Search
Close this search box.

Geral

Encob 2025 debate fortalecimento dos comitês de bacias com apoio do MIDR

Publicados

Geral

Vitória (ES) – O fortalecimento dos comitês de bacias e a ampliação da participação social na gestão das águas são prioridades do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Esses pontos foram defendidos pelo secretário Nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, durante a 50ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), realizada no 26º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob). O evento, considerado o maior do Brasil sobre gestão participativa das águas, acontece de 9 a 13 de setembro, no Espírito Santo, reunindo representantes de governos, sociedade civil e usuários para debater soluções voltadas à segurança hídrica e à governança do setor.

Nesta quarta-feira (10), o secretário Giuseppe Vieira representou o MIDR no CNRH, que discutiu temas como a segurança de barragens, o desempenho do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH 2022-2040), além de apresentar iniciativas sobre enchentes, revitalização de bacias hidrográficas e ações de fortalecimento dos comitês de bacia. Segundo ele, o fortalecimento dos comitês de bacias é fundamental para o futuro da governança hídrica no país. “Os desafios estão postos e a melhor estratégia para vencê-los é a gente planejar bem, e o espaço de planejamento é justamente nos comitês de bacia, como prevê a própria Lei das Águas”, destacou Vieira. 

Leia Também:  Transformação do Estado: Programa Inova dá início ao processo de autonomia financeira das estatais; Telebras é pioneira

Giuseppe reforçou ainda a importância de ampliar a participação social e institucional. “Trouxemos a reunião do Conselho Nacional de Recursos Hídricos para o Encob, debatendo pautas relevantes com órgãos federais, estaduais, usuários e sociedade civil. É um espaço oportuno, porque conecta diretamente o Conselho aos Comitês de Bacia, que lidam diariamente com os conflitos e desafios do uso da água”, destacou. “Em todos os comitês de bacia, temos que fomentar e fortalecer cada vez mais, para aperfeiçoar a governança dos recursos hídricos no nosso país”, completou. 

O anfitrião do evento, o diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo, Felipe Rigoni, lembrou que sediar o Encob foi um projeto planejado há anos. “Esse evento é um sonho que a gente sonhou de fazer aqui no Espírito Santo e finalmente conseguimos trazer todos vocês para esse encontro”, afirmou. 

O 26º Encob reforçou a relevância do diálogo federativo e da participação social na gestão da água, consolidando o papel dos comitês de bacias como espaços de planejamento, cooperação e construção de políticas públicas voltadas à segurança hídrica e ao desenvolvimento sustentável do país.

Leia Também:  Com liderança da Bahia, Rouanet Nordeste recebe mais de 2,8 mil propostas culturais

Outras Notícias:

Acordo permitirá integrar forças militares e bombeiros às operações de resposta a desastres

Obras hídricas fortalecem a resiliência do semiárido diante da emergência climática

Adutoras transformam acesso à água e fortalecem desenvolvimento no Nordeste

Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

Mais de 5,5 mil novas moradias entram em construção

Publicados

em

O Ministério das Cidades autorizou o início de novas obras do Minha Casa, Minha Vida. Pela modalidade Urbano (FAR), serão construídos mais de 1.122 casas e apartamentos em seis estados: Amazonas, Pará, Maranhão, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

A expectativa é beneficiar mais de 5,5 mil famílias de baixa renda ao todo. Os dados levam em conta o período de 2 a 9 de setembro.

Confira abaixo a relação do início de obras desta modalidade:

Norte

No município de Iranduba (AM) serão 144 unidades habitacionais do Residencial Iranduba III. Em Marabá (PA), dois residenciais entraram em construção: o Alto Bonito e Alto Bonito II, com 248 moradias cada.

Nordeste

Em Santa Inês, no Maranhão, o Condomínio Carvalho e o Condomínio Oliveira iniciaram suas obras, com 150 e 100 moradias, respectivamente. Na capital paraibana de João Pessoa serão 108 novas residências no empreendimento Rio Sanhauá.

Centro-Oeste

A construção do Bairro Interlagos corresponderá a 60 novas moradias em Naviraí (MS).

Sudeste

Em Minas Gerais, começaram no município de Timóteo as obras de 64 novas unidades habitacionais do Cachoeira do Vale.

Leia Também:  Transformação do Estado: Programa Inova dá início ao processo de autonomia financeira das estatais; Telebras é pioneira

Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA