Sinop
Sinop: textos e desenhos de alunos e professores da rede municipal integram livro da ASCL
Sinop
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação, participou do lançamento da terceira edição do livro “Sinop e Minhas Memórias”, publicação que reúne textos e desenhos de alunos e professores da rede pública municipal, além de produções dos imortais da Academia Sinopense de Ciências e Letras (ASCL). O evento foi realizado no auditório da Unemat, na noite da última sexta-feira (25), e integrou as comemorações pelos 52 anos de Sinop.
O projeto busca estimular a produção literária e artística entre os estudantes, incentivando a criação de textos e desenhos a partir das memórias, experiências e percepções sobre Sinop. Durante o período de produção, os alunos são convidados a refletir sobre a cidade, suas vivências e aquilo que representa o município em suas trajetórias.
“A Academia Sinopense de Ciências e Letras, todos os anos, realiza um concurso de contos, frases e desenhos com as escolas municipais de Sinop. Durante o tempo da criação das redações, dos desenhos, dos contos e das frases, os alunos são impulsionados, inspirados a escreverem sobre o tema Sinop, suas memórias, suas recordações, o que acarinha suas almas a respeito de Sinop”, explicou a presidente da ASCL, Cristiane Oliveira.
Depois do recebimento dos trabalhos, a Academia promove uma etapa de análise e avaliação para selecionar os destaques de cada categoria. A terceira edição do livro, lançada neste ano, contempla 30 trabalhos premiados, entre frases, contos, crônicas de professores e desenhos.
“Dentro do livro estão publicados os textos das crianças, as frases, os textos dos professores premiados, seus desenhos. Então, por que essa iniciativa da Academia Sinopense de Ciências e Letras? Para incentivar desde já a produção literária, o pensamento, a criação e que cada vez mais nós tenhamos o desejo, tenhamos cada vez mais a vontade de ler o livro físico”, destacou Cristiane.
Participação da rede municipal
No 5º concurso, foram recebidos 214 trabalhos. A Educação Infantil, nas fases I e II, contabilizou 75 desenhos; o 1º ano teve 26 trabalhos na categoria desenho; os estudantes do 2º e 3º anos produziram 52 frases; o 4º e 5º anos participaram com 39 contos; e professores apresentaram 22 crônicas.
Já o 6º concurso recebeu 352 trabalhos. Foram 97 participações da Educação Infantil, 55 desenhos do 1º ano, 109 trabalhos na categoria frases, destinada aos estudantes do 2º e 3º anos, 52 contos produzidos por alunos do 4º e 5º anos e 39 crônicas de professores.
A secretária de Educação, Salete Rodrigues, destacou a participação da comunidade escolar e a importância da iniciativa para estimular a produção literária. “É um projeto importantíssimo, onde nós temos aqui obras dos nossos alunos, dos nossos professores, uma coletânea maravilhosa. Nós temos excelentes profissionais, educadores que são escritores, que têm livros, que também fazem parte dessa coletânea, nossos alunos com textos maravilhosos. Realmente, dá para se deliciar na leitura desse livro”, afirmou.
Segundo a secretária, a iniciativa já integra as comemorações de aniversário do município e tem perspectiva de continuidade nos próximos anos. “Esse é um projeto que já vem a decorrer do Sinop 50 anos, Sinop 51 anos, Sinop 52 anos, então são projetos que a gente espera levar para os próximos anos”, completou.
Memórias que atravessam gerações
A professora e diretora da EMEB Aleixo Schenatto, Rosane Gallert, moradora de Sinop desde os primeiros meses de vida, escreveu sobre suas próprias memórias e experiências na cidade. “Para mim é uma felicidade muito grande, porque eu praticamente nasci em Sinop, minha família chegou aqui em 1978, eu tinha apenas dois meses de idade, então poder escrever um pouquinho, relembrar toda essa história, toda a minha infância, minha vida, minha profissão, tudo que a gente passou nesse meio da Amazônia, e hoje uma cidade maravilhosa, pujante, próspera, então para mim é uma grande alegria, uma grande satisfação ter sido contemplada com essa premiação”, relatou.
Entre os estudantes premiados está Anna Sena, da EMEB Rodrigo Damasceno. Para ela, participar do projeto também foi uma forma de demonstrar seu carinho pela cidade onde vive. “Escrevi sobre Sinop, porque é minha cidade, eu amo essa cidade, ela é muito linda e é muito querida. Eu vou falar para meus amigos que estou muito alegre, que é para eles se esforçarem no ano que vem, que eles vão conseguir chegar no mesmo lugar que eu cheguei agora”, afirmou.
Ao todo, foram impressas mil unidades da terceira edição de “Sinop e Minhas Memórias”. Os exemplares foram distribuídos entre os participantes do evento e também serão levados para escolas da Rede Municipal, Biblioteca Municipal e demais interessados em conhecer a produção literária e artística reunida na publicação.
Além da Academia Sinopense de Ciências e Letras, são parceiros e apoiadores desse projeto a Prefeitura de Sinop, Fundação Faepen, Grupo Arrotéia e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Prefeitura de Sinop cobra melhorias no fornecimento de energia e alinha ações com a Energisa
Durante a reunião, a Prefeitura destacou que acompanha de perto as ocorrências e tem recebido relatos da população sobre os impactos das quedas de energia nas atividades comerciais, empresariais, residenciais e produtivas. A gestão também buscou informações sobre as medidas que estão sendo adotadas pela concessionária para enfrentar o período de condições climáticas mais severas.
“Foi uma reunião muito produtiva com o pessoal da Energisa. A princípio, cobramos melhorias no sistema de energia da nossa cidade devido às recentes e constantes quedas de energia que têm atrapalhado a população, as empresas e o comércio. Eles nos explicaram que parte dessas ocorrências está relacionada às condições climáticas, com vendavais danificando redes e postes, mas também nos afirmaram que estão intensificando todas as operações e mantendo as equipes de prontidão para que as falhas sejam sanadas o mais rápido possível”, explicou o vice-prefeito Paulinho Abreu.
A concessionária informou à Prefeitura que também foram registradas interrupções em Sinop e em municípios da região por uma limitação na rede básica de transmissão que atende o norte de Mato Grosso, sem relação com o sistema de distribuição da Energisa. Diante desse cenário, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) adotou medidas operacionais para garantir a segurança e a estabilidade do sistema, incluindo o Plano de Corte Manual de Carga, utilizado para evitar impactos maiores ao Sistema Interligado Nacional.
“A Energisa, responsável pela distribuição de energia, atuou de forma coordenada com os demais agentes do setor e segue acompanhando o cenário junto ao ONS e às empresas de transmissão, com o compromisso de garantir a continuidade e a qualidade do fornecimento à população”, explicou Danilo Rezende, coordenador regional da Energisa MT.
A concessionária esclarece que reforçou a estrutura operacional para o período, com equipes adicionais de sobreaviso, caminhões munck e estoque de materiais para agilizar os atendimentos e que aproximadamente 1,2 mil postes já foram substituídos em um curto período na região Norte de Mato Grosso.
Em Sinop, a necessidade de agilidade no tempo resposta ficou evidenciada em ocorrências recentes, como a registrada na avenida Dom Henrique Froelich, próximo ao Cemitério Municipal Santo Antônio, onde a queda de uma árvore provocou a derrubada de um poste, que acabou atingindo outros quatro, totalizando cinco estruturas danificadas. Situações como essa demandam equipes especializadas e horas de trabalho para a recomposição da rede.
A Energisa também apresentou intervenções já realizadas em pontos de Sinop que apresentavam maior número de reclamações relacionadas às oscilações de energia, conhecidas como “pisca”. Entre as regiões citadas estão a área central, a região das avenidas Sibipirunas e bairros residenciais, como o Aquarela Brasil.
A Prefeitura ressaltou, ainda, que a concessionária tem mantido diálogo com a gestão e se mostrado solícita às demandas encaminhadas pelo município. Entre as ações já atendidas está a substituição de postes solicitada pela própria Prefeitura, demonstrando o trabalho conjunto entre as instituições para melhorar a infraestrutura elétrica.
O secretário Klayton Gonçalves reforçou que a Prefeitura seguirá acompanhando as ocorrências e cobrando respostas para as demandas apresentadas pela população.
“Em nome do prefeito Roberto Dorner, agradecemos a cordialidade da Energisa e, ao mesmo tempo, fizemos as devidas cobranças. As reclamações sobre oscilações e quedas de energia, tanto na área urbana quanto rural, têm nos preocupado. A concessionária apresentou as medidas que está adotando e nos tranquilizou quanto à preparação para esse período, com equipes, equipamentos e estoque de materiais”, afirmou.
A concessionária também explicou que o aumento do consumo de energia, especialmente com a maior utilização de aparelhos de ar-condicionado, e os picos de demanda em determinadas atividades rurais, como sistemas de irrigação, são fatores considerados no planejamento da operação.
A Prefeitura de Sinop mantém o acompanhamento das ocorrências e o diálogo permanente com a Energisa, buscando contribuir para que os impactos à população sejam reduzidos e para que as demandas apresentadas pelos moradores e pelo setor produtivo sejam encaminhadas.
*Operação Cidade Limpa*
Outro tema tratado durante a reunião foi o programa Cidade Limpa, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com empresas de internet e a própria Energisa. O objetivo é avançar na organização e limpeza dos cabos instalados nos postes, contribuindo para uma infraestrutura urbana mais segura e organizada.
“É uma campanha que a Prefeitura vem fazendo em parceria com as empresas de internet e a Energisa, então também alinhamos novas ações. Tratamos ainda de diversos assuntos sobre iluminação pública. Foi uma reunião de cobrança e alinhamento”, acrescentou Paulinho.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
POLÍTICA4 dias atrásMedeiros surge entre os eleitos ao Senado em pesquisa eleitoral
-
ESPIA AÍ3 dias atrásJustiça multa Janaína Riva por omitir sobrenomes de suplentes
-
POLÍCIA6 dias atrásMulher trans é presa após furtar três lojas em menos de uma hora
-
POLÍTICA3 dias atrásPivetta aumenta vantagem e chega a 39% em nova pesquisa



