CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

CIDADES

Deputado Claudinei e vereadores apresentam proposta para facilitar testagem da Covid-19 em Rondonópolis

Publicados

CIDADES

No propósito de buscar soluções e aplicar estratégias para amenizar os impasses existentes na saúde pública e o aumento da disseminação da Covid-19, em Rondonópolis, o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) juntamente com os vereadores Dr. José Felipe Horta Junior e Subtenente Guinâncio (PSDB), foram ao 18° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) para se reunirem com o tenente-coronel Luciano Bittencourt Abreu, comandante da unidade. Também, esteve presente o capitão e oficial de operações Brandt.

Inicialmente, Claudinei solicitou algumas informações e orientações sobre a possibilidade de instalar um Hospital de Campanha do Exército na região. Segundo o comandante, existe no país somente duas estruturas instaladas e deu detalhes quanto à organização dos envolvidos, funcionamento e operação por parte do Exército. “É uma estrutura grande para fazer cirurgias, é custosa a operação e a aquisição. É um quartel dentro de instalações que se montam, tem um corpo médico, um comandante. Isso é gerenciado pelo comando do Exército”, detalha.

Hospital

O comandante explica que para a instalação desse tipo de hospital é necessário o envolvimento e parcerias das Secretarias de Saúde das esferas municipal e estadual, Ministérios da Saúde e Defesa. “O pedido chegaria ao Ministério da Defesa que determinaria ao Exército para a montagem do hospital de campanha em determinada cidade, dentro da importância daquela ação. Até o Ministério da Saúde poderia solicitar para um outro local”, esclarece Bittencourt.

Com a complexidade do processo, o tenente-coronel foi claro ao dizer que, em Rondonópolis, considera não ter referência para instalar esse tipo de hospital e considerava difícil concretizá-lo. Diante disso, após os devidos esclarecimentos, os parlamentares apresentaram outras propostas e sugestões, a fim de verificar o melhor caminho a ser conduzido, na tentativa de gerar um incremento no atendimento, neste período da pandemia, para a população rondonopolitana.

Leia Também:  Cenário da dengue no estado do Rio de Janeiro está em estabilidade 

Testagem

O vereador José Felipe, antes de ocupar a cadeira na Câmara Municipal, atuava como médico no Sistema Único de Saúde e consultório médico particular. Neste período, durante o atendimento aos pacientes com suspeita de Covid-19, ele encaminhava para a Praça Brasil que tinha barracas para a realização de testagem. Essa iniciativa fazia parte do programa “Missão Cidadã” que foi conduzida por comerciantes.

“Teve essa ação no ano passado que foi um divisor de águas. Eu era médico do SUS e de um consultório. Os pacientes que tinham suspeita de Covid eu encaminhava para a Praça Brasil. Eu achei interessante que era um atendimento que a população tinha mais acesso. Cheguei a dar a ideia ao secretário de saúde para assumirem um atendimento igual ao que teve o Missão Cidadão”, comenta o parlamentar.

Sentinela

Felipe ressalva que, atualmente, Rondonópolis conta com cinco unidades com o projeto Sentinela – instaladas nos Postos de Saúde da Família (PSFs) -, para atendimento, consultas e realização de exames somente para casos de Covid-19. Essa iniciativa teve início em junho do ano passado devido a elevação de casos do novo coronavírus na cidade.

Ele defende que os PSFs têm que retornar o atendimento às outras enfermidades, como hipertensão e diabetes, pois não existe só Covid-19. Com isso, sugere a aplicação de atendimento em praças com a linha aplicada pelo programa “Missão Cidadão”. “Defendo a volta do atendimento da Praça, pois eu vi o resultado no meu consultório. Fazer a testagem e ter o resultado, muda muito. Assim, evita a disseminação do vírus”, explica o vereador que já foi médico oficial do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Cuiabá, no ano de 1998.

