: de 29 de outubro de 2025 a 2 de janeiro de 2026, em escult.cultura.gov.br

Quanto: Gratuito

Acessibilidade: Libras, legendas e audiodescrição

 

Fonte: Ministério da Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

CPNU 2: editais de convocação para as próximas fases estão disponíveis para consulta

Publicados

em

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, por meio da Escola Nacional de Administração Pública, publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (14/11) os editais de convocação para as próximas fases da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Pessoas candidatas já podem acessar os editais de convocação com todos os detalhes sobre a aplicação da prova objetiva e da avaliação de títulos, bem como as informações para os procedimentos de verificação das cotas.

O Anexo I de cada um dos editais traz a relação das pessoas candidatas convocadas, em todos os cargos, identificadas pelos números de inscrição.

Convocação para a prova discursiva

As pessoas candidatas convocadas no edital realizarão a prova discursiva nas cidades onde optaram por realizar as provas no momento da inscrição.

As provas serão aplicadas na data e no horário prováveis abaixo:

  • Cargos de Nível Superior: 7 de dezembro de 2025, das 13h às 16h

  • Cargos de Nível Intermediário: 7 de dezembro de 2025, das 13h às 15h.

Os locais para a realização das Provas Discursivas serão informados no Cartão de Confirmação de Inscrição da pessoa candidata, no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/cpnu2, na data provável de 1º de dezembro.

Confira o edital de convocação para a prova discursiva: https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-669226716

Avaliação de Títulos

A Avaliação de Títulos (Fase 3) do Concurso Público Nacional Unificado 2, de caráter classificatório, aplica-se apenas às pessoas candidatas que concorrem aos cargos/especialidades com esta previsão nos anexos dos blocos temáticos do Edital Enap nº 114/2025 e que tenham alcançado a nota mínima necessária na prova objetiva para esta classificação.

Os títulos para a avaliação deverão ser enviados (imagem/PDF do documento original ou cópia autenticada, frente e verso) em campo específico presente no link disponibilizado no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/cpnu2, entre as 14h do dia 21 de novembro de 2025 e as 23h59 do dia 25 de novembro de 2025, segundo o horário oficial de Brasília/DF.

Na próxima semana, será publicada uma retificação no edital geral do CPNU 2 para ajustar as datas corretas desta fase de Avaliação de Títulos no cronograma do concurso.

Acesse o edital e confira todas as informações sobre a avaliação de títulos: https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-669226878

Procedimento de caracterização da deficiência

A data, o horário e o link individual de acesso ao Procedimento de Caracterização da Deficiência estarão disponíveis para consulta individual no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/cpnu2 na data provável de 5 de dezembro de 2025, sendo de responsabilidade da pessoa candidata acompanhar a publicação e tomar ciência do seu conteúdo.

Leia Também:  COP30: nova fase do Contrata+Brasil fortalece compras públicas de alimentos da agricultura familiar

A pessoa candidata deverá comparecer ao Procedimento de Caracterização da Deficiência por meio do link indicado em consulta individual, na data e horário estabelecidos, portando documento de identificação original para apresentação visual.

O Procedimento de Caracterização da Deficiência consiste em avaliação por meio do uso de tecnologias de telemedicina com a finalidade de verificar a veracidade das informações prestadas pelas pessoas candidatas no ato da inscrição e proferir parecer definitivo a respeito da confirmação da pessoa candidata como pessoa com deficiência.

Veja os detalhes no edital de convocação do procedimento de caracterização da deficiência: https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-669226787

Procedimento de verificação documental complementar para pessoas indígenas

As pessoas candidatas convocadas no edital realizarão o procedimento de verificação entre os dias 8 e 17 de dezembro de 2025.

Para efeitos da Lei nº 15.142/2025, do Decreto nº 12.536/2025 e da Instrução Normativa Conjunta MGI/MIR/MPI nº 261/2025, poderão concorrer às vagas reservadas a pessoas candidatas indígenas aqueles que se identificam como parte de uma coletividade indígena e são reconhecidos por seus membros como tal, independentemente de viver ou não em território indígena, nos termos do art. 231 da Constituição Federal, da Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Declaração da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

O Procedimento de Verificação Documental Complementar para Pessoas Indígenas tem por finalidade verificar a veracidade das informações prestadas pelas pessoas candidatas no ato da inscrição e proferir parecer definitivo a respeito da confirmação da pessoa candidata como indígena. O procedimento será realizado por comissão constituída por pessoas de notório saber na área, composta majoritariamente por indígenas, por meio da análise de documentação comprobatória do pertencimento étnico da pessoa candidata, conforme os termos do edital.

A comissão responsável pelo procedimento de verificação documental complementar será composta por três integrantes, e deliberará por maioria, a partir de parecer sobre a atribuição identitária autodeclarada pela pessoa candidata.

Acesse o edital de verificação complementar para pessoas indígenas: https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-669226901

Procedimento de confirmação complementar à autodeclaração para pessoas negras

As pessoas candidatas convocadas no edital realizarão o procedimento de confirmação presencialmente entre os dias 8 e 17 de dezembro de 2025 nas cidades onde optaram por realizar as provas.

Leia Também:  Contrata + Brasil transforma licitações em ferramentas de diminuição de desigualdade

O local, a data e o horário de realização do Procedimento de Confirmação Complementar à Autodeclaração para Pessoas Negras estarão disponíveis para consulta individual no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/cpnu2 na data provável de 5 de dezembro de 2025, sendo de responsabilidade da pessoa candidata acompanhar a publicação e tomar ciência do seu conteúdo.

O procedimento de confirmação complementar à autodeclaração será realizado por comissão constituída por cinco integrantes e deverá garantir a diversidade das pessoas que a integram quanto ao gênero, à cor e, sempre que possível, à origem regional.

Veja o edital de confirmação complementar à autodeclaração para pessoas negras: https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-669249273

Procedimento de verificação documental complementar para pessoas quilombolas

As pessoas candidatas listadas no Anexo I do edital de convocação para a realização do Procedimento de Verificação Documental Complementar para Pessoas Quilombolas ficam convocadas para realizar o procedimento entre os dias 8 e 17 de dezembro de 2025.

Para efeitos da na Lei nº 15.142, de 3 de junho de 2025, no Decreto nº 12.536, de 27 de junho de 2025, e na Instrução Normativa Conjunta MGI/MIR/MPI nº 261, de 27 de junho de 2025, do Ministério da Gestão e de Inovação em Serviços Públicos, do Ministério da Igualdade Racial e do Ministério dos Povos Indígenas, poderão concorrer às vagas reservadas a pessoas candidatas quilombolas aqueles pertencentes a grupo étnico-racial, segundo critérios de autoatribuição, com trajetória histórica própria, dotada de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade preta ou parda, conforme previsto no Decreto nº 4.887, de 20 de novembro de 2003.

O Procedimento de Verificação Documental Complementar para Pessoas Quilombolas tem por finalidade verificar a veracidade das informações prestadas pelas pessoas candidatas no ato da inscrição e proferir parecer definitivo a respeito da confirmação como pessoa quilombola. O procedimento será realizado por comissão constituída por pessoas de notório saber na área, composta majoritariamente por quilombolas, por meio da análise de documentação comprobatória do pertencimento étnico da pessoa candidata, conforme os termos do edital.

A comissão responsável pelo procedimento de verificação documental complementar será composta por 3 (três) integrantes e deliberará, por maioria, a partir de parecer sobre a atribuição identitária autodeclarada pela pessoa candidata.

Confira o edital de verificação documental complementar para pessoas quilombolas: https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-669249352

Mais informações sobre o CPNU 2, acesse: gov.br/concursonacional

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA