Search
Close this search box.

Geral

Fala MDS: Os resultados positivos alcançados pelo Brasil no desenvolvimento de pessoas

Publicados

Geral

Em pouco mais de três anos da atual gestão do Governo do Brasil, o país conquistou inúmeros recordes: saiu do Mapa da Fome em apenas dois anos; atingiu a menor taxa de desemprego e desigualdade social de sua história; alcançou o maior IDH; e viu crescer a renda das famílias de mais baixa renda.

O episódio do Fala MDS desta segunda-feira (22.06) tem como convidado o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, que fez um balanço destas e outras conquistas. Para ele, os números retratam a eficiência das ações do MDS na inclusão socioeconômica, que permitiram, por exemplo, a saída de 5,5 milhões de famílias do Programa Bolsa Família por aumento de renda.

“Eu comemoro [este dado], porque eu digo que é assim que a gente traz segurança para o emprego, o pequeno negócio que é apoiado, o cooperativismo, a produção rural, o combate à fome, e é isso que dá resultados no desenvolvimento social e econômico do Brasil”, registrou o ministro.

Outra conquista abordada no podcast foi a saída do Brasil do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU). O país havia saído dessa listagem em 2014, mas voltou em 2018. Uma das metas do presidente Lula, quando assumiu o Planalto em 2023, era retirar novamente o Brasil dessa situação.

“Como é que nós vamos garantir que as pessoas tenham alimentação, possam tomar café, almoçar e jantar todos os dias? Um compromisso simples. Muitas vezes a gente comemora tantos compromissos de mais infraestrutura, mais aeroportos, mais estradas, mais indústria, o Brasil com mais exportação, mais mercados… Estamos trabalhando nisso tudo, mas que tal se dedicar também a esse trabalho de cuidar dessas pessoas? E aí, olha só, eram 33 milhões e 100 mil pessoas em situação de fome”, recordou o titular do MDS.

Leia Também:  MIDR realiza coletiva de imprensa sobre invasão à plataforma do Defesa Civil Alerta

A maioria das políticas de segurança alimentar e nutricional, a exemplo do Programa Cisternas e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), estava sem investimento e apoio do Governo Federal, deixando de existir na prática. O primeiro passo, relembra o ministro, foi reativar e investir nestes programas. “Eu acho que o Brasil segue a ciência e ao seguir a ciência, temos a segurança alimentar. A gente encontrou o Brasil com 41% na segurança alimentar. Devemos ter fechado 2025 com 75%”.

Oportunidades
E para garantir a continuidade dessa trajetória de saída da fome para o aumento de renda, o MDS inovou ao criar o Programa Acredita no Primeiro Passo. A iniciativa visa capacitar para o emprego e para o empreendedorismo as pessoas inscritas no Cadastro Único.

Além de ser uma ponte entre empresas que querem contratar e quem quer emprego formal e, também, entre o crédito orientado com melhores condições de tomada do empréstimo e quem quer abrir ou impulsionar um empreendimento.

“A gente fez um casamento do setor público e setor privado. O Brasil segue crescendo com mais emprego e quem está ocupando essas vagas é o povo do Cadastro Único, sendo a maior parte de pessoas no Bolsa Família”, completou Wellington Dias.

Programas como o Acredita e o Bolsa Família colaboraram para que, entre 2022 e 2024, 17 milhões e 400 mil brasileiros saíssem da extrema pobreza e da pobreza e fossem para as classes C, B ou A, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Leia Também:  MTE e MJSP firmam parceria de R$ 2,9 milhões para fortalecer Cozinhas Solidárias em apoio à população em situação de rua

Mais uma comprovação do trabalho realizado de 2023 para cá é o IDH brasileiro que alcançou pela primeira vez na história a nota de 0,805, o que significa Muito Alto Desenvolvimento. Segundo Wellington Dias, isso envolve a Política de Cuidados, também lançada pelo MDS, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e o mais recente Gás do Povo.

“Há um estudo que mostra que próximo de 1/3 do PIB brasileiro é o PIB dos pobres, é o pequeno negócio, é a produção do agricultor familiar, é alguém que prestou um serviço, é aquela pessoa lá do espetinho, lá do sanduíche, são essas pessoas que dão um duro danado para o Brasil crescer. Temos desafios? Temos. Mas estamos melhorando. E eu digo que é bom para um país, quando o resultado do trabalho de um governo, a cada ano comparado com o período anterior, é a vida de milhões que melhorou”, concluiu Wellington Dias.

Onde Ouvir
O Fala MDS tem episódios semanais, publicados às segundas-feiras, e está disponível nas plataformas  Spotify, Amazon, Deezer, Apple Podcasts e SoundCloud. O podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo.

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Propaganda

Geral

MJSP anuncia mais de R$ 130 milhões para ampliar acesso a direitos da população em situação de rua

Publicados

em

Brasília, 23/6/2026 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) apresentou, nesta terça-feira (23), um conjunto de ações e investimentos voltados à promoção de direitos e à inclusão social da população em situação de rua. Os anúncios ocorreram durante a cerimônia de entregas do Governo Federal para a População em Situação de Rua, realizada no Palácio da Justiça, em Brasília, como parte da programação da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas 2026, promovida pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad).
As medidas reforçam a atuação interministerial do Governo Federal e abrangem iniciativas nas áreas de acesso à Justiça, cidadania, saúde, segurança alimentar, formação profissional e produção de dados. Entre os destaques estão os investimentos do MJSP para ampliação da Rede de Centros de Acesso a Direitos e Inclusão Social (Rede Cais), a integração dos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) à rede de atendimento e a formação de profissionais de segurança pública para atuação qualificada junto a pessoas em situação de vulnerabilidade. Os investimentos ultrapassam R$ 130 milhões.

Durante a cerimônia, o secretário-executivo do MJSP, Ademar Borges, afirmou que o conjunto de ações representa o maior esforço orçamentário já realizado pela pasta para a promoção de direitos da população em situação de rua.

“Esse é o maior esforço orçamentário que o Ministério da Justiça e Segurança Pública já realizou para a proteção de direitos da população em situação de rua. É um trabalho construído em integração com outros ministérios, estados, municípios e sociedade civil para transformar em realidade o acesso a direitos e a dignidade dessas pessoas”, afirmou.

Segundo o secretário, os Cais desempenham papel central na articulação das políticas públicas voltadas a essa população.

“Os centros fazem o acolhimento e promovem a ligação concreta com os serviços públicos e instituições responsáveis pela garantia de direitos. É essa integração que faz com que a promessa de dignidade se torne realidade”, ressaltou.

Leia Também:  Operação Inativação desarticula organização criminosa no Rio de Janeiro

Ampliação da Rede Cais

Entre as entregas apresentadas pelo MJSP está o investimento de R$ 46 milhões para ampliar as equipes de atendimento dos 263 Centros POP integrados à Rede Cais, fortalecendo o acesso à justiça, o acompanhamento jurídico e as estratégias de redução de danos.

O ministério também destinará R$ 27 milhões para a implantação de 30 unidades Cais executadas por organizações da sociedade civil e outros R$ 36 milhões para a implementação de 35 unidades em parceria com universidades. Além disso, o MJSP destinará R$ 25 milhões para a criação de 40 unidades em cooperação com programas estaduais de referência voltados ao atendimento da população em situação de rua.

Outra iniciativa apresentada é a formação de 5.077 profissionais de segurança pública para atuação junto a essa população, com investimento de R$ 900 mil. O objetivo é fortalecer uma cultura institucional orientada pelos direitos humanos e pelo respeito à dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade.

Também foi formalizada parceria entre o MJSP e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para a contratação de 88 agentes territoriais, que atuarão na integração entre cozinhas solidárias, Rede Cais e demais políticas públicas voltadas à inclusão social. A iniciativa contará com investimento de R$ 3 milhões.

Ações integradas do Governo Federal

Além das entregas coordenadas pelo MJSP, o Governo Federal anunciou um conjunto de ações voltadas à ampliação da proteção social da população em situação de rua. Entre elas estão investimentos para fortalecimento das cozinhas solidárias e da oferta de refeições, ampliação das equipes do programa Consultório na Rua, implementação de unidades móveis de atendimento em saúde e formação de agentes para atuação na atenção primária.

Na área de direitos humanos, foram anunciados R$ 70 milhões para fortalecimento da rede de atendimento integrada em 21 estados e no Distrito Federal, ampliando o acesso à Justiça, aos serviços públicos e às ações de cidadania.

Leia Também:  Ministro dos Transportes assina aviso de licitação para obras na BR-494, em Minas Gerais

O evento marcou ainda o lançamento das ações preparatórias para o primeiro Censo Nacional da População em Situação de Rua, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Governo Federal. A etapa inicial ocorrerá em cinco capitais: Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Florianópolis (SC), Manaus (AM) e Salvador (BA).

Para o presidente do IBGE, Márcio Pochmann, a iniciativa representa um marco na produção de informações sobre essa população.

“Pela primeira vez, desde o início da realização dos censos demográficos no Brasil, teremos informações que incluem brasileiros sem domicílio fixo. A população em situação de rua passa a integrar oficialmente essa base estatística nacional”, disse.

Semana Nacional de Políticas sobre Drogas

A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas 2026 ocorre de 22 a 26 de junho, com o tema “Prevenção, proteção e fortalecimento dos territórios”. A programação reúne representantes do governo, organismos internacionais, universidades, gestores públicos e organizações da sociedade civil para debater estratégias de prevenção, inclusão social e fortalecimento de políticas públicas.

Participaram da cerimônia o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos; o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janine Mello; a secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ana Luiza Caldas; o presidente do IBGE, Márcio Pochmann; representantes do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua; e o padre Júlio Lancellotti, como convidado especial.

Grupo de pessoas em situação de rua e representantes comparecem ao evento no Palácio da Justiça. Foto: Tom Costa/MJSP
Grupo de pessoas em situação de rua e representantes comparecem ao evento no Palácio da Justiça. Foto: Tom Costa/MJSP

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA