BRASIL & MUNDO
Motoristas e entregadores por aplicativo passam a contar com pontos de apoio
BRASIL & MUNDO
Motoristas e entregadores por aplicativo passam a contar, a partir desta quinta-feira (25), com um espaço de apoio e acolhimento em Mauá (SP). Este é o primeiro ponto de apoio Parada Certa, que disponibiliza área de descanso e estrutura básica para as necessidades dos trabalhadores durante a jornada de trabalho. Até o fim do ano, haverá 100 pontos de apoio no Brasil. Os próximos passam a funcionar até o fim da semana que vem em Recife (PE), Natal (RN), Salvador (BA) e São Bernardo do Campo (SP).
A iniciativa decorre do diálogo estabelecido entre representantes da categoria e a Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), iniciado em 2025, com o objetivo de identificar demandas relacionadas às condições de trabalho dos profissionais que atuam por meio de plataformas digitais.
Durante visita ao espaço em Mauá, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, destacou a importância da estrutura para os trabalhadores. “Aqui é a realização de um propósito. Quem trabalha sob sol e chuva merece todo o nosso respeito”, afirmou o ministro.
A implantação do Parada Certa ocorre por meio de parceria entre diferentes instituições. Cabe às prefeituras e aos governos estaduais parceiros disponibilizar o terreno e realizar a manutenção e a zeladoria dos espaços. O investimento social que viabiliza o espaço do Parada Certa é realizado pela Fundação Banco do Brasil.
O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, destacou a importância da instalação do ponto de apoio no município. “Muito feliz por ter realizado o primeiro Parada Certa aqui em Mauá”, comemorou.
Para o presidente da Fundação Banco do Brasil, André Machado, a iniciativa representa um modelo a ser replicado em todo o país. “O primeiro Parada Certa do Brasil é um modelo de diálogo. Um modelo que será seguido por todo o Brasil”, destacou.
Representante da Aliança Nacional dos Motoristas de Aplicativo, Tiago Luz ressaltou a relevância da iniciativa para a categoria. “Temos muito a caminhar, um caminho longo. Agora temos uma parada. Uma parada certa para o nosso trabalho”, disse.
O entregador Robinho também comentou a importância da estrutura. “Estamos juntos. Muito obrigado por tudo o que estamos conseguindo para melhorar nosso trabalho”, disse.
Estrutura disponível
O Parada Certa dispõe de infraestrutura voltada ao acolhimento, ao descanso e à convivência dos trabalhadores. O espaço oferece:
• banheiros masculino, feminino e acessível para pessoas com deficiência;
• chuveiro adaptado;
• espaço de convivência e descanso;
• copa equipada com micro-ondas e bancada para refeições;
• tomadas para recarga de celulares;
• sala destinada a atividades formativas e reuniões;
• área externa de convivência;
• estacionamento e bicicletário.
A estrutura busca proporcionar melhores condições para pausas e intervalos durante a jornada de trabalho dos motoristas e entregadores por aplicativo.
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr
Fonte: Secretaria-Geral
BRASIL & MUNDO
Nem garoa nem frio: Governo do Brasil na Rua em São Bernardo do Campo levou cidadania para perto da Vila São Pedro
O apelido “Terra da Garoa”, da capital paulista, serviu como uma luva nesta quinta-feira (25) para a vizinha São Bernardo do Campo, onde foi realizada uma edição especial do Governo do Brasil na Rua na histórica comunidade da Vila São Pedro, bairro mais populoso da cidade.
Logo na abertura do evento, uma história do bem-sucedido programa de renegociação de dívidas Novo Desenrola Brasil. Kelli Fernanda Godoi subiu ao palco para a assinatura simbólica da renegociação da sua dívida de crédito rotativo, com um desconto de 90%. Em valores de hoje, a dívida de R$ 4.638,75 foi renegociada pelo valor de R$ 463,88 parcelada em duas vezes.
“Quando o Governo do Brasil fez o desenrola, foi para atender a Kelly aqui e todo mundo que precisa. E às vezes as pessoas estão precisando, mas não conhecem (a política pública) ou não sabem como acessar”, explicou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, para ilustrar a importância do Governo do Brasil na Rua, iniciativa que aproxima serviços públicos da população.
Para Kelly, a renegociação foi uma oportunidade para se reorganizar. “So tenho a agradecer, não é fácil ter uma dívida, ficar pensando nela”, resumiu a beneficiária do Desenrola Brasil.
Telerretinografia – A telerretinografia foi uma das estrelas do Governo do Brasil na Rua em São Bernardo do Campo. Oferecido pelo SUS e disponível em cerca de 1.300 municípios, o exame registra imagens da retina e do nervo óptico, auxiliando na identificação precoce de alterações que podem comprometer a visão.
O segurança Lucas Melo e o metalúrgico Romeu Pereira fizeram o exame na feira da cidadania em São Bernardo e vão receber o resultado por e-mail, na tranquilidade de casa.

- Romeu Pereira (no alto) e Lucas Melo fizeram a teleretinografia na feira da cidadania em São Bernardo.
A analista de Saúde Digital do ministério da Saúde, Eliete Morais, explica que teleretinografia pode ser realizada por técnicos e enfermeiros treinados, o que facilita a ampliação de acesso ao procedimento. “Mas o laudo é sempre feito por um médico”, conta Eliete, que tem viajado para diversas partes do país acompanhado os atendimentos feitos durante o Governo do Brasil na Rua, iniciativa que vai passar por todos os estados brasileiros.

- Eliete Morais, do ministério da Saúde (à direita), Vinícus Mrad e Paula Pizzato do Datasus
“Nem sempre as pessoas têm acesso a esse exame, que diagnostica doenças que podem prevenir a cegueira, por exemplo, como a retinopatia diabética, o glaucoma, catarata”, explicou a secretária de Informação e Saúde Digital do ministério da Saúde, Ana Estela Haddad.
De acordo com a secretária, 12 diagnósticos que já haviam sido realizados no evento já receberam indicação de encaminhamento para oftalmologia. “Isso mostra a importância do Governo do Brasil na Rua para levar também a saúde para mais perto do povo”, afirmou.
FGTS – Atendimentos bancários da Caixa e do Banco do Brasil, além de programas sociais como Reforma Casa Brasil e Novo Desenrola, também fizeram parte da feira da cidadania em São Bernardo.
Acompanhado da esposa, Maria Valéria, e da neta Lorena, Antônio Almeida de Moura procurou o atendimento da Caixa Econômica Federal para dar entrada na liberação do FGTS por questões de saúde previstas na regra do fundo. Ele ficou sabendo do Governo do Brasil na Rua na Vila São Pedro por meio de mensagem no celular.
“Nós estamos terminando uma rodada do Governo do Brasil Rua e vamos completar na semana que vem os 27 estados do Brasil”, disse o ministro Guilherme Boulos, para resumir. “Governo não tem que ficar em gabinete, governo não tem que ficar em palácio, governo tem que ir até o povo”.
O Governo do Brasil na Rua é uma ação interministerial coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, que reúne diversos órgãos federais e parceiros locais, que está passando por todas as unidades da federação.

- Cláudia Fernandes (à esquerda), ao lado da gerente executiva do INSS ABCD, Dulce Marin, obteve a pensão por morte do marido no Governo do Brasil na Rua em São Bernardo
Fonte: Secretaria-Geral
-
Cuiabá6 dias atrásPrefeitura de Cuiabá terá expediente reduzido em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo
-
POLÍTICA6 dias atrásPresidente do TCE fala em esquema e amplia auditoria sobre livros
-
COTIDIANO6 dias atrásFalso terapeuta faturou mais de R$ 15 mil com crianças autistas
-
POLÍCIA6 dias atrásFogo destrói secador de grãos em empresa às margens da BR-070





