Search
Close this search box.

Geral

Mais 136 máquinas fortalecem setor produtivo no Rio de Janeiro

Publicados

Geral

Rio de Janeiro (RJ) – Mais 136 máquinas foram entregues pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) a 58 municípios do Rio de Janeiro neste domingo (28), no Museu Aeroespacial, na capital fluminense. Com investimento de R$ 10,7 milhões, a ação integra o Programa Inova e busca fortalecer a infraestrutura produtiva das cidades, gerar oportunidades econômicas e reduzir desigualdades regionais.

O diretor de Obras Regionais e Territoriais do MIDR, Lucas Miotti, ressaltou o papel do programa no desenvolvimento do estado. “A felicidade dos prefeitos confirma que estamos cumprindo o que determina o Programa Inova. O ministro Waldez Góes, apoiado pelo presidente Lula, idealizou esse projeto com o objetivo de levar modernização e inovação para cada cidade do interior do Brasil, pensando em quem mais precisa e menos tem, onde faltam recursos para adquirir equipamentos com alta tecnologia e desenvolver o setor produtivo. Com o Inova, estamos contribuindo para a redução das desigualdades regionais”, afirmou.

Foram entregues neste domingo equipamentos como escavadeiras hidráulicas, motocicletas, motoniveladoras, pás-carregadeiras, retroescavadeiras, rolos compactadores, tratores agrícolas cabinados, triciclos de carga e vans de teto alto.

Leia Também:  MGI lança Guia de Inclusão e Acessibilidade para Pessoas com Deficiência Visual

Para Miotti, o programa traz agilidade ao processo de desenvolvimento regional. “Com o Inova, a administração pública atende com rapidez e de forma efetiva as necessidades do País. Conseguimos construir uma ata de registro de preços com valores baixos, podendo ser aderida pelos entes federativos já que o recurso a ser investido é mais acessível. Lançado no ano passado, o programa nasceu para trazer resultados rápidos e já entregou mais de 1.200 equipamentos em todo o Brasil”, concluiu o diretor.

Equipamentos chegam a Paty do Alferes

Paty do Alferes está entre os municípios que receberam as máquinas. Para o presidente da Câmara Municipal, Guilherme Rosa, a iniciativa do Governo Federal é digna de elogios. “Nossa cidade tem 30 mil habitantes, é agrícola, esses equipamentos são de suma importância para os agricultores familiares. Essa entrega vai impactar financeiramente na vida de cada um dos nossos produtores, fortalecendo a economia local”, destacou Guilherme.

Programa Inova

Criado para fortalecer a infraestrutura produtiva dos municípios, o Programa Inova viabiliza a entrega de máquinas, equipamentos e veículos destinados, prioritariamente, a cidades com menor dinamismo econômico, infraestrutura limitada ou em situação de emergência.

Leia Também:  Ministério dos Transportes inicia nova etapa das obras do Arco Metropolitano de Maceió

Em conformidade com as políticas nacionais de Desenvolvimento Regional (PNDR) e de Ordenamento Territorial (PNOT), a iniciativa amplia a capacidade de atendimento das administrações locais, impulsiona a atividade produtiva e contribui para a geração de emprego e renda e redução das desigualdades regionais.

Outras notícias:

Busca e resgate de vítimas marcam primeiro dia de missão humanitária

Obras concluídas e mais recursos para reconstrução do estado

Novo teste garante segurança no envio de alertas

Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

Propaganda

Geral

Técnicos de prontidão para ajudar municípios afetados

Publicados

em

Brasília (DF) – Para ajudar os municípios pernambucanos atingidos por fortes chuvas na noite deste sábado (27) e acompanhar a evolução do cenário, técnicos do Departamento de Preparação e Socorro (DPS) da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) estão em contato com as defesas civis locais e agências federais de monitoramento.

Até o momento, apenas a cidade de Timbaúba solicitou ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) o reconhecimento de situação de emergência. O processo está em análise e deve ser autorizado nesta segunda-feira (29). Com o reconhecimento federal, os municípios podem solicitar recursos para ações de defesa civil, após envio e aprovação dos planos de trabalho.

De acordo com informações da defesa civil estadual, as chuvas provocaram alagamentos, inundações, deslizamentos de terra, desmoronamentos e danos a residências. Até o momento, foram registrados prejuízos em nove municípios. São eles:

Água Preta, Aliança, Camutanga, Macaparana, Ribeirão, Vicência, Camaragibe, Goiana e Timbaúba.

Em Timbaúba, dados da defesa civil municipal confirmaram 9.225 pessoas afetadas, sendo 2.894 na zona urbana e 6.331 na zona rural. Até o momento, foram registrados 1.844 desalojados – 578 na zona urbana e 1.266 na zona rural – e 52 desabrigados.

Leia Também:  Ministério dos Transportes inicia nova etapa das obras do Arco Metropolitano de Maceió

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Outras notícias:

Novo teste garante segurança no envio de alertas

Busca e resgate de vítimas marcam primeiro dia de missão humanitária

Obras concluídas e mais recursos para reconstrução do estado

Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA