CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

SAÚDE

Santa Catarina quer ampliar até 12 anos vacinação contra a gripe

Publicados

SAÚDE

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina solicitou ao Ministério da Saúde ampliar para até 12 anos a faixa etária de crianças classificadas como grupo prioritário para a vacinação contra a gripe. Atualmente, a dose no Sistema Único de Saúde (SUS) só está indicada para crianças com idade entre 6 meses e 5 anos.

No ofício, enviado ao ministério na última terça-feira (23) à secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do ministério, Ethel Maciel, a secretária de Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto, cita uma antecipação da circulação de vírus respiratórios no estado, como o da influenza, e que, neste momento, os dados indicam uma tendência de aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Ainda de acordo com o documento, os casos de SRAG causados por influenza já correspondem a mais de 10% do total registrado em Santa Catarina. “A análise por faixa etária evidencia que 40% das SRAG por influenza ocorrem entre crianças de 6 meses a 12 anos de idade e 40%, em idosos com mais de 60 anos de idade”, destaca o documento.

Leia Também:  Vacinação contra dengue começa em Mato Grosso

“Associado a esse cenário, a análise da demanda por leitos de UTI [unidade de terapia intensiva] neonatal na data de hoje mostra uma ocupação superior à 95%, sendo que, das oito macrorregiões de saúde, seis estão com a totalidade dos leitos utilizados. Em relação aos leitos de UTI pediátricos, a ocupação no momento é de 93%, com três macrorregiões com lotação completa”.

Ao final, a secretária de Saúde solicita a ampliação da faixa etária de crianças classificadas como grupo prioritário para a vacinação contra a gripe “tendo em vista o período de sazonalidade e a necessidade de proteção dos grupos que mais demandam hospitalização, atualmente impactando na ocupação dos leitos no estado de Santa Catarina”.

Fonte: EBC SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Vacinação contra dengue começa em Mato Grosso

Mato Grosso recebeu 131.479 doses do imunizante, distribuídos para 35 municípios do estado que já estão aplicando

Publicados

em

A escolha das cidades considerou o painel de monitoramento da doença, que aponta os locais com maior número de casos.

A vacinação contra a dengue ganhou força, nesta semana, em Mato Grosso. Em Várzea Grande, região metropolitana da capital, as 23 unidades já estão com os imunizantes para aplicar na população. Já em Cuiabá, não há data para início.

As primeiras doses da vacina contra a dengue chegaram em Mato Grosso no fim de abril. Mato Grosso recebeu 131.479 doses do imunizante, distribuídos para 35 municípios do estado.

A escolha das cidades considerou o painel de monitoramento da doença, que aponta os locais com maior número de casos. Cidades como Tangará da Serra, Sinop, e Lucas do Rio Verde já começaram a imunização.

O esquema vacinal da dengue é em duas doses com intervalo de três meses entre a primeira e segunda dose. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, as doses ainda não estão sendo aplicadas devido a logística. A expectativa é que comece na próxima semana.

Em Várzea Grande, a vacinação contra a dengue começou já na última sexta-feira (8). O horário de aplicação das doses é entre 7h30 e 10h45 e das 13h às 16h45.

Leia Também:  Médicos listam recomendações para evitar doenças em meio a enchentes

Seis unidades estão com horário estendido de atendimento, até às 19h e não fecham para almoço, que são:

  • ESF do São Mateus;
  • ESF da Manga;
  • ESF do Aurilia Curvo;
  • ESF do Água Vermelha;
  • ESF do Manaira e Unipark.

Vacinação em outros municípios:

Tangará da Serra

O município de Tangará da Serra recebeu 1.872 doses da vacina. Esse número corresponde a cerca de 25% do total do público alvo. Devem receber o imunizante mais de 7 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. No município, as doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde.

Barra do Bugres

Em Barra do Bugres, a vacinação contra a dengue começa na tarde desta quarta-feira (8). As doses serão aplicadas em todas as unidades de saúde do município.

Sinop

A Prefeitura de Sinop anunciou que as vacinas contra a dengue já estão disponíveis nos postos de saúde. O público alvo são crianças e adolescentes com idades entre 10 a 14 anos. Em Sinop um total de 13.459 pessoas devem ser vacinados.

Leia Também:  Planos de saúde ganham mais de 800 mil usuários em um ano

As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão abertas de segunda a sexta-feira das 7h às 11h, e das 13h às 17h. Também estão sendo aplicadas as vacinas nos Centros Integrados de Atendimento (CIA’s) André Maggi e Jacarandás ,de segunda a sexta-feira das 6h30 às 18h30.

A UBS Ibirapuera e Vindilina II estarão com horário estendido de atendimento.

Lucas do Rio Verde

Já Lucas do Rio Verde recebeu 1.521 doses. O imunizante está disponível em todas as UBS do município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30. Para as crianças com idade entre 10 e 14 anos, a aplicação é realizada entre 13h e 16h30.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA