Search
Close this search box.

POSSÍVEIS FRAUDES

TJ autoriza inquérito contra prefeita de VG por suspeitas no DAE

As irregularidades chegaram a ser encaminhadas à Controladoria Interna e à direção do DAE, mas as apurações teriam sido interrompidas

Publicados

POLÍCIA

Apuração envolve possíveis fraudes, desvios e manipulação de sistemas

O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Orlando Perri, autorizou a abertura de inquérito policial para investigar a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), por suspeitas de irregularidades no Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG).

A decisão, assinada no último dia 29 de abril, atende a pedido do Ministério Público Estadual (MPMT), por meio do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco Criminal), e autoriza a apuração de possíveis crimes como desvio de recursos públicos, fraude administrativa e manipulação de sistemas.

A investigação tem origem em uma notícia-crime apresentada por um perito forense contratado pelo próprio DAE, em 2025, para realizar auditoria nos sistemas de informação da autarquia. A partir desse trabalho, foram apontadas inconsistências em dados de faturamento, divergências em backups e falhas estruturais no sistema.

Entre os pontos levantados estão registros considerados atípicos de cortes e religações de água em volume elevado e em intervalos incompatíveis com a rotina operacional, o que pode indicar a existência de “religações fantasmas” e pagamento indevido de produtividade a servidores.

Leia Também:  Venda de drogas perto de cadeia termina com apreensão e prisões

Segundo a denúncia, as irregularidades chegaram a ser encaminhadas à Controladoria Interna e à direção do DAE, mas as apurações teriam sido interrompidas após mudança na gestão do órgão. O documento também aponta exoneração de servidores e promoção de um dos investigados.

Há ainda relatos de demissão de mais de 30 terceirizados da área de tecnologia da informação, além da descontinuidade de sistemas auditados e dificuldades no acesso a dados que poderiam subsidiar as investigações.

Diante do cenário, o caso passou a ser apurado pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), que já havia instaurado investigação preliminar em março deste ano.

A prefeita Flávia Moretti afirmou estar tranquila em relação à apuração.

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Várzea Grande informa que acompanha com serenidade a autorização para instauração de inquérito envolvendo o Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG).

A gestão municipal ressalta que a medida possui caráter exclusivamente investigativo e não representa qualquer conclusão ou juízo de culpa, reafirmando seu compromisso com a legalidade, a transparência e a responsabilidade na condução da administração pública.

O Município permanece à disposição das autoridades competentes para prestar todos os esclarecimentos necessários, confiante de que os fatos serão devidamente apurados dentro do devido processo legal.

A prefeitura segue com suas atividades normalmente, mantendo o foco na eficiência dos serviços prestados à população.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Padrasto é preso após morte de criança de 3 anos

Durante o atendimento, profissionais de saúde observaram indícios de possível abuso, o que motivou a comunicação imediata às autoridades

Publicados

em

Menina chegou à UPA em estado crítico e não resistiu; caso é investigado

Um homem de 24 anos foi preso em flagrante sob suspeita de envolvimento na morte de uma menina de 3 anos, em Primavera do Leste (MT). A criança deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em estado grave e morreu no dia 1º de maio.

A equipe médica acionou a polícia após identificar sinais que levantaram suspeita de violência. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima chegou à unidade já em parada cardiorrespiratória e não resistiu às tentativas de reanimação.

Durante o atendimento, profissionais de saúde observaram indícios de possível abuso, o que motivou a comunicação imediata às autoridades.

Familiares informaram que a criança vinha apresentando problemas de saúde nos dias anteriores. De acordo com o relato de uma tia, ela havia sido internada recentemente por suspeita de doença hepática, após apresentar manchas pelo corpo e outras complicações, recebendo alta poucos dias depois.

Ainda segundo a família, após a saída do hospital, a orientação médica era de repouso e acompanhamento, com uso de medicação prescrita.

A rotina da menina era dividida entre a mãe, uma cuidadora e o padrasto, que permanecia com a criança em determinados períodos do dia, incluindo o intervalo da madrugada.

Leia Também:  Crianças são resgatadas sozinhas em casa durante a madrugada

O corpo foi encaminhado para exames periciais que devem apontar a causa da morte e esclarecer se houve violência. O caso é investigado pela Polícia Civil.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA