Search
Close this search box.

Geral

Especialistas debatem cenário do saneamento nacional durante congresso em Caxias do Sul

Publicados

Geral

Especialistas, gestores públicos, pesquisadores e representantes do setor de saneamento de diversas regiões do país se reúnem nesta semana em Caxias do Sul para o 54º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae. Começando nesta segunda-feira (25), o evento segue até sexta (30), no Parque de Eventos da Festa Nacional da Uva, com uma programação composta por painéis, mesas-redondas, oficinas e visitas técnicas para abordar os principais desafios e avanços do saneamento brasileiro.

Representantes da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA) do Ministério das Cidades estarão presentes em diferentes atividades do congresso, contribuindo para os debates sobre gestão pública, governança, universalização dos serviços e fortalecimento institucional do setor.

O secretário nacional de Saneamento Ambiental, Márcio Leão Coelho, participa da abertura oficial do evento, nesta segunda-feira, às 19h. Ele também estará no painel sobre gestão pública, governança e capacidade institucional, na terça-feira (26), às 9h.

O Ministério das Cidades segue na programação na quarta-feira (27), em debate sobre o Marco Legal do Saneamento e os impactos na gestão pública, com a conselheira jurídica da pasta, Fernanda Morais, entre os palestrantes. O diretor do Departamento de Saneamento Rural e de Pequenos Municípios, Flávio Gomes Júnior, integra a bancada de um fórum sobre soluções alternativas para o saneamento rural, na quinta-feira, às 10h30.

Leia Também:  Participação do Brasil na ONU e os 20 anos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência serão tema de live do MDHC

Promovido pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), o congresso é considerado um dos principais fóruns de discussão do saneamento básico no país. Além dos temas com representantes do Ministério das Cidades, também serão abordados assuntos de eficiência energética, redução de perdas de água potável, participação social, educação sanitária, gestão de ativos, expansão dos sistemas, reforma tributária, lixões, gestão municipal e integrada, liderança feminina, inovação e planejamento, além da apresentação de trabalhos técnicos, gestão de cursos e palestras especiais.

Está prevista a presença de participantes e representantes de cerca de 500 municípios brasileiros para tratar sobre desafios, soluções e experiências relacionadas ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana.

Acesse a Central de Conteúdos e as Redes Sociais do Ministério das Cidades

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL & MUNDO

Nova política do audiovisual brasileiro é debatida por ministro do MDIC

Publicados

em

O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, participou nesta segunda-feira (25/5), no Rio de Janeiro (RJ), de encontro sobre a nova política de incentivo para o Audiovisual Brasileiro. O evento organizado pela Federação da Industria e comercio do Audiovisual (FICA) reuniu representantes do setor produtivo, instituições de fomento e integrantes do governo federal para discutir medidas estruturantes voltadas ao fortalecimento da indústria audiovisual no país.

Durante o encontro, Márcio Elias Rosa reforçou que o governo federal trabalha na construção de uma política estruturante para fortalecer a cadeia audiovisual brasileira.

“O audiovisual não é apenas cultura. É também indústria, geração de emprego, inovação, exportação e desenvolvimento econômico. O presidente Lula compreende a importância estratégica dessa cadeia produtiva e criou condições para que o Brasil tenha uma política estruturante para o setor, com crédito, financiamento, exportação, combate à pirataria e fortalecimento da produção nacional”, afirmou o ministro do MDIC.

Márcio Elias Rosa destacou que a política está alinhada às diretrizes da Nova Indústria Brasil (NIB) e está sendo construída em diálogo com diferentes segmentos da cadeia produtiva.

Leia Também:  MTE aprova Fluxo Nacional de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Exploração Sexual

“O Brasil precisa de uma indústria moderna, inovadora, sustentável e capaz de disputar mercados internacionais. O audiovisual faz parte dessa transformação e precisa ser tratado como atividade econômica estratégica para o desenvolvimento nacional”, concluiu.

Participaram do encontro a presidente da Federação da Indústria e Comércio do Audiovisual (FICA), Walkiria Barbosa, e o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira Lima, e o presidente da ABDI, Olavo Neto.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA