Search
Close this search box.

Geral

Águas do São Francisco garantem abastecimento para as maiores festas juninas do país

Publicados

Geral

Brasília (DF) – As águas do Rio São Francisco já foram responsáveis por garantir os festejos de São João no Nordeste brasileiro. Em 2017, às vésperas da festa em Campina Grande (PB), a cidade enfrentava uma das mais graves crises hídricas de sua história. O Açude Epitácio Pessoa, principal manancial da cidade, chegou a menos de 3% da capacidade. Foi a chegada das águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), coordenado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que reverteu esse cenário, garantindo a recuperação do reservatório e o abastecimento de água necessários para a realização do evento. Anos depois, em 2024, a mesma solução chegaria a Caruaru (PE). A cidade passou a receber as águas do Velho Chico por meio do Ramal e da Adutora do Agreste. Hoje, a infraestrutura assegura mais tranquilidade para moradores, comerciantes e visitantes que participam dos festejos ao longo do mês de junho.

“Como engenheiro e servidor público, é uma sensação de dever cumprido implantar um projeto que hoje fornece água para mais de 800 mil nordestinos nessas duas grandes cidades, que são símbolos e potências da região. Como nordestino, tem uma conotação ainda maior: o Projeto de Integração do Rio São Francisco está ajudando a preservar a cultura através das duas maiores festas juninas que nós temos no Nordeste”, comenta Bruno Cravo, diretor do Departamento de Projetos Estratégicos do MIDR. “Além da segurança hídrica, é uma questão de preservação cultural e de incentivo à economia da região”, destacou. 

Somadas, as duas cidades recebem milhões de visitantes ao longo do mês de junho. Além de movimentar a economia local e preservar tradições culturais, os festejos exigem um aumento significativo na demanda por água para abastecimento humano, comércio, rede hoteleira, restaurantes e serviços. E é justamente aqui que o PISF entra em ação. Hoje, tanto Campina Grande quanto Caruaru contam com o reforço das águas do Rio São Francisco para garantir o abastecimento da população e dos visitantes.

O caminho até Campina Grande

Na Paraíba, as águas do São Francisco chegam por meio do Eixo Leste do PISF. O percurso começa na captação realizada no Lago de Itaparica, em Pernambuco. A água percorre canais, túneis, aquedutos e estações de bombeamento até atravessar o Sertão pernambucano e chegar ao município de Monteiro, primeira cidade paraibana a receber as águas da transposição.

Leia Também:  MDHC avança no cumprimento de sentenças da Corte Interamericana sobre violência no campo durante missão na Paraíba

A partir de Monteiro, a água segue pelo leito do Rio Paraíba, reforçando importantes reservatórios do estado, como os açudes São José, Poções e Camalaú, até alcançar o Açude Epitácio Pessoa, conhecido como Boqueirão, principal manancial responsável pelo abastecimento de Campina Grande e de diversos municípios da região. Dali, a água é distribuída por adutoras e sistemas de abastecimento até chegar às torneiras da população.

Segundo o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), Porfírio Loureiro, a chegada das águas do São Francisco transformou a realidade hídrica do estado. “A importância das águas do São Francisco para a Paraíba é vital para a nossa segurança hídrica e para o desenvolvimento de todo o estado. No Eixo Leste, a entrada das águas por Monteiro garantiu segurança hídrica para Campina Grande, cidade que realiza o Maior São João do Mundo. A liberação das Águas no Portal Monteiro foi dia 10 de março de 2017, e a chegada ao Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) foi no dia 18 de abril de 2017. Se não tivessem chegado as águas do PISF provavelmente não haveria o Maior São João do Mundo”, afirma. 

Rumo a Caruaru

Em Pernambuco, o abastecimento de Caruaru também passou a contar com as águas do São Francisco a partir de uma extensa infraestrutura hídrica. O percurso começa igualmente no Lago de Itaparica, segue pelo Eixo Leste do PISF e atravessa municípios como Floresta, Betânia, Custódia e Sertânia.

Em Sertânia, a água chega ao Reservatório Barro Branco, de onde segue pelo Ramal do Agreste, estrutura construída para levar água ao Agreste pernambucano. O trajeto continua até o Reservatório Ipojuca, considerado um dos principais pontos de distribuição da região. A partir dali, a água é conduzida pela Adutora do Agreste até municípios como Caruaru, Belo Jardim, Bezerros, Gravatá e Santa Cruz do Capibaribe.

Leia Também:  MDS e MJSP firmam acordo para integrar Centros Pop à Rede Cais com investimento anual de R$ 50 milhões

Douglas Nóbrega, presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), explica que a chegada das águas do São Francisco representou uma mudança histórica para o município. “Em 2024, as águas do São Francisco chegaram a Caruaru. Percorrendo mais de 300 quilômetros desde o Eixo Leste da transposição, a cidade recebeu um incremento de cerca de 700 litros por segundo, vazão suficiente para melhorar a vida e eliminar o rodízio de aproximadamente 38 mil famílias. Além disso, comunidades rurais que há mais de 20 anos não recebiam água passaram a contar com abastecimento regular. Foi uma verdadeira transformação para Caruaru”, ressalta.

Água para a cultura e o desenvolvimento

Criado para ampliar a segurança hídrica do Nordeste, o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) é a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil. Com 477 quilômetros de extensão nos eixos Norte e Leste, o empreendimento promove segurança hídrica para mais de 12 milhões de pessoas em cerca de 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Além de garantir o abastecimento humano em regiões historicamente afetadas pela escassez de água, o projeto fortalece atividades econômicas, impulsiona o desenvolvimento regional e contribui para a preservação de tradições culturais que movimentam cidades inteiras. 

Nas semanas em que Campina Grande e Caruaru se transformam nos principais palcos do São João brasileiro, as águas do Velho Chico cumprem um papel fundamental longe dos holofotes: garantir o abastecimento que sustenta a realização das festas, movimenta a economia local e preserva uma das mais importantes tradições culturais do Nordeste.

 


Outras Notícias:

Podcast Desenvolve Aí mostra como as águas do PISF transformam a vida de pequenos produtores em Pernambuco

Laboratório Móvel de Irrigação impulsiona sustentabilidade e reduz conflitos pelo uso da água

MIDR viabiliza avanço histórico com início das obras do terminal logístico que ligará Porto do Pecém à Transnordestina

Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

Propaganda

Geral

MJSP anuncia mais de R$ 130 milhões para ampliar acesso a direitos da população em situação de rua

Publicados

em

Brasília, 23/6/2026 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) apresentou, nesta terça-feira (23), um conjunto de ações e investimentos voltados à promoção de direitos e à inclusão social da população em situação de rua. Os anúncios ocorreram durante a cerimônia de entregas do Governo Federal para a População em Situação de Rua, realizada no Palácio da Justiça, em Brasília, como parte da programação da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas 2026, promovida pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad).
As medidas reforçam a atuação interministerial do Governo Federal e abrangem iniciativas nas áreas de acesso à Justiça, cidadania, saúde, segurança alimentar, formação profissional e produção de dados. Entre os destaques estão os investimentos do MJSP para ampliação da Rede de Centros de Acesso a Direitos e Inclusão Social (Rede Cais), a integração dos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) à rede de atendimento e a formação de profissionais de segurança pública para atuação qualificada junto a pessoas em situação de vulnerabilidade. Os investimentos ultrapassam R$ 130 milhões.

Durante a cerimônia, o secretário-executivo do MJSP, Ademar Borges, afirmou que o conjunto de ações representa o maior esforço orçamentário já realizado pela pasta para a promoção de direitos da população em situação de rua.

“Esse é o maior esforço orçamentário que o Ministério da Justiça e Segurança Pública já realizou para a proteção de direitos da população em situação de rua. É um trabalho construído em integração com outros ministérios, estados, municípios e sociedade civil para transformar em realidade o acesso a direitos e a dignidade dessas pessoas”, afirmou.

Segundo o secretário, os Cais desempenham papel central na articulação das políticas públicas voltadas a essa população.

“Os centros fazem o acolhimento e promovem a ligação concreta com os serviços públicos e instituições responsáveis pela garantia de direitos. É essa integração que faz com que a promessa de dignidade se torne realidade”, ressaltou.

Leia Também:  MDS e MJSP firmam acordo para integrar Centros Pop à Rede Cais com investimento anual de R$ 50 milhões

Ampliação da Rede Cais

Entre as entregas apresentadas pelo MJSP está o investimento de R$ 46 milhões para ampliar as equipes de atendimento dos 263 Centros POP integrados à Rede Cais, fortalecendo o acesso à justiça, o acompanhamento jurídico e as estratégias de redução de danos.

O ministério também destinará R$ 27 milhões para a implantação de 30 unidades Cais executadas por organizações da sociedade civil e outros R$ 36 milhões para a implementação de 35 unidades em parceria com universidades. Além disso, o MJSP destinará R$ 25 milhões para a criação de 40 unidades em cooperação com programas estaduais de referência voltados ao atendimento da população em situação de rua.

Outra iniciativa apresentada é a formação de 5.077 profissionais de segurança pública para atuação junto a essa população, com investimento de R$ 900 mil. O objetivo é fortalecer uma cultura institucional orientada pelos direitos humanos e pelo respeito à dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade.

Também foi formalizada parceria entre o MJSP e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para a contratação de 88 agentes territoriais, que atuarão na integração entre cozinhas solidárias, Rede Cais e demais políticas públicas voltadas à inclusão social. A iniciativa contará com investimento de R$ 3 milhões.

Ações integradas do Governo Federal

Além das entregas coordenadas pelo MJSP, o Governo Federal anunciou um conjunto de ações voltadas à ampliação da proteção social da população em situação de rua. Entre elas estão investimentos para fortalecimento das cozinhas solidárias e da oferta de refeições, ampliação das equipes do programa Consultório na Rua, implementação de unidades móveis de atendimento em saúde e formação de agentes para atuação na atenção primária.

Na área de direitos humanos, foram anunciados R$ 70 milhões para fortalecimento da rede de atendimento integrada em 21 estados e no Distrito Federal, ampliando o acesso à Justiça, aos serviços públicos e às ações de cidadania.

Leia Também:  MDS promove oficina de monitoramento do Marco de Referência de Sistemas Alimentares e Clima para as Políticas Públicas

O evento marcou ainda o lançamento das ações preparatórias para o primeiro Censo Nacional da População em Situação de Rua, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Governo Federal. A etapa inicial ocorrerá em cinco capitais: Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Florianópolis (SC), Manaus (AM) e Salvador (BA).

Para o presidente do IBGE, Márcio Pochmann, a iniciativa representa um marco na produção de informações sobre essa população.

“Pela primeira vez, desde o início da realização dos censos demográficos no Brasil, teremos informações que incluem brasileiros sem domicílio fixo. A população em situação de rua passa a integrar oficialmente essa base estatística nacional”, disse.

Semana Nacional de Políticas sobre Drogas

A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas 2026 ocorre de 22 a 26 de junho, com o tema “Prevenção, proteção e fortalecimento dos territórios”. A programação reúne representantes do governo, organismos internacionais, universidades, gestores públicos e organizações da sociedade civil para debater estratégias de prevenção, inclusão social e fortalecimento de políticas públicas.

Participaram da cerimônia o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos; o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janine Mello; a secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ana Luiza Caldas; o presidente do IBGE, Márcio Pochmann; representantes do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua; e o padre Júlio Lancellotti, como convidado especial.

Grupo de pessoas em situação de rua e representantes comparecem ao evento no Palácio da Justiça. Foto: Tom Costa/MJSP
Grupo de pessoas em situação de rua e representantes comparecem ao evento no Palácio da Justiça. Foto: Tom Costa/MJSP

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA