Geral
Fala MDS: Os resultados positivos alcançados pelo Brasil no desenvolvimento de pessoas
Geral
Em pouco mais de três anos da atual gestão do Governo do Brasil, o país conquistou inúmeros recordes: saiu do Mapa da Fome em apenas dois anos; atingiu a menor taxa de desemprego e desigualdade social de sua história; alcançou o maior IDH; e viu crescer a renda das famílias de mais baixa renda.
O episódio do Fala MDS desta segunda-feira (22.06) tem como convidado o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, que fez um balanço destas e outras conquistas. Para ele, os números retratam a eficiência das ações do MDS na inclusão socioeconômica, que permitiram, por exemplo, a saída de 5,5 milhões de famílias do Programa Bolsa Família por aumento de renda.
“Eu comemoro [este dado], porque eu digo que é assim que a gente traz segurança para o emprego, o pequeno negócio que é apoiado, o cooperativismo, a produção rural, o combate à fome, e é isso que dá resultados no desenvolvimento social e econômico do Brasil”, registrou o ministro.
Outra conquista abordada no podcast foi a saída do Brasil do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU). O país havia saído dessa listagem em 2014, mas voltou em 2018. Uma das metas do presidente Lula, quando assumiu o Planalto em 2023, era retirar novamente o Brasil dessa situação.
“Como é que nós vamos garantir que as pessoas tenham alimentação, possam tomar café, almoçar e jantar todos os dias? Um compromisso simples. Muitas vezes a gente comemora tantos compromissos de mais infraestrutura, mais aeroportos, mais estradas, mais indústria, o Brasil com mais exportação, mais mercados… Estamos trabalhando nisso tudo, mas que tal se dedicar também a esse trabalho de cuidar dessas pessoas? E aí, olha só, eram 33 milhões e 100 mil pessoas em situação de fome”, recordou o titular do MDS.
A maioria das políticas de segurança alimentar e nutricional, a exemplo do Programa Cisternas e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), estava sem investimento e apoio do Governo Federal, deixando de existir na prática. O primeiro passo, relembra o ministro, foi reativar e investir nestes programas. “Eu acho que o Brasil segue a ciência e ao seguir a ciência, temos a segurança alimentar. A gente encontrou o Brasil com 41% na segurança alimentar. Devemos ter fechado 2025 com 75%”.
Oportunidades
E para garantir a continuidade dessa trajetória de saída da fome para o aumento de renda, o MDS inovou ao criar o Programa Acredita no Primeiro Passo. A iniciativa visa capacitar para o emprego e para o empreendedorismo as pessoas inscritas no Cadastro Único.
Além de ser uma ponte entre empresas que querem contratar e quem quer emprego formal e, também, entre o crédito orientado com melhores condições de tomada do empréstimo e quem quer abrir ou impulsionar um empreendimento.
“A gente fez um casamento do setor público e setor privado. O Brasil segue crescendo com mais emprego e quem está ocupando essas vagas é o povo do Cadastro Único, sendo a maior parte de pessoas no Bolsa Família”, completou Wellington Dias.
Programas como o Acredita e o Bolsa Família colaboraram para que, entre 2022 e 2024, 17 milhões e 400 mil brasileiros saíssem da extrema pobreza e da pobreza e fossem para as classes C, B ou A, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Mais uma comprovação do trabalho realizado de 2023 para cá é o IDH brasileiro que alcançou pela primeira vez na história a nota de 0,805, o que significa Muito Alto Desenvolvimento. Segundo Wellington Dias, isso envolve a Política de Cuidados, também lançada pelo MDS, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e o mais recente Gás do Povo.
“Há um estudo que mostra que próximo de 1/3 do PIB brasileiro é o PIB dos pobres, é o pequeno negócio, é a produção do agricultor familiar, é alguém que prestou um serviço, é aquela pessoa lá do espetinho, lá do sanduíche, são essas pessoas que dão um duro danado para o Brasil crescer. Temos desafios? Temos. Mas estamos melhorando. E eu digo que é bom para um país, quando o resultado do trabalho de um governo, a cada ano comparado com o período anterior, é a vida de milhões que melhorou”, concluiu Wellington Dias.
Onde Ouvir
O Fala MDS tem episódios semanais, publicados às segundas-feiras, e está disponível nas plataformas Spotify, Amazon, Deezer, Apple Podcasts e SoundCloud. O podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
Geral
MJSP anuncia mais de R$ 130 milhões para ampliar acesso a direitos da população em situação de rua
Durante a cerimônia, o secretário-executivo do MJSP, Ademar Borges, afirmou que o conjunto de ações representa o maior esforço orçamentário já realizado pela pasta para a promoção de direitos da população em situação de rua.
“Esse é o maior esforço orçamentário que o Ministério da Justiça e Segurança Pública já realizou para a proteção de direitos da população em situação de rua. É um trabalho construído em integração com outros ministérios, estados, municípios e sociedade civil para transformar em realidade o acesso a direitos e a dignidade dessas pessoas”, afirmou.
Segundo o secretário, os Cais desempenham papel central na articulação das políticas públicas voltadas a essa população.
“Os centros fazem o acolhimento e promovem a ligação concreta com os serviços públicos e instituições responsáveis pela garantia de direitos. É essa integração que faz com que a promessa de dignidade se torne realidade”, ressaltou.
Ampliação da Rede Cais
Entre as entregas apresentadas pelo MJSP está o investimento de R$ 46 milhões para ampliar as equipes de atendimento dos 263 Centros POP integrados à Rede Cais, fortalecendo o acesso à justiça, o acompanhamento jurídico e as estratégias de redução de danos.
O ministério também destinará R$ 27 milhões para a implantação de 30 unidades Cais executadas por organizações da sociedade civil e outros R$ 36 milhões para a implementação de 35 unidades em parceria com universidades. Além disso, o MJSP destinará R$ 25 milhões para a criação de 40 unidades em cooperação com programas estaduais de referência voltados ao atendimento da população em situação de rua.
Outra iniciativa apresentada é a formação de 5.077 profissionais de segurança pública para atuação junto a essa população, com investimento de R$ 900 mil. O objetivo é fortalecer uma cultura institucional orientada pelos direitos humanos e pelo respeito à dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade.
Também foi formalizada parceria entre o MJSP e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para a contratação de 88 agentes territoriais, que atuarão na integração entre cozinhas solidárias, Rede Cais e demais políticas públicas voltadas à inclusão social. A iniciativa contará com investimento de R$ 3 milhões.
Ações integradas do Governo Federal
Além das entregas coordenadas pelo MJSP, o Governo Federal anunciou um conjunto de ações voltadas à ampliação da proteção social da população em situação de rua. Entre elas estão investimentos para fortalecimento das cozinhas solidárias e da oferta de refeições, ampliação das equipes do programa Consultório na Rua, implementação de unidades móveis de atendimento em saúde e formação de agentes para atuação na atenção primária.
Na área de direitos humanos, foram anunciados R$ 70 milhões para fortalecimento da rede de atendimento integrada em 21 estados e no Distrito Federal, ampliando o acesso à Justiça, aos serviços públicos e às ações de cidadania.
O evento marcou ainda o lançamento das ações preparatórias para o primeiro Censo Nacional da População em Situação de Rua, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Governo Federal. A etapa inicial ocorrerá em cinco capitais: Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Florianópolis (SC), Manaus (AM) e Salvador (BA).
Para o presidente do IBGE, Márcio Pochmann, a iniciativa representa um marco na produção de informações sobre essa população.
“Pela primeira vez, desde o início da realização dos censos demográficos no Brasil, teremos informações que incluem brasileiros sem domicílio fixo. A população em situação de rua passa a integrar oficialmente essa base estatística nacional”, disse.
Semana Nacional de Políticas sobre Drogas
A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas 2026 ocorre de 22 a 26 de junho, com o tema “Prevenção, proteção e fortalecimento dos territórios”. A programação reúne representantes do governo, organismos internacionais, universidades, gestores públicos e organizações da sociedade civil para debater estratégias de prevenção, inclusão social e fortalecimento de políticas públicas.
Participaram da cerimônia o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos; o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janine Mello; a secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ana Luiza Caldas; o presidente do IBGE, Márcio Pochmann; representantes do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua; e o padre Júlio Lancellotti, como convidado especial.

- Grupo de pessoas em situação de rua e representantes comparecem ao evento no Palácio da Justiça. Foto: Tom Costa/MJSP
-
POLÍTICA5 dias atrásPublicidade institucional será suspensa a partir de 4 de julho
-
AGRO5 dias atrásCafé sobe forte nas bolsas internacionais com temor sobre qualidade da safra brasileira e estoques apertados
-
AGRO6 dias atrásSafrinha de milho 2026: colheita começa em Goiás com produtividade abaixo do potencial após estiagem
-
ESPIA AÍ6 dias atrásServidores aguardam decisão sobre expediente no jogo do Brasil





