CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cuiabá

Festival da Pamonha começa na próxima sexta-feira (19) na Comunidade Rio dos Peixe; evento terá Nico e Lau e show de Anselmo e Rafael

Publicados

Cuiabá

A 5ª edição do Festival da Pamonha, realizada pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com a Comunidade Rio dos Peixes, acontece neste fim de semana, de 19 a 21 de abril – respectivamente sexta, sábado e domingo – no km 23 da Rodovia Emanuel Pinheiro, MT-251.

Este ano, a feira gastronômica contará com 27 barracas de produtos oriundos do milho, entre os quais: pamonhas de vários sabores, cural, bolos, entre outros. Haverá ainda comidas típicas regionais e venda de artesanatos. O horário, que nas últimas quatro edições funcionou das 8h às 18h, contará com programação cultural até às 20h, conforme destaca a diretora de Turismo, Rosely Nonato.

“Esse foi um desejo e um pedido da comunidade para a Prefeitura, através da nossa Secretaria de Turismo – que encabeça o evento e junto às demais pastas que fazem parte da organização, conseguimos atender. Dessa forma, os participantes poderão contar com muita comida boa e atrações que já ganharam o coração do povo cuiabano”, disse.

Entre as atrações da programação cultural estão inclusos os artistas Nico e Lau, que se apresentarão na sexta, Anselmo e Rafael no sábado e Roberto Lucialdo no domingo, todos das 18h às 20h. Além disso, o comércio local, que já conta com suas próprias atrações musicais, estará aberto.

O Festival da Pamonha foi criado pela gestão Emanuel Pinheiro em 2018, atendendo ao pedido da comunidade, com o objetivo de fomentar o turismo local e gerar emprego e renda. Ao longo das quatro edições anteriores, já foram vendidas mais de 88 toneladas de produtos derivados do milho. Foram 4 mil quilos em 2018, 11 mil em 2019, com pausa em 2020 e 2021 devido à pandemia de coronavírus. Em 2022, com o retorno do festival, foram comercializadas mais de 30 toneladas e em 2023, 36 toneladas. Juntas, as edições geraram mais de 300 empregos entre diretos e indiretos.

Leia Também:  Mutirão da Limpurb atende toda extensão da avenida Jurumirim nesta terça-feira (30)

Conforme o secretário Lincoln Tadeu Sardinha Costa, mesmo com as dificuldades causadas pelas interdições no Portão do Inferno (trecho que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães), este ano, a expectativa é superar os números das edições anteriores.

“Estamos trabalhando para superar todas as edições e chegar a 40 toneladas. Entretanto, mais do que números, queremos trazer de volta o público para o comércio do Rio dos Peixes, que está totalmente prejudicado devido ao pare e siga no Portão do Inferno”, enfatizou.

Para a presidente da comissão do Festival, Kátia Maraiki Schroeder, esse é um dos maiores desejos das famílias que dependem do comércio local. “Todos nós estamos sentindo muito os impactos desse ‘pare e siga’. Nosso movimento despencou e várias famílias ficaram desempregadas. Portanto, o sucesso do Festival da Pamonha desta edição, sem dúvida, virá para abençoar e dar um fôlego para todos nós comerciantes do Rio dos Peixes”, completou.

Além da Secretaria de Turismo, farão parte da organização as pastas de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Cultura, Limpeza Urbana – Limpurb, Ordem Pública, Meio Ambiente e Mobilidade Urbana – Semob e Secretaria de Ordem Pública.

Leia Também:  Limpurb atenderá 15 localidades por meio do mutirão de limpeza nesta terça-feira (30); bairros receberão programa Cata-treco

Veja a programação completa:

PROGRAMAÇÃO DA 5ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DA PAMONHA COMUNIDADE RIOS DOS PEIXES

APRESENTAÇÃO PARA A IMPRENSA
DATA: 18/04 (terça-feira)
HORA: 16h30, previsão de término às 18h
Apresentação e degustação de todos os pratos a serem vendidos na feira gastronômica

1º DIA DO FESTIVAL – SOLENIDADE DE ABERTURA OFICIAL COM AUTORIDADES
DATA: 19/04 (sexta-feira)
HORÁRIO: 8h às 18h
FEIRA GASTRONÔMICA com diversos produtos derivados do milho
Obs: Todos os comércios locais também estarão abertos
APRESENTAÇÃO CULTURAL
HORÁRIO: 18h às 20h
SHOW COM A DUPLA NICO & LAU

2º DIA DO FESTIVAL
DATA: 20/04 (sábado)
HORÁRIO: 8h às 18h
FEIRA GASTRONÔMICA com diversos produtos derivados do milho
Obs: Todos os comércios locais também estarão abertos
APRESENTAÇÃO CULTURAL
HORÁRIO: 18h às 20h
SHOW DA DUPLA ANSELMO & RAFAEL

3º DIA DE FESTIVAL/ENCERRAMENTO
DATA: 21/04 (domingo)
HORÁRIO: 8h às 18h
FEIRA GASTRONÔMICA com diversos produtos derivados do milho
Obs: Todos os comércios locais também estarão abertos
APRESENTAÇÃO CULTURAL
HORÁRIO: 18h às 20h
SHOW COM ROBERTO LUCIALDO

CARDÁPIO DO 5º FESTIVAL DA PAMONHA

PRODUTOS DERIVADOS DO MILHO:
* Pamonhas doces, de sal, temperada c/ jiló e linguicinha apimentada
* Bolo de milho, curau, caldo de kenga, entre outros sabores tradicionais e derivados do milho
* Comidas típicas cuiabanas

A feira contará ainda com venda de artesanatos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Prefeito recebe relatório de auditoria em contrato da MEDTrauma gerenciado durante intervenção; CGM aponta indícios de superfaturamento

Publicados

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu na noite desta terça-feira (30), o relatório preliminar de auditoria número 02/2024, referente ao contrato 014-2023, celebrado entre a Empresa Cuiabana de Saúde Pública e a empresa MEDTrauma, executado durante o período de atuação do Gabinete de Intervenção do Estado na gestão da saúde pública de Cuiabá (março a dezembro de 2023). Há indícios de superfaturamento e o documento será encaminhado para apuração pelas autoridades competentes. O levantamento das informações foi realizado pela Controladoria Geral do Município (CGM), em cumprimento ao Decreto 1.058/2024.

“Este contrato foi estabelecido durante o período de intervenção do governo estadual na saúde de Cuiabá, no ano passado, entre a empresa Medtrauma e o município, por meio do gabinete de intervenção. Houve uma denúncia significativa a nível nacional no programa Fantástico, que teve grande repercussão. Em resposta, determinei a suspensão dos pagamentos e do contrato, além da abertura de uma auditoria. No relatório preliminar, encontramos várias informações alarmantes, como o indício de superfaturamento de mais de 3 mil porcento em alguns itens de materiais cirúrgicos, como órteses e próteses. Também identificamos falta de transparência nos processos de licitação e falta de comprovação dos serviços efetivamente prestados”, afirmou o prefeito.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro entrega à população da Regional Sul a EMEB Tereza Benguela totalmente readequada e 100% climatizada

Ele acrescentou que “diante das outras irregularidades, e considerando a seriedade das informações, a Prefeitura de Cuiabá entende quanto a necessidade de uma investigação aprofundada. Estamos enviando este relatório ao Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Polícia Federal, Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado, Assembleia Legislativa de Mato Grosso e Câmara Municipal de Cuiabá, para que todas as autoridades competentes tomem conhecimento do conteúdo deste relatório preliminar e as investigações sejam conduzidas de maneira apropriada”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA