Search
Close this search box.

Geral

Mais de 21 milhões de brasileiros contam com sinal experimental da TV 3.0 para acompanhar a Copa do Mundo

Publicados

Geral

A Copa do Mundo começa nesta quinta-feira (11) e, junto com ela, mais um passo rumo à nova era da televisão digital no Brasil. Com mais qualidade de som e imagem, interatividade, personalização e integração à internet, a TV 3.0 vai proporcionar uma verdadeira imersão nos jogos do campeonato mundial. Inicialmente, o sinal experimental chega ao Rio de Janeiro, a São Paulo e ao Distrito Federal, e os moradores dessas localidades deverão adquirir um conversor para testar a experiência completa.

“Estamos falando de uma TV para cada brasileiro, em que a forma de assistir e a interatividade serão diferentes. Mas, mesmo com o salto tecnológico proporcionado pela nova plataforma, a televisão continuará sendo aberta, gratuita e universal”, destaca o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Uma das vantagens de acompanhar a Copa do Mundo com a nova tecnologia é que a TV 3.0 permitirá ao público escolher diferentes ângulos de câmera, participar de enquetes, acompanhar os jogos com qualidade de imagem superior e maior nitidez, podendo chegar à resolução 4K. Além disso, o telespectador poderá escolher qual áudio deseja ouvir: o do narrador ou o da torcida. Com o som imersivo, a sensação será a de estar dentro do estádio.

Leia Também:  Comitê Gestor do PAT aprova regimento interno em sua primeira reunião ordinária

A TV do futuro também contará com recursos de acessibilidade, como legendas customizáveis, audiodescrição, gerador de Libras e vídeo-intérprete simultâneo. A tela principal da TV 3.0 é semelhante à das smart TVs atuais, que incluem um catálogo de aplicativos. Em vez de digitar o número de um canal no controle remoto, o público selecionará o ícone da programação que deseja assistir.

O Ministério das Comunicações reforça que a transição tecnológica será feita por etapas, começando pelas capitais. Durante todo o período, os aparelhos de TV atuais continuarão funcionando normalmente. Para garantir o acesso à experiência da TV 3.0 a todos os brasileiros, o Governo Federal já estuda a possibilidade de distribuir conversores para famílias de baixa renda, assim como ocorreu durante a expansão do sinal digital.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: [email protected] | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

Fonte: Ministério das Comunicações

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

Comitê Gestor do PAT aprova regimento interno em sua primeira reunião ordinária

Publicados

em

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou, nesta quinta-feira (11), a primeira reunião ordinária do Comitê Gestor do Programa de Alimentação do Trabalhador (CGEPAT). Durante o encontro, os membros aprovaram o regimento interno do colegiado, documento que estabelece as normas de funcionamento, os procedimentos de deliberação e a organização das atividades do Comitê.

De acordo com o coordenador-geral do PAT, Rogério Araújo, a aprovação do regimento representa um passo importante para a consolidação da governança do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), fortalecendo os mecanismos de coordenação e acompanhamento das medidas voltadas ao aperfeiçoamento do programa.

O CGEPAT é um órgão colegiado de natureza deliberativa, composto por representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério da Fazenda e da Casa Civil da Presidência da República. Entre suas atribuições está a edição de normas complementares sobre a interoperabilidade no PAT, mecanismo que permite a integração e a comunicação entre diferentes operadoras e arranjos de pagamento dos benefícios de alimentação e refeição, ampliando a concorrência, a liberdade de escolha dos trabalhadores, o número de estabelecimentos credenciados e a eficiência na utilização dos benefícios.

Leia Também:  Faixa de fronteira amazônica ganha primeiros planos integrados de desenvolvimento regional

Comitê Gestor do Programa de Alimentação do Trabalhador

O Comitê Gestor do Programa de Alimentação do Trabalhador (CGEPAT) foi instituído pela Portaria Interministerial MTE/MF nº 30, de 15 de maio de 2026, em cumprimento ao disposto no Decreto nº 10.854, de 2021, posteriormente alterado pelo Decreto nº 12.712, de 2025.

Criado como órgão colegiado de natureza deliberativa, o Comitê tem a atribuição de regulamentar e aperfeiçoar aspectos operacionais do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), contribuindo para o fortalecimento da política pública voltada à promoção da alimentação adequada dos trabalhadores brasileiros.

As reuniões ordinárias do CGEPAT são realizadas trimestralmente.

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA