Sinop
Encantos da Gastronomia prorroga inscrições e recebe receitas até 28 de setembro em Sinop
Sinop
Realizado pelo Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT), em parceria com a Prefeitura de Sinop e a Câmara Municipal de Sinop, o projeto vai escolher, por votação popular, o prato típico que representará oficialmente a cidade. A receita vencedora terá seu reconhecimento como prato típico oficial de Sinop submetido à Câmara Municipal por meio de projeto de lei.
Podem participar moradores, cozinheiros amadores ou profissionais, bares, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos interessados. Cada participante pode inscrever uma receita por CPF ou CNPJ. Para concorrer, é necessário apresentar a história do prato, sua origem e relevância cultural, além dos ingredientes, modo de preparo e uma justificativa sobre por que a receita deve ser considerada o prato típico de Sinop.
A diretora de Turismo da Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, destacou a diversidade cultural do município e a importância do projeto para a valorização da gastronomia, da cultura e dos empreendedores locais. “Sinop é uma mistura de povos, de pessoas vindas dos mais variados lugares, com as mais diferentes culturas e saberes. É muito importante ter um projeto como esse, que vai nos auxiliar a contar a nossa história, preservar a nossa cultura e, acima de tudo, incentivar os nossos empreendedores, aquecer o nosso comércio local e escolher o nosso prato típico. Queremos incentivar a participação da comunidade para que tenhamos um prato que represente os sabores e as histórias que fazem parte da identidade de Sinop”, afirmou.
Para o presidente do Sistema Fecomércio-MT, Sebastião Gonçalves, a prorrogação permite que mais pessoas tenham a oportunidade de contribuir com a iniciativa. “Cada cidade tem sabores que fazem parte da memória das pessoas e ajudam a contar sua história. Em Sinop, queremos conhecer essas receitas e dar espaço para que a própria comunidade ajude a identificar um prato que tenha essa representatividade”, destacou.
Segundo o diretor regional do Senac-MT, Igor Cunha, a participação da comunidade é fundamental para que o concurso alcance seu propósito. “A prorrogação abre mais uma oportunidade para quem ainda estava em dúvida ou não conseguiu concluir a inscrição. Queremos receber receitas que tenham uma história por trás e que mostrem um pouco daquilo que Sinop construiu também por meio da sua gastronomia”, afirmou.
Próximas etapas
Após o encerramento das inscrições, as receitas serão avaliadas por uma comissão julgadora, que selecionará dez propostas para a etapa de execução. Os classificados receberão orientação técnica de um chef de cozinha para validação das receitas e elaboração das fichas técnicas antes de prepararem seus pratos para uma nova avaliação.
Dessa etapa sairão os três finalistas. A escolha do prato típico será definida por votação popular on-line, no site do Senac-MT. A receita que receber o maior número de votos será declarada vencedora.
Além do reconhecimento, o autor do prato vencedor receberá como premiação uma visita técnica às empresas pedagógicas do Departamento Nacional do Senac, em Brasília (DF) ou no Rio de Janeiro (RJ), com passagens, hospedagem e deslocamentos custeados pela organização, conforme as condições previstas no edital, além de premiação em dinheiro. O segundo e o terceiro colocados receberão troféus e premiação financeira.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 28 de setembro, pela página do Encantos da Gastronomia – Edição Sinop. O edital completo, informações sobre as etapas e demais orientações também estão disponíveis no site do Senac-MT. Dúvidas podem ser encaminhadas pelo e-mail [email protected].
Sobre o Encantos
Criado em 2024, o Encantos da Gastronomia já passou por Barra do Garças, Cáceres e Sorriso. O projeto busca valorizar a cultura regional, preservar sabores e histórias e fortalecer a gastronomia como patrimônio cultural e instrumento de promoção turística e desenvolvimento econômico.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Prefeitura de Sinop cobra melhorias no fornecimento de energia e alinha ações com a Energisa
Durante a reunião, a Prefeitura destacou que acompanha de perto as ocorrências e tem recebido relatos da população sobre os impactos das quedas de energia nas atividades comerciais, empresariais, residenciais e produtivas. A gestão também buscou informações sobre as medidas que estão sendo adotadas pela concessionária para enfrentar o período de condições climáticas mais severas.
“Foi uma reunião muito produtiva com o pessoal da Energisa. A princípio, cobramos melhorias no sistema de energia da nossa cidade devido às recentes e constantes quedas de energia que têm atrapalhado a população, as empresas e o comércio. Eles nos explicaram que parte dessas ocorrências está relacionada às condições climáticas, com vendavais danificando redes e postes, mas também nos afirmaram que estão intensificando todas as operações e mantendo as equipes de prontidão para que as falhas sejam sanadas o mais rápido possível”, explicou o vice-prefeito Paulinho Abreu.
A concessionária informou à Prefeitura que também foram registradas interrupções em Sinop e em municípios da região por uma limitação na rede básica de transmissão que atende o norte de Mato Grosso, sem relação com o sistema de distribuição da Energisa. Diante desse cenário, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) adotou medidas operacionais para garantir a segurança e a estabilidade do sistema, incluindo o Plano de Corte Manual de Carga, utilizado para evitar impactos maiores ao Sistema Interligado Nacional.
“A Energisa, responsável pela distribuição de energia, atuou de forma coordenada com os demais agentes do setor e segue acompanhando o cenário junto ao ONS e às empresas de transmissão, com o compromisso de garantir a continuidade e a qualidade do fornecimento à população”, explicou Danilo Rezende, coordenador regional da Energisa MT.
A concessionária esclarece que reforçou a estrutura operacional para o período, com equipes adicionais de sobreaviso, caminhões munck e estoque de materiais para agilizar os atendimentos e que aproximadamente 1,2 mil postes já foram substituídos em um curto período na região Norte de Mato Grosso.
Em Sinop, a necessidade de agilidade no tempo resposta ficou evidenciada em ocorrências recentes, como a registrada na avenida Dom Henrique Froelich, próximo ao Cemitério Municipal Santo Antônio, onde a queda de uma árvore provocou a derrubada de um poste, que acabou atingindo outros quatro, totalizando cinco estruturas danificadas. Situações como essa demandam equipes especializadas e horas de trabalho para a recomposição da rede.
A Energisa também apresentou intervenções já realizadas em pontos de Sinop que apresentavam maior número de reclamações relacionadas às oscilações de energia, conhecidas como “pisca”. Entre as regiões citadas estão a área central, a região das avenidas Sibipirunas e bairros residenciais, como o Aquarela Brasil.
A Prefeitura ressaltou, ainda, que a concessionária tem mantido diálogo com a gestão e se mostrado solícita às demandas encaminhadas pelo município. Entre as ações já atendidas está a substituição de postes solicitada pela própria Prefeitura, demonstrando o trabalho conjunto entre as instituições para melhorar a infraestrutura elétrica.
O secretário Klayton Gonçalves reforçou que a Prefeitura seguirá acompanhando as ocorrências e cobrando respostas para as demandas apresentadas pela população.
“Em nome do prefeito Roberto Dorner, agradecemos a cordialidade da Energisa e, ao mesmo tempo, fizemos as devidas cobranças. As reclamações sobre oscilações e quedas de energia, tanto na área urbana quanto rural, têm nos preocupado. A concessionária apresentou as medidas que está adotando e nos tranquilizou quanto à preparação para esse período, com equipes, equipamentos e estoque de materiais”, afirmou.
A concessionária também explicou que o aumento do consumo de energia, especialmente com a maior utilização de aparelhos de ar-condicionado, e os picos de demanda em determinadas atividades rurais, como sistemas de irrigação, são fatores considerados no planejamento da operação.
A Prefeitura de Sinop mantém o acompanhamento das ocorrências e o diálogo permanente com a Energisa, buscando contribuir para que os impactos à população sejam reduzidos e para que as demandas apresentadas pelos moradores e pelo setor produtivo sejam encaminhadas.
*Operação Cidade Limpa*
Outro tema tratado durante a reunião foi o programa Cidade Limpa, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com empresas de internet e a própria Energisa. O objetivo é avançar na organização e limpeza dos cabos instalados nos postes, contribuindo para uma infraestrutura urbana mais segura e organizada.
“É uma campanha que a Prefeitura vem fazendo em parceria com as empresas de internet e a Energisa, então também alinhamos novas ações. Tratamos ainda de diversos assuntos sobre iluminação pública. Foi uma reunião de cobrança e alinhamento”, acrescentou Paulinho.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
POLÍTICA4 dias atrásMedeiros surge entre os eleitos ao Senado em pesquisa eleitoral
-
ESPIA AÍ3 dias atrásJustiça multa Janaína Riva por omitir sobrenomes de suplentes
-
POLÍCIA6 dias atrásMulher trans é presa após furtar três lojas em menos de uma hora
-
POLÍTICA3 dias atrásPivetta aumenta vantagem e chega a 39% em nova pesquisa



