Search
Close this search box.

Geral

Governo mobiliza tecnologia capaz de localizar sinais de celular sob escombros para auxiliar nas buscas por vítimas do terremoto na Venezuela

Publicados

Geral

O Governo do Brasil articula o envio de uma equipe técnica da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para apoiar as operações de busca e resgate às vítimas do terremoto que atingiu a Venezuela na noite da última quarta-feira (24). A iniciativa está sendo coordenada entre a Anatel, o Ministério das Comunicações e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

A missão utilizará equipamentos de monitoramento de espectro capazes de identificar e localizar sinais emitidos por dispositivos de telecomunicações – como sinais de aparelhos celulares -, tecnologia que pode auxiliar equipes de resgate na localização de sobreviventes em áreas atingidas por desastres naturais. Os mesmos equipamentos já foram empregados pela Anatel em operações de resposta a emergências no Brasil, como deslizamentos de terra e outras ocorrências de grande impacto, contribuindo para ampliar a capacidade de localização de vítimas em regiões de difícil acesso.

Segundo o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, a atuação demonstra como a infraestrutura e o conhecimento técnico do setor de telecomunicações podem contribuir diretamente para salvar vidas. “As telecomunicações também cumprem uma missão humanitária. A tecnologia desenvolvida e utilizada no Brasil pode apoiar operações de busca em situações críticas, reforçando a cooperação internacional e colocando nossa capacidade técnica a serviço da proteção da vida”, disse.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: [email protected] | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

Fonte: Ministério das Comunicações

Leia Também:  MIDR repassa R$ 11,9 milhões para Pernambuco e 17 cidades afetadas por desastres

Propaganda

BRASIL & MUNDO

Investimentos do Novo PAC modernizam aeroportos em Mato Grosso do Sul

Publicados

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra da Casa Civil, Miriam Belchior, e o ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, entregaram, nesta quinta-feira (25), a primeira fase das obras de ampliação e modernização dos terminais dos aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul. As melhorias integram o Novo PAC e ampliam a capacidade dos sistemas operacionais para acompanhar o crescimento econômico da região. 

“O que está acontecendo nos aeroportos do Brasil é uma verdadeira revolução. Finalmente nós descobrimos que o povo que viaja quer conforto, o povo que viaja quer beleza, quer aeroporto bom, quer lugar tranquilo para sentar, quer ter lugar para comprar as coisas”, ressaltou o presidente.

As intervenções marcam um avanço histórico para a aviação sul mato-grossense, aumenta a conexão do estado com o restante do país e impulsiona o desenvolvimento regional. As melhorias reforçam a infraestrutura para atender moradores, turistas, empresários e produtores que dependem do transporte aéreo diariamente.

Lula também destacou o aumento no número de passageiros nos aeroportos. “Nesses primeiros seis meses do ano, nós batemos o recorde de passageiros voando no Brasil. É o primeiro semestre mais vitorioso de toda a história da aviação brasileira, numa demonstração de que o povo brasileiro, na hora que tem oportunidade, viaja. E se viaja, precisa de conforto. E conforto significa que o Estado, se não pode fazer as coisas, permite que quem sabe fazer, faça, e o empresário sabe fazer”, afirmou.

REQUALIFICAR — “Com essa entrega da Aena, a gente tem 45 aeroportos completamente requalificados. Este é o objetivo do Programa Ampliar, requalificar os aeroportos regionais, por meio de concessões. No primeiro leilão do Ampliar, nós já colocamos 13 novos aeroportos para as concessões e, em dezembro, faremos mais uma rodada no leilão do Aeroporto de Brasília. Outros dois aeroportos do Mato Grosso do Sul estarão incluídos nessa rodada, o de Dourados e o de Bonito, que receberão mais R$ 150 milhões”, pontuou o ministro Tomé Franca.

Leia Também:  Industrializar a construção civil é o próximo passo do Minha Casa, Minha Vida

CONCESSIONÁRIA — As obras foram realizadas pela concessionária Aena Brasil, por meio dos contratos de concessão coordenados pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com investimentos privados financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

“Quando a Aena assumiu a gestão dos aeroportos do Mato Grosso do Sul, no fim de 2023, nos comprometemos a ampliar os terminais, modernizar os sistemas e entregar aeroportos à altura do crescimento deste Estado. Hoje, presidente Lula, estou aqui para dizer que honramos o nosso compromisso. Ponta Porã é uma cidade de fronteira que integra economias, culturas e pessoas. Precisava de uma infraestrutura compatível com o seu potencial estratégico. Agora isso é uma realidade”, afirmou o presidente da Aena Brasil, Santiago Yus.

Os três empreendimentos integram o bloco de 11 terminais administrados pela concessionária. Essas obras somam, aproximadamente, R$ 640 milhões em investimentos. No conjunto de aeroportos de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará, estão previstos R$ 4,5 bilhões em investimentos em obras, sistemas e equipamentos.

MODERNIZAÇÃO — Principal porta de entrada aérea de Mato Grosso do Sul, o Aeroporto Internacional de Campo Grande passou por obras de modernização. O terminal ganhou um novo pavimento, teve a área ampliada em 25% e aumentou a capacidade de atendimento de 950 mil para 2,6 milhões de passageiros por ano. 

Também foram instaladas três pontes de embarque, novos equipamentos de inspeção e uma sala de embarque com sete portões, além de infraestrutura preparada para receber voos internacionais. O aeroporto registrou movimentação de 775.150 passageiros e desempenha papel estratégico para a logística, o turismo e os negócios no Centro-Oeste. 

Leia Também:  Governo do Brasil destina 80 imóveis para produção de 11 mil moradias populares no país

Em Corumbá, uma das principais portas de acesso ao Pantanal, as obras ampliaram a capacidade do aeroporto de 42 mil para 120 mil passageiros por ano. O terminal recebeu melhorias nos espaços de embarque, check-in, inspeção de passageiros e estacionamento, além de adequações operacionais que aumentaram a segurança e a eficiência das operações.

Em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, o terminal aeroportuário passou por uma das maiores transformações de sua história. A área do terminal foi ampliada de 770 m² para 3.760 m² e a capacidade anual saltou de 30 mil para 130 mil passageiros. O aeroporto também ganhou novos espaços comerciais, ampliação do estacionamento e mais posições para aeronaves comerciais.

DESENVOLVIMENTO DO CENTRO-OESTE — Com aeroportos mais modernos e preparados para atender à crescente demanda de passageiros, Mato Grosso do Sul fortalece sua posição como um dos principais polos econômicos e logísticos do Centro-Oeste. 

Para dar continuidade à expansão da infraestrutura aeroportuária do Centro-Oeste, o Governo do Brasil prevê investimentos de R$ 91 milhões, entre 2026 e 2027, nos aeroportos da região. Anunciados em dezembro de 2025, os recursos integram a carteira pública de investimentos de aeroportos regionais.

Confira os principais destaques dos aeroportos de MS:

Campo Grande

  • Capacidade operacional: 2,6 milhões de passageiros por ano

  • Aeroporto ampliado em 25% 

  • 3 novas pontes de embarque 

  • Nova sala de embarque com 7 portões

Corumbá

  • Capacidade operacional: 120 mil passageiros por ano

  • Terminal ampliado em 25%, passando de 1.950² para 2.400m²

  • Canal de inspeção 8x vezes maior

  • Saguão do check-in triplicado

Ponta Porã

  • Capacidade operacional: 130 mil passageiros por ano

  • Terminal ampliado em 390%: de 770m² para 3.760m²

  • Check-in ampliado de duas para oito posições

  • Área comercial 8x vezes maior

Fonte: Casa Civil

Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA