Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos
Lucas do Rio Verde
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, está realizando uma série de palestras da campanha Junho Violeta. As atividades acontecem nos clubes de idosos e nos Cras, em parceria com a Polícia Civil.
O objetivo é orientar os idosos sobre os tipos de violência, mostrar onde buscar ajuda e incentivar as denúncias.
A coordenadora dos trabalhos com a pessoa idosa no município, Solange Casanova, destacou a importância da ação. “Neste mês estamos trabalhando a conscientização por meio da campanha Junho Violeta. Começamos um ciclo de palestras em parceria com a Polícia Civil para orientar os idosos sobre os tipos de violência e mostrar que eles não precisam enfrentar essas situações sozinhos”, afirmou.
As palestras são ministradas pela escrivã da Polícia Civil, Ellen, que apresenta informações sobre a Operação Virtude, ação nacional voltada à proteção da pessoa idosa.
“Esse trabalho tem como objetivo orientar os idosos sobre seus direitos e mostrar onde eles podem procurar ajuda em situações de violência. Durante os encontros, falamos sobre os tipos de violência que podem acontecer, como agressões físicas, violência psicológica e também casos em que pessoas usam o dinheiro ou os bens do idoso sem autorização. Muitas vezes essas situações acontecem com pessoas próximas e, por isso, é importante que os idosos saibam identificar os sinais e procurem ajuda. As denúncias podem ser feitas pelos telefones 197 ou 181, sem precisar se identificar. O importante é denunciar para que os casos possam ser investigados”, destacou.
Programação das palestras
As ações da campanha Junho Violeta continuam em diferentes locais do município:
23 de junho
8h – Cras I
14h – Clube do Idoso De Bem com a Vida
24 de junho
8h – Cras II Jaime Seiti Fujii
25 de junho 8h – Cras III Tessele Júnior
A campanha Junho Violeta tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito, da proteção e da valorização da pessoa idosa, incentivando a denúncia de casos de violência e fortalecendo a rede de apoio disponível no município.
Lucas do Rio Verde
Museu do Cerrado recebe atividades de educação ambiental em parceria com a Polícia Ambiental
Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou nos dias 18 e 19 de junho uma série de atividades de educação ambiental no Museu do Cerrado. A ação contou com a parceria da Polícia Ambiental, unidade especializada da Polícia Militar que atua tanto na fiscalização quanto na conscientização ambiental.
As atividades envolveram crianças, adolescentes e membros da comunidade em momentos de aprendizado sobre a preservação da fauna e da flora. De forma lúdica e interativa, os participantes puderam ampliar os conhecimentos sobre os biomas brasileiros, especialmente o Cerrado e a Amazônia.
Entre as ações desenvolvidas estiveram brincadeiras educativas, jogos de perguntas e respostas e dinâmicas voltadas à sensibilização ambiental. Um dos destaques foi a exposição de animais taxidermizados — animais empalhados — utilizados para apresentar espécies da fauna brasileira, como onça-pintada, tamanduá-mirim, porco-do-mato e jacaré.
A Polícia Ambiental também levou serpentes vivas utilizadas em atividades de educação ambiental, despertando a curiosidade e o interesse dos participantes.
Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, a iniciativa fortalece o trabalho de formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a preservação ambiental.
“A educação ambiental é uma ferramenta fundamental para despertar nas crianças e adolescentes o interesse e o respeito pela natureza. Por meio dessas atividades, eles conhecem mais sobre a fauna e a flora da nossa região e compreendem a importância da preservação. Essa parceria com a Polícia Ambiental fortalece nosso trabalho e é o início de muitas ações conjuntas que certamente contribuirão para a formação de uma sociedade cada vez mais consciente e sensível às questões ambientais”, destacou o secretário.
A ação integra o calendário de atividades promovidas durante a Semana do Meio Ambiente, reforçando o compromisso do município com a conscientização ambiental.
-
Geral5 dias atrásVeja as listas das seleções do MCMV-Rural e MCMV-Entidades
-
POLÍTICA5 dias atrásMT vira palco de agendas de Lula e Bolsonaro no mesmo dia
-
ESPIA AÍ5 dias atrásEmanuel, MDB e PV são condenados a pagar R$ 950 mil
-
POLÍCIA6 dias atrásJustiça barra saída antecipada de mulher condenada por tráfico




