BRASIL & MUNDO
Turismo corporativo cresce 10%, supera R$ 6 bilhões de faturamento e bate recorde em 2026
BRASIL & MUNDO
O turismo corporativo brasileiro alcançou um faturamento recorde de R$ 6,06 bilhões entre janeiro e maio de 2026, consolidando o ritmo de crescimento do segmento neste ano. O resultado é o melhor da série histórica para o período, que teve início em 2022. O valor representa um avanço de 10% em relação ao mesmo período de 2025, quando o setor movimentou R$ 5,52 bilhões.
Considerando apenas o mês de maio, o turismo corporativo movimentou R$ 1,188 bilhão, o melhor resultado da série histórica. O valor é ligeiramente superior ao registrado no mesmo mês de 2025, quando foi de R$ 1,185 bilhão.
Os dados, consolidados pelo Ministério do Turismo (MTur), são da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que monitora o desempenho de 11 segmentos ligados ao turismo de negócios no país.
Para o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, os números refletem a confiança do empresariado no cenário econômico brasileiro. “Quando o turismo corporativo cresce, toda a cadeia turística se beneficia: do hotel ao restaurante, do taxista ao setor de aviação. O turismo de negócios é um motor poderoso de geração de emprego e renda. Este recorde histórico mostra que, desde o início do governo Lula, o Brasil voltou a planejar, voltou a investir e, acima de tudo, voltou a crescer”, afirmou.
Entre os segmentos analisados, os serviços aéreos lideraram a movimentação financeira no acumulado do ano. De janeiro a maio, o setor faturou R$ 3,63 bilhões, registrando crescimento de 14% na comparação com o mesmo período do ano passado. A hotelaria também manteve desempenho positivo, com alta de 3,78% no período e faturamento de R$ 1,77 bilhão.
Os maiores avanços percentuais, no entanto, foram observados em segmentos específicos, de janeiro a maio de 2026, na comparação com o ano passado. O seguro-viagem apresentou expansão de 84,21%, alcançando R$ 17,2 milhões em faturamento. Já os serviços de transfer cresceram 27,76%, totalizando R$ 28,9 milhões.
Faturamento ano a ano – de janeiro a maio
-
2022: R$ 3,82 bilhões
-
2023: R$ 5,42 bilhões
-
2024: R$ 5,61 bilhões
-
2025: R$ 5,51 bilhões
-
2026: R$ 6,05 bilhões (recorde)
Faturamento ano a ano – no mês de maio
-
2022: R$ 1,09 bilhão
-
2023: R$ 1,18 bilhão
-
2024: R$ 1,1 bilhão
-
2025: R$ 1.185.417.526
-
2026: R$ 1.188.426.451 (recorde)
Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
BRASIL & MUNDO
Nem garoa nem frio: Governo do Brasil na Rua em São Bernardo do Campo levou cidadania para perto da Vila São Pedro
O apelido “Terra da Garoa”, da capital paulista, serviu como uma luva nesta quinta-feira (25) para a vizinha São Bernardo do Campo, onde foi realizada uma edição especial do Governo do Brasil na Rua na histórica comunidade da Vila São Pedro, bairro mais populoso da cidade.
Logo na abertura do evento, uma história do bem-sucedido programa de renegociação de dívidas Novo Desenrola Brasil. Kelli Fernanda Godoi subiu ao palco para a assinatura simbólica da renegociação da sua dívida de crédito rotativo, com um desconto de 90%. Em valores de hoje, a dívida de R$ 4.638,75 foi renegociada pelo valor de R$ 463,88 parcelada em duas vezes.
“Quando o Governo do Brasil fez o desenrola, foi para atender a Kelly aqui e todo mundo que precisa. E às vezes as pessoas estão precisando, mas não conhecem (a política pública) ou não sabem como acessar”, explicou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, para ilustrar a importância do Governo do Brasil na Rua, iniciativa que aproxima serviços públicos da população.
Para Kelly, a renegociação foi uma oportunidade para se reorganizar. “So tenho a agradecer, não é fácil ter uma dívida, ficar pensando nela”, resumiu a beneficiária do Desenrola Brasil.
Telerretinografia – A telerretinografia foi uma das estrelas do Governo do Brasil na Rua em São Bernardo do Campo. Oferecido pelo SUS e disponível em cerca de 1.300 municípios, o exame registra imagens da retina e do nervo óptico, auxiliando na identificação precoce de alterações que podem comprometer a visão.
O segurança Lucas Melo e o metalúrgico Romeu Pereira fizeram o exame na feira da cidadania em São Bernardo e vão receber o resultado por e-mail, na tranquilidade de casa.

- Romeu Pereira (no alto) e Lucas Melo fizeram a teleretinografia na feira da cidadania em São Bernardo.
A analista de Saúde Digital do ministério da Saúde, Eliete Morais, explica que teleretinografia pode ser realizada por técnicos e enfermeiros treinados, o que facilita a ampliação de acesso ao procedimento. “Mas o laudo é sempre feito por um médico”, conta Eliete, que tem viajado para diversas partes do país acompanhado os atendimentos feitos durante o Governo do Brasil na Rua, iniciativa que vai passar por todos os estados brasileiros.

- Eliete Morais, do ministério da Saúde (à direita), Vinícus Mrad e Paula Pizzato do Datasus
“Nem sempre as pessoas têm acesso a esse exame, que diagnostica doenças que podem prevenir a cegueira, por exemplo, como a retinopatia diabética, o glaucoma, catarata”, explicou a secretária de Informação e Saúde Digital do ministério da Saúde, Ana Estela Haddad.
De acordo com a secretária, 12 diagnósticos que já haviam sido realizados no evento já receberam indicação de encaminhamento para oftalmologia. “Isso mostra a importância do Governo do Brasil na Rua para levar também a saúde para mais perto do povo”, afirmou.
FGTS – Atendimentos bancários da Caixa e do Banco do Brasil, além de programas sociais como Reforma Casa Brasil e Novo Desenrola, também fizeram parte da feira da cidadania em São Bernardo.
Acompanhado da esposa, Maria Valéria, e da neta Lorena, Antônio Almeida de Moura procurou o atendimento da Caixa Econômica Federal para dar entrada na liberação do FGTS por questões de saúde previstas na regra do fundo. Ele ficou sabendo do Governo do Brasil na Rua na Vila São Pedro por meio de mensagem no celular.
“Nós estamos terminando uma rodada do Governo do Brasil Rua e vamos completar na semana que vem os 27 estados do Brasil”, disse o ministro Guilherme Boulos, para resumir. “Governo não tem que ficar em gabinete, governo não tem que ficar em palácio, governo tem que ir até o povo”.
O Governo do Brasil na Rua é uma ação interministerial coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, que reúne diversos órgãos federais e parceiros locais, que está passando por todas as unidades da federação.

- Cláudia Fernandes (à esquerda), ao lado da gerente executiva do INSS ABCD, Dulce Marin, obteve a pensão por morte do marido no Governo do Brasil na Rua em São Bernardo
Fonte: Secretaria-Geral
-
Cuiabá6 dias atrásPrefeitura de Cuiabá terá expediente reduzido em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo
-
POLÍTICA6 dias atrásPresidente do TCE fala em esquema e amplia auditoria sobre livros
-
COTIDIANO6 dias atrásFalso terapeuta faturou mais de R$ 15 mil com crianças autistas
-
POLÍCIA6 dias atrásFogo destrói secador de grãos em empresa às margens da BR-070





