Geral
Comunidade de Brasília ganha centro que transforma resíduo eletrônico em oportunidades de emprego e inclusão digital
Geral
Equipamentos eletrônicos que antes teriam como destino o descarte agora ganharão uma nova vida nas mãos de estudantes, instituições sociais e pessoas em busca de qualificação profissional. O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, inaugurou nesta quinta-feira (25), na Cidade Estrutural (DF), o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) INAC Reciclotech, unidade que une inclusão digital, capacitação profissional e sustentabilidade em um único projeto.
O novo centro passa a integrar a rede do programa Computadores para Inclusão, uma das principais iniciativas do Governo Federal para democratizar o acesso à tecnologia, promover a economia circular e preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho por meio de cursos gratuitos na área de tecnologia da informação.
“Aqui será um espaço para capacitação e qualificação de jovens, adultos e idosos que tenham interesse em participar de cursos nas áreas de inteligência artificial, manutenção de computadores e celulares, robótica e montagem de PCs gamers. Aqui, com o auxílio de impressoras 3D, os participantes poderão desenvolver e imprimir projetos utilizando o que há de mais moderno em tecnologia”, destacou o ministro Frederico de Siqueira Filho.
A expectativa é emitir 1.650 certificados em cursos de informática, manutenção e recondicionamento de computadores, educação ambiental e gestão de resíduos eletrônicos, formando profissionais para um setor que registra demanda crescente por mão de obra qualificada.
A escolha da Cidade Estrutural para receber a nova unidade também carrega um significado simbólico. Conhecida por abrigar durante décadas o maior lixão da América Latina, a região passa a sediar um espaço dedicado ao reaproveitamento de equipamentos eletrônicos e à geração de oportunidades por meio da tecnologia.

- Funcionamento CRC
Computadores para quem mais precisa
Durante a cerimônia, o Ministério das Comunicações entregou 15 computadores recondicionados à Aliança Brasileira de Proteção Ancestral (Abrapa), organização que desenvolve ações sociais e de promoção da cidadania no Distrito Federal e em outros estados.
“Nós vamos abrir na nossa sede um departamento de inclusão digital. Isso vai favorecer muito a capacitação de pessoas, a inclusão no mundo digital e até a realização das nossas audiências. Porque muitas vezes o povo precisa, judicialmente, participar de uma audiência virtual. Então, com isso, conseguimos dar acesso à Justiça a quem precisa, acesso à educação e à comunicação, incluindo as pessoas no mundo digital e tirando-as da invisibilidade”, contou a secretária-geral da entidade, Patrícia Zapponi.
O programa Computadores para Inclusão já entregou 77,7 mil computadores em todo o país. Somente no Distrito Federal, foram doados quase 6,5 mil equipamentos, possibilitando a implantação de 446 pontos de inclusão digital.
A iniciativa também já certificou mais de 84 mil pessoas em cursos de tecnologia, sendo quase 9,9 mil no Distrito Federal.
Atualmente, o Brasil conta com 33 Centros de Recondicionamento de Computadores em funcionamento, distribuídos por 25 unidades da Federação. No Distrito Federal, além da nova unidade inaugurada na Cidade Estrutural, também está em operação o CRC Programando o Futuro, localizado no Gama.
Ao transformar lixo eletrônico em conhecimento, capacitação e oportunidades, o programa Computadores para Inclusão alia sustentabilidade, inovação e inclusão social, ampliando o acesso à tecnologia para quem mais precisa.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: [email protected] | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Fonte: Ministério das Comunicações
Geral
Ministério dos Transportes vistoria obras da Fico e reforça expansão da malha ferroviária nacional
O secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro acompanhou, nesta quinta-feira (25), o avanço das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), em Goiás. Integrada à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), a ferrovia formará um dos principais corredores de exportação do Brasil, conectando regiões produtoras do Centro-Oeste aos portos e ampliando a competitividade logística do país.
Com 364 quilômetros de extensão, o trecho está em construção pela Vale como parte das contrapartidas da renovação antecipada da concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). O modelo de investimento cruzado permite executar uma nova infraestrutura ferroviária estratégica com recursos privados, reforçando a parceria entre o poder público e a iniciativa privada na expansão da malha ferroviária nacional.
Ao sobrevoar as obras, Leonardo Ribeiro destacou o avanço do empreendimento e o papel da FICO na transformação da logística nacional.
“A FICO é muito mais do que uma ferrovia. Estamos falando de uma infraestrutura estratégica, que terá impacto direto no PIB brasileiro ao integrar a produção do Centro-Oeste à Ferrovia Norte-Sul e, futuramente, ao Corredor Leste-Oeste. Com o leilão desse corredor, o país ganhará uma nova alternativa logística para o escoamento da produção, reduzindo custos de transporte, aumentando a competitividade e fortalecendo o comércio exterior”, afirmou o secretário.
Corredor Leste-Oeste
A Fico I integra um projeto ainda maior: o Corredor Ferroviário Leste-Oeste, que terá conexão com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e com a Ferrovia Norte-Sul, formando um dos mais importantes eixos ferroviários em desenvolvimento no Brasil.
Com extensão prevista de 1.708 quilômetros, o empreendimento atravessará Bahia, Goiás e Mato Grosso. A ferrovia atenderá importantes regiões produtoras do oeste baiano, do Mato Grosso e do Matopiba, criando uma nova alternativa logística para o escoamento da produção regional em direção ao Porto Sul, em Ilhéus.
Para o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio, a FICO demonstra o potencial da atuação conjunta entre o poder público e a iniciativa privada para acelerar investimentos estruturantes.
“Em pouco tempo já é possível perceber o avanço das obras e a transformação que esse empreendimento representa para a infraestrutura brasileira. Esse resultado é fruto do trabalho conjunto entre o Ministério dos Transportes, a ANTT, a Infra S.A. e a iniciativa privada, que transformou uma política pública em uma obra capaz de gerar desenvolvimento, emprego e competitividade para o Brasil,” explicou Sampaio.
Leilões ferroviários
O Corredor Leste-Oeste integra a carteira ferroviária estruturada pelo Ministério dos Transportes para os próximos anos. Em novembro de 2025, a pasta lançou a primeira Política Nacional de Outorgas Ferroviárias e apresentou a maior carteira ferroviária da história recente do país.
Ao todo, estão previstos oito leilões ferroviários, que somam mais de 9 mil quilômetros de extensão e têm potencial para atrair cerca de R$ 160 bilhões em investimentos, com projeção de movimentar até R$ 600 bilhões ao longo do ciclo de implantação e operação dos empreendimentos.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes
Fonte: Ministério dos Transportes
-
Cuiabá6 dias atrásPrefeitura de Cuiabá terá expediente reduzido em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo
-
POLÍTICA6 dias atrásPresidente do TCE fala em esquema e amplia auditoria sobre livros
-
COTIDIANO6 dias atrásFalso terapeuta faturou mais de R$ 15 mil com crianças autistas
-
POLÍCIA6 dias atrásFogo destrói secador de grãos em empresa às margens da BR-070





