Search
Close this search box.

BRASIL & MUNDO

MDIC lança Agenda Brasil Mais Competitivo para impulsionar produtividade e ambiente de negócios

Publicados

BRASIL & MUNDO

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) realiza, na próxima quarta-feira (24/6), o lançamento da Agenda Brasil Mais Competitivo, iniciativa coordenada pela Secretaria de Competitividade e Política Regulatória (SCPR) que busca fortalecer a competitividade da economia brasileira por meio de ações estruturantes voltadas à melhoria do ambiente de negócios, ao aumento da produtividade e à redução de entraves ao desenvolvimento.

O evento será realizado às 11 horas e vai reunir representantes do governo federal, do setor produtivo e de entidades parceiras para apresentar as diretrizes e os principais eixos da nova agenda.

A Agenda Brasil Mais Competitivo sucede a Agenda de Redução do Custo Brasil e amplia o leque de atividades ao agregar uma visão mais abrangente e sistêmica sobre os fatores que influenciam a competitividade nacional. A proposta contempla iniciativas voltadas à melhoria regulatória, à transformação digital, à inovação, à inserção internacional e ao fortalecimento do ambiente de negócios.

Durante o lançamento, serão apresentados os objetivos estratégicos da agenda, governança e mecanismos de acompanhamento das ações previstas, com foco na promoção de um ambiente mais favorável aos investimentos, à geração de empregos e ao crescimento sustentável da economia.

Leia Também:  Ministro destaca NIB e novos acordos comerciais no II Fórum de Investimentos Brasil-UE

Serviço:

Lançamento da Agenda Brasil Mais Competitivo

Data: 24 de junho de 2026 (quarta-feira)

Horário: 11h

Transmissão ao vivo pelo YouTube do MDIC

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Propaganda

BRASIL & MUNDO

“Realização do 1º censo da população em situação de rua vai tirar o segmento da invisibilidade”, disse Boulos no anúncio de entregas do POP Rua

Publicados

em

“Hoje é um marco porque nós estamos anunciando a inclusão da população em situação de rua pela primeira vez na história do Censo Nacional do IBGE”.

A afirmação é do ministro Guilherme Boulos, da Secretaria-Geral da Presidência da República, durante a solenidade intitulada “Entregas para a POP Rua” realizada nesta terça-feira (23) que apresentou um pacote integrado de ações para a população em situação de rua.

A solenidade reuniu representantes da população em situação de rua no Salão Negro do Palácio da Justiça, em Brasília, e contou com a participação de seis ministérios, responsáveis pela articulação de diversas políticas públicas voltas para o segmento.

 O ministro Guilherme Boulos lembrou que o censo é a base para a formulação de políticas públicas com mais efetividade, ao fornecer dados seguros para que elas cheguem a quem precisa.

“O censo vai permitir de uma vez por todas tirar a população de rua da invisibilidade estática, comprovar e colocar a sua existência, e, a partir disso, ajudar a construir políticas públicas mais eficientes”, disse o ministro.

O IBGE, que sempre fez a pesquisa por amostra de domicílio, fará também para quem não tem domicílio, que é a pessoa em situação de rua. Guilherme Boulos

CIAMP RUA – O presidente do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para Inclusão Social da População em Situação de Rua (CIAMP Rua), Anderson Miranda, iniciou sua fala com um pedido para que todas as pessoas em situação de rua presentes ficassem de pé.

Leia Também:  CGU, PF e MPF apuram suspeitas de desvio de recursos na compra de alimentos no Ceará

Anderson, que é primeira pessoa com trajetória de rua contratada para um cargo no governo federal, destacou que não é possível falar de políticas públicas sem a participação do segmento.

A vice-presidenta do CIAMP, Joana Basílio, ressaltou que os investimentos anunciados precisam chegar aos territórios e produzir mudanças concretas na vida das pessoas. “O mais importante é que essas políticas sejam efetivamente acessadas por quem está nas ruas. Estamos falando de cidadania, dignidade e garantia de direitos”, concluiu.

ENTREGAS PARA A POP RUA

Cozinhas solidárias – Na área da segurança alimentar, foram apresentados investimentos na equipagem de oito cozinhas solidárias, ampliação da oferta de refeições e R$ 3 milhões na formação de 88 agentes territoriais de Pop Rua.

Saúde – Na saúde, foi anunciada a implementação de Unidades Móveis de Rua e Educação Popular em Saúde na Atenção Primária para 5 mil agentes, com crescimento de 93% nas equipes de Consultório de Rua.

Justiça – No âmbito do acesso à justiça, foram apresentados investimentos de R$ 46 milhões nos Centros Pop Rua, reforçando equipes na área jurídica; R$ 27 milhões em 30 unidades dos Centros de Acesso a Direitos e Inclusão Social (CAIS) com entidades da sociedade civil; R$ 36 milhões em 35 CAIS com universidades; além de R$ 900 mil na formação de mais de 5 mil profissionais de segurança.

Cidadania – No enfrentamento à violência institucional, as iniciativas contam com investimento de R$ 70 milhões em 47 unidades da rede de atendimento em direitos humanos para população em situação de rua, que funcionam em 21 estados mais o Distrito Federal. O projeto piloto do Balcão GovBr foi pensado para garantir o acesso do segmento aos serviços públicos digitais.

Leia Também:  Entrada de turistas internacionais em Pernambuco mais que dobra nos primeiros cinco meses do ano e é a maior da história

Capacitação – O Colaboratório Nacional POP Rua, com atuação em 14 capitais brasileiras, conta com investimento de R$12,8 milhões em cerca de 1.000 atividades de formação. São mais de 36 mil participantes, deste total 5.590 pessoas em situação de rua, que participam ativamente das definições de temas, organização de conteúdos e mobilização.

Informação – Ainda em 2026 terá início a fase preparatória do 1º Censo Nacional da População em Situação de Rua, gerando informação e dados mais qualificados.

Solenidade – Participaram da solenidade Entregas POP Rua, os ministros Guilherme Boulos (SGPR); Janine Mello (MDHC);  Wellington Dias (MDS);  o secretário-executivo do MJSP, Ademar Borges;  o secretário nacional de Economia Popular e Solidária do MTE, Fernando Zamban; a secretária de Atenção Primária à Saúde do ministério da Saúde, Ana Luisa Caldas; o padre Júlio Lancellotti, que conduz projetos socias para a população de rua em Saõ Paulo; e o presidente e vice-presidenta do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para Inclusão Social da População em Situação de Rua (CIAMP RUA), Anderson Miranda e Joana Basílio.

Fonte: Secretaria-Geral

Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA