Search
Close this search box.

Geral

Conselho Nacional de Previdência Social se reúne em Brasília

Publicados

Geral

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) se reuniu nesta terça-feira (28), em Brasília, para seu 318º encontro. A reunião foi conduzida pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz. Os conselheiros receberam um balanço atualizado do ressarcimento aos beneficiários do INSS que tiveram descontos indevidos de associações, no âmbito da Operação Sem Desconto. Um total de R$ 2,3 bilhões foram devolvidos a 3,4 milhões de aposentados e pensionistas lesados. Há ainda 4,7 milhões de pessoas aptas a aderir ao ressarcimento – 70% já aderiram (3,5 milhões).

“Temos tido cuidado de avaliar caso a caso as entidades, para identificar aquelas que realizaram os descontos indevidos. Foi necessário todo um esforço para construir esse arcabouço jurídico e orçamentário que permitissem esse ressarcimento aos aposentados. Realizamos isso com muita competência, em prazo recorde, para identificar as vítimas e devolver os recursos aos lesados”, disse o ministro da Previdência Social.

O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, falou sobre a suspensão de operações de instituições financeiras pagadoras de benefícios. Ele explicou que todas as suspensões ocorreram devido a problemas na prestação de serviços, como mal atendimento, oferta antecipada de renda (prática proibida) ou recursos insuficientes para saque pelos segurados. “Fizemos uma fiscalização in loco para identificar as situações que prejudicam nossos aposentados”, disse.

Leia Também:  MDS realiza III Encontro Regional do Sisan, em Vitória

Waller também falou sobre a suspensão de operações de instituições financeiras que operam crédito consignado. Em auditorias internas foram identificadas irregularidades como a não adesão à função “não perturbe”, o descumprimento de instruções normativas do INSS, além da contratação de empréstimos ultrapassando a margem legal de consignação permitida. O presidente explicou que o INSS está proibindo novas averbações, mas todos os créditos já contratados continuam sendo descontados. “Bloqueamos para novas contratações”, explicou.

Os conselheiros acompanharam também o lançamento do Anuário Estatístico da Previdência Social 2024.

CNPS

Conselho Nacional de Previdência Social é órgão superior de deliberação colegiada, integrante da estrutura do Ministério da Previdência Social. Tem por função estabelecer diretrizes gerais, participar, acompanhar e avaliar sistematicamente a gestão previdenciária, bem como apreciar as decisões de políticas aplicáveis à Previdência Social.

Fonte: Ministério da Previdência Social

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

Ministério das Comunicações leva inclusão digital ao Paraná com doação de 500 computadores a projetos sociais

Publicados

em

O Ministério das Comunicações anunciou, nesta sexta-feira (31), a doação de 500 computadores recondicionados para 168 organizações da sociedade civil do Paraná, durante o último dia da Caravana Federativa do Governo Federal, em Foz do Iguaçu (PR). A iniciativa faz parte do programa Computadores para a Inclusão e vai fortalecer projetos voltados à formação digital, inclusão social e qualificação profissional em 59 municípios do estado.

A entrega simbólica foi realizada pelo diretor de Inclusão Digital da Pasta, Gustavo André Lima, ao lado da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. As entidades contempladas desenvolvem ações com crianças, adolescentes, idosos, mulheres do campo, pessoas com deficiência, produtores rurais, catadores, quilombolas e população LGBTQIA+, entre outros grupos.

“As doações no Paraná representam o compromisso do governo do presidente Lula em levar oportunidades para todas as regiões do país. Esses computadores vão ampliar o acesso à tecnologia, gerar aprendizado e abrir novas portas no mercado de trabalho”, destacou Gustavo André Lima.

Os equipamentos serão utilizados para oferecer cursos de informática básica, letramento digital e oficinas de capacitação, promovendo mais autonomia e conectividade às comunidades atendidas. Além disso, a ação incentiva o reaproveitamento sustentável de equipamentos eletrônicos, reduzindo o impacto ambiental.

Leia Também:  MTE divulga dados do Novo Caged de setembro nesta quinta-feira (30)

Durante os dois dias de Caravana Federativa, o Ministério das Comunicações também atendeu mais de 60 gestores públicos do Paraná, que buscaram informações sobre programas federais nas áreas de telecomunicações e radiodifusão.

Sobre o programa

O Computadores para a Inclusão dá um novo destino a equipamentos eletrônicos de órgãos públicos e instituições financeiras. O programa recondiciona os computadores para doação a associações, escolas, aldeias indígenas, territórios quilombolas e comunidades rurais e remotas. Além disso, promove capacitação em informática e manutenção de computadores, ampliando as oportunidades de qualificação profissional e inclusão digital em todo o país.

Os equipamentos sem possibilidade de reaproveitamento passam por descarte ambientalmente correto, garantindo responsabilidade social e ambiental em todas as etapas do processo.

Fonte: Ministério das Comunicações

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA