Várzea Grande
Prefeitura mantém manutenção emergencial na Avenida Leôncio Lopes para garantir segurança e trafegabilidade
Várzea Grande
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Viação e Obras, dá continuidade, nesta segunda-feira (20), aos serviços de manutenção paliativa e emergencial na Avenida Leôncio Lopes de Miranda, na região do bairro Primavera.
Os reparos estão sendo executados com recursos próprios do Município e têm caráter exclusivamente emergencial, com o objetivo de restabelecer as condições de trafegabilidade e garantir mais segurança aos motoristas que utilizam a via.
De acordo com o secretário interino de Viação e Obras, Juliano Machado, a intervenção também busca impedir o agravamento dos problemas já identificados na pavimentação.
“Essa intervenção tem o objetivo de preservar a segurança viária e proporcionar melhores condições de tráfego a quem utiliza a Avenida Leôncio Lopes, além de evitar a evolução dos danos existentes”, destacou o secretário.
Antes do início dos trabalhos, a Prefeitura emitiu uma nova notificação extrajudicial à empresa Terraplanagem Centro-Oeste (TCO), responsável pela execução da obra, comunicando oficialmente a necessidade da intervenção emergencial.
O Município reforça que a realização dos reparos não representa o recebimento definitivo da obra nem exime a empresa de suas responsabilidades contratuais. Como o empreendimento permanece no período de garantia previsto em contrato, a TCO poderá ser obrigada a ressarcir os cofres públicos pelos custos da intervenção, caso seja comprovada sua responsabilidade pelos defeitos identificados.
Durante vistorias realizadas em 2025, a equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Viação e Obras constatou diversas manifestações patológicas na pavimentação, entre elas deformações plásticas, popularmente conhecidas como “borrachudos”, além da formação de buracos na pista de rolamento, comprometendo a trafegabilidade e colocando em risco a segurança dos usuários da avenida.
A Secretaria Municipal de Viação e Obras informa que os serviços emergenciais seguirão até a conclusão dos pontos prioritários, minimizando os impactos aos condutores e garantindo melhores condições de circulação na Avenida Leôncio Lopes de Miranda.
Galeria de Fotos (7 fotos)
Várzea Grande
Agricultores familiares aprendem técnicas de produção de silagem para garantir alimentação do rebanho durante a seca
Pequenos produtores da agricultura familiar da comunidade Sadia III, em Várzea Grande, aprenderam técnicas para a produção de silagem como alternativa de alimentação para o gado durante o período de estiagem. A capacitação foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), em parceria com a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
Na propriedade do produtor Francisco Villas Boas, os técnicos demonstraram o processo de produção utilizando Capim-Açu e cana-de-açúcar. O material é compactado em um molde, recebe plástico liner e inoculante, que auxilia no processo de fermentação. Após cerca de 20 dias, a silagem estará pronta para o consumo dos animais.
Durante a atividade, foram produzidos 500 quilos de silagem.
Segundo o secretário Ricardo Amorim, a orientação busca fortalecer a produção e oferecer mais alternativas aos pequenos produtores durante o período de seca.
“Nosso objetivo é levar conhecimento e soluções que possam ser aplicadas diretamente na propriedade. A silagem é uma alternativa importante para garantir alimento ao rebanho quando a pastagem diminui”, afirmou.
O coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável, Leandro Silva, destacou a importância da assistência técnica para os produtores.
“Estamos ensinando o produtor a aproveitar o que já tem na propriedade para produzir alimento e enfrentar o período de estiagem com mais segurança”, explicou.
Galeria de Fotos (5 fotos)
-
BRASIL & MUNDO5 dias atrásMicroempreendedores do turismo de SP, inscritos no CadÚnico, terão acesso à linha de crédito de até R$ 21 mil
-
BRASIL & MUNDO5 dias atrásMinistério do Turismo reforça diálogo com municípios paulistas durante encontro da AMITESP, em Jaguariúna
-
BRASIL & MUNDO6 dias atrásMME prorroga consulta pública sobre o Plano de Ação Nacional para a Mineração Artesanal e em Pequena Escala de Ouro
-
POLÍCIA5 dias atrásHomem mata irmão com facão após discussão e foge para mata



