Search
Close this search box.

Geral

Operação em Novo Hamburgo (RS) desarticula grupo criminoso que fraudava salários-maternidade

Publicados

Geral

A Força-Tarefa Previdenciária no estado do Rio Grande do Sul deflagrou, na última quinta-feira (23), a Operação Duas Caras, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso envolvendo empresa de suposta consultoria previdenciária especializada em salário-maternidade, no município de Novo Hamburgo (RS).

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão na sede física da empresa e nas residências dos sócios-administradores. A ação contou com a participação da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), do Ministério da Previdência Social.

O inquérito policial foi instaurado em 2023, a partir de notícia-crime envolvendo uma beneficiária de salário-maternidade que, ao dar entrada em seu benefício, foi informada que já existia pedido de benefício formalizado em seu nome, sem seu conhecimento.

O salário-maternidade é um benefício devido à pessoa que se afasta da sua atividade por motivo de nascimento de filho(a), aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção.

Há 25 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate eficaz a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.

Leia Também:  MDS apresenta avanços sociais do Brasil em Cúpula da ONU em Doha, no Catar

Fonte: Ministério da Previdência Social

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

Ministério das Comunicações leva inclusão digital ao Paraná com doação de 500 computadores a projetos sociais

Publicados

em

O Ministério das Comunicações anunciou, nesta sexta-feira (31), a doação de 500 computadores recondicionados para 168 organizações da sociedade civil do Paraná, durante o último dia da Caravana Federativa do Governo Federal, em Foz do Iguaçu (PR). A iniciativa faz parte do programa Computadores para a Inclusão e vai fortalecer projetos voltados à formação digital, inclusão social e qualificação profissional em 59 municípios do estado.

A entrega simbólica foi realizada pelo diretor de Inclusão Digital da Pasta, Gustavo André Lima, ao lado da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. As entidades contempladas desenvolvem ações com crianças, adolescentes, idosos, mulheres do campo, pessoas com deficiência, produtores rurais, catadores, quilombolas e população LGBTQIA+, entre outros grupos.

“As doações no Paraná representam o compromisso do governo do presidente Lula em levar oportunidades para todas as regiões do país. Esses computadores vão ampliar o acesso à tecnologia, gerar aprendizado e abrir novas portas no mercado de trabalho”, destacou Gustavo André Lima.

Os equipamentos serão utilizados para oferecer cursos de informática básica, letramento digital e oficinas de capacitação, promovendo mais autonomia e conectividade às comunidades atendidas. Além disso, a ação incentiva o reaproveitamento sustentável de equipamentos eletrônicos, reduzindo o impacto ambiental.

Leia Também:  Dia das Servidoras e Servidores: MGI promove políticas e ações que valorizam aqueles que trabalham pelo Brasil do lado do povo brasileiro

Durante os dois dias de Caravana Federativa, o Ministério das Comunicações também atendeu mais de 60 gestores públicos do Paraná, que buscaram informações sobre programas federais nas áreas de telecomunicações e radiodifusão.

Sobre o programa

O Computadores para a Inclusão dá um novo destino a equipamentos eletrônicos de órgãos públicos e instituições financeiras. O programa recondiciona os computadores para doação a associações, escolas, aldeias indígenas, territórios quilombolas e comunidades rurais e remotas. Além disso, promove capacitação em informática e manutenção de computadores, ampliando as oportunidades de qualificação profissional e inclusão digital em todo o país.

Os equipamentos sem possibilidade de reaproveitamento passam por descarte ambientalmente correto, garantindo responsabilidade social e ambiental em todas as etapas do processo.

Fonte: Ministério das Comunicações

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA