Geral
MDS apresenta experiência brasileira de cuidados em evento da CEPAL, no Chile
Geral
O debate sobre políticas públicas voltadas ao cuidado já ultrapassa o nível nacional. A experiência brasileira foi apresentada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) durante workshop internacional promovido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) sobre políticas de cuidado na América Latina.
O evento, realizado nos dias 28 e 29 de abril, reuniu representantes do Brasil, Chile, Colômbia, México e Uruguai. O objetivo foi compartilhar experiências e debater estratégias para fortalecer políticas públicas voltadas a pessoas que necessitam de cuidado, como crianças, idosos e pessoas com deficiência, com foco na ampliação do acesso e na redução das desigualdades.
Durante o workshop, o MDS destacou a importância de integrar as políticas de cuidado às ações de assistência social, inclusão produtiva e combate à pobreza. A diretora de Políticas de Cuidados da Primeira Infância e da Pessoa Idosa do MDS, Maria Carolina Alves, afirmou que a experiência brasileira de implementação e territorialização da Política Nacional de Cuidados foi apresentada a partir da perspectiva do governo federal, estadual e municipal.
“A troca com outros países da América Latina foi especialmente importante, pois amplia o aprendizado e contribui para adaptar soluções às diferentes realidades, fortalecendo a construção no Brasil”, reforçou a diretora. Durante o debate, também foi ressaltada a necessidade de políticas articuladas, que considerem as diferentes realidades dos territórios e ampliem o acesso a serviços públicos.
Representantes dos estados da Paraíba e Belo Horizonte também participaram do evento. Os dois estados aderiram ao Plano Nacional de Cuidados e, a partir das experiências, tiveram a oportunidade de apresentar as ações aos outros países. “Participar deste encontro representa uma oportunidade singular de aprendizado para fortalecer o diálogo regional sobre políticas de cuidado, ampliar a troca de experiências com outros países e organismos internacionais, compartilhar a experiência de Belo Horizonte e reafirmar o cuidado como direito e responsabilidade pública e coletiva”, destacou a diretora de Políticas de Cuidados da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Belo Horizonte, Simone Pegoreti.
Promovido pela CEPAL, o workshop integra uma agenda regional voltada à construção de políticas de cuidado mais inclusivas e sustentáveis. A iniciativa busca apoiar os países da América Latina no desenvolvimento de estratégias que fortaleçam a proteção social, promovam igualdade de oportunidades e ampliem a atuação do Estado na oferta de cuidados.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
Geral
MIDR monitora previsão de tempestade no Rio Grande do Sul e Santa Catarina nas próximas horas
Brasília (DF) – Técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) monitoram a previsão de tempestade em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina nesta sexta-feira (1) e no sábado (2). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso vermelho (grande perigo) de tempestade para os dois estados. De acordo com o instituto, a chuva pode passar de 60 milímetros (mm) por hora, com ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. Há grande risco de alagamentos, enxurradas, cortes de energia elétrica, destelhamento e queda de árvores.
“É importante que a população fique muito atenta aos alertas enviados pelas defesas civis, evite áreas alagadas, não se abrigue sob árvores e, em caso de trincas e rachaduras nas paredes ou aumento do nível do rio próximo à residência, saia de casa e procure um abrigo seguro”, alerta o coordenador-geral de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr.
Defesa Civil Alerta
O Defesa Civil Alerta, implementado em todo o território nacional pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), poderá ser usado pelos estados como forma de ampliar a proteção das pessoas. O sistema utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto e avisos sonoros para celulares em áreas de risco elevado. Os alertas aparecem de forma destacada na tela dos aparelhos e podem tocar mesmo em modo silencioso. Não é necessário cadastro prévio e o serviço é gratuito, com alcance de celulares compatíveis (Android e iOS lançados a partir de 2020) e cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G. O recurso não depende de pacote de dados e funciona mesmo se o usuário estiver ou não conectado ao Wi-Fi.
A ferramenta busca orientar as pessoas sobre as medidas de proteção a serem tomadas. Dessa forma, os alertas terão informações sobre o tipo de risco que está prestes a acontecer e instruções práticas. As definições de conteúdo e do momento de envio dos alertas são de responsabilidade dos órgãos de proteção e defesa civil locais e a ação é operacionalizada por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap).
O objetivo do Defesa Civil Alerta é proporcionar maior segurança, sendo complementar aos demais mecanismos de alertas de emergência: SMS, TV por Assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts. Para se manter informado e receber alertas, envie um SMS com seu CEP para 40199 ou mande um “Olá” para (61) 2034-4611 no WhatsApp.
Outras Notícias:
Defesa Civil Nacional envia equipe a Pernambuco para reforçar resposta às chuvas
Reconstrução do RS continua dois anos após desastre
Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional
-
POLÍCIA3 dias atrásRodovias em MT terão restrições para caminhões no feriado
-
COTIDIANO4 dias atrásMato Grosso entra na lista dos mais acolhedores do país
-
POLÍCIA2 dias atrásVenda de drogas perto de cadeia termina com apreensão e prisões
-
POLÍCIA2 dias atrásCondenado por morte brutal volta ao regime fechado