Leia Também:  Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

O deputado Claudinei concorda em manter as unidades de atenção básica na ativa. “São cinco unidades que só atendem casos de Covid-19. Realmente, temos que ver que a população sofre com outras doenças e precisa ter a assistência de saúde necessária. Enfrentamos o colapso na saúde e não podemos deixar desamparado aqueles que necessitam de outro tipo de atenção que não seja a Covid-19. O Missão Cidadã foi um passo importante e a retomada deste projeto, quem ganha é a população”, diz o deputado.

Bittencourt salienta que esse tipo de ação é possível com a participação do Exército. “Essa ideia é muito boa. Foi muito boa essa vinda de vocês, aqui. Essa proatividade. Podem contar com este apoio nestes termos. Criar duas novas praças com o Missão Cidadão para este fim. Vai ficar bom e o Exército pode apoiar”, prontifica o comandante que disse que será possível dar o suporte com barracas e, até mesmo, a descontaminação da estrutura.

Em comum acordo, os parlamentares encaminharão essa sugestão ao prefeito José Carlos do Pátio (SD), para possível parceria e, assim, verificar a possibilidade da implantação dessas barracas, em pelo menos duas praças da cidade, onde há um fluxo maior de pessoas.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá e Sindicato de Enfermagem chegam a consenso, e as propostas do PCCV da Enfermagem serão analisadas para encaminhamentos

Publicados

em

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (25), no Salão Nobre do Palácio Alencastro, um novo encontro entre a Prefeitura de Cuiabá, o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso – SINPEN e membros da comissão dos trabalhadores para os devidos encaminhamentos da proposta da revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos profissionais de enfermagem.

À frente dos trabalhos de valorização do funcionalismo público, nas diferentes carreiras, os secretários municipais de Governo, Júnior Leite e da Gestão, Ellaine Mendes, definiram juntamente e de forma consensual com a categoria e membros da Secretaria Municipal de Saúde que, para destravar a primeira etapa do processo do PCCV, as duas propostas, tanto do sindicato como da saúde, serão analisadas para chegar a um denominador comum.

“São duas situações técnicas que precisam ser consideradas. Portanto, foram protocoladas junto à Secretaria de Gestão, que fará a análise para saber os impactos financeiros que isso vai de fato causar nas contas do município, seja os cálculos da Secretaria de Saúde ou os cálculos do sindicato. A partir daí, é que nós vamos entender os números que isso vai impactar nas finanças do município e com isso avançar no acordo com a categoria. Nós estamos numa mesa de negociação e é dessa forma mesmo”, declarou o secretário municipal de Governo, Júnior Leite.

Leia Também:  Emanuel judicializa e se mexe para derrubar cassação no tribunal

Ellaine Mendes, secretária municipal de Gestão, destacou o trabalho colaborativo com as diferentes categorias e reiterou o compromisso da administração liderada pelo prefeito Emanuel Pinheiro em satisfazer as expectativas dos profissionais que buscam melhorias em suas carreiras. “Valorizar o servidor público é um dos pilares fundamentais desta gestão. A aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da Enfermagem é uma de nossas principais prioridades. Nos empenharemos para garantir um tratamento justo e humanizado a todos”, afirmou a secretária.

“Aos poucos a gente vai avançando”, detalhou Júnior Leite. “Um vai abrindo mão de uma, o outro vai abrindo mão de outra para que a gente chegue a um denominador comum e faça com que eles saiam felizes com aquilo que estão pleiteando de acordo com o estabelecido em lei. Quem ganha com isso é a população, que continua com um belíssimo trabalho e serviço prestado pela categoria e se transforma. É isso que o prefeito Emanuel Pinheiro quer, atender de forma que todos saiam satisfeitos”, afiançou Júnior Leite.

Leia Também:  Pacientes depredam UPA e ferem vigilante no Distrito Federal

A próxima reunião ficou agendada para o dia 03 de maio (quinta-feira), às 9 horas, no Salão Nobre da Prefeitura de Cuiabá, para apresentação da proposta elaborada pela Secretaria Municipal de Gestão.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA