Geral
Boletim do MDHC destaca entrega de certidões de óbito retificadas em Recife e Fortaleza em ação de reparação histórica
Geral
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com a Rádio GOV, lançou a 42ª edição do boletim de rádio “Na Frequência dos Nossos Direitos” nesta sexta-feira (29). O programa, transmitido regularmente entre 16h e 17h dentro do programa Assunto Federal, divulga ações, entregas e políticas públicas da pasta voltadas à promoção dos direitos humanos e da cidadania no Brasil.
A edição desta semana destacou a entrega de 32 certidões de óbito retificadas a familiares de vítimas da ditadura militar, entre 1964 e 1985. As cerimônias ocorreram, na última semana, no auditório Fernando Santa Cruz, da Ordem dos Advogados do Brasil, em Recife, e no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Ceará.
A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janine Mello, ressaltou a importância da iniciativa: “As cerimônias de entrega das certidões de óbito retificadas reafirmam o compromisso do MDHC com a verdade, memória, justiça e a garantia da não repetição de graves violações aos direitos humanos”.
Entre os familiares homenageados, os parentes de Tito de Alencar Lima, conhecido como Frei Tito, morto durante o regime militar, agradeceram a iniciativa e ressaltaram a importância de manter viva a luta por memória, verdade, justiça e reparação. Ao receberem a certidão retificada, também convidaram os estudantes presentes a refletirem sobre esse período da história do Brasil e a se engajarem na defesa da democracia e dos direitos humanos.
Sobre o boletim
O boletim Na Frequência dos Nossos Direitos é transmitido pela Rádio GOV e está disponível para retransmissão em mais de 1.600 emissoras de todo o país. As edições anteriores podem ser acessadas no site da Rádio GOV.
A iniciativa reforça o compromisso do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania em promover uma comunicação pública acessível, ampliando o alcance das informações sobre direitos humanos e cidadania em todo o território nacional.
Leia também:
Ministra Janine Mello participa da sanção da lei que cria a Universidade Federal Indígena
Texto: S.F.
Edição: G.O.
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.
Geral
Gás do Povo fortalece a segurança alimentar e chega às famílias baianas em ação do Governo do Brasil na Rua
O Programa Gás do Povo integra políticas públicas para fortalecer o acesso das famílias a direitos básicos, como saúde e segurança alimentar. Ao facilitar o acesso gratuito ao gás de cozinha, a iniciativa busca reduzir a dependência de combustíveis alternativos prejudiciais, como a lenha, e melhorar a qualidade de vida, especialmente, de mulheres e crianças, que são as mais expostas aos riscos da poluição domiciliar e acidentes.
Em Salvador, a secretária nacional de Integração e Articulação de Plataformas Sociais Eletrônicas (Sinapse), Analúcia Alonso, pasta responsável pelo Gás do Povo no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), participou da programação do Governo do Brasil na Rua. As atividades foram realizadas entre quinta-feira e sexta-feira (28.05 e 29.05).
“O gás leva segurança à cada casa. Leva também dignidade para as mulheres que precisam cozinhar todos os dias. Além disso, o gás sai e deixa um espaço no orçamento para melhorar a alimentação dessas famílias. Hoje, a gente está em todos os municípios do estado da Bahia, com 1,8 milhão de famílias. Isso dá quase 3,6 milhões de pessoas envolvidas. Só aqui em Salvador, 212 mil famílias são beneficiárias e vão receber o gás”, relatou a secretária do MDS.
Copeira dietista de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Fernanda Cerqueira é mãe solo e beneficiária do programa. Ela participou do evento Governo do Brasil na Rua, na capital baiana. “O Gás do Povo para mim foi uma surpresa. Quando eu coloquei a senha e autorizou meu primeiro gás, eu fiquei tão feliz. Eu saí dando tanto glória a Deus na rua, você nem imagina”, lembrou.
A beneficiária prosseguiu: “Aí, depois de cinco meses, o gás faltou de novo. E quando eu fui buscar e eu passei de novo, não é que liberou? Eu agradeci a Deus, mais uma vez. Já vejo grande diferença, porque é um dinheiro que sobra pra eu pagar uma conta de água, conta de luz, até a comida mesmo dentro de casa. Então, já acrescenta na alimentação também”, explicou Fernanda Cerqueira.
Governo do Brasil na Rua
Coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), o Governo do Brasil na Rua é uma ação que reúne 11 ministérios, órgãos federais, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Correios, governos estaduais e parceiros locais em uma força-tarefa voltada à promoção da inclusão social, garantia de direitos e aproximação do Estado com as periferias urbanas.
Durante a atividade, em Salvador, o ministro da SGPR, Guilherme Boulos, declarou: “O Governo do Brasil na Rua veio para desburocratizar. É o Governo do Brasil vindo aqui entregar os serviços para o povo, na comunidade, olhar nos olhos, com a humildade de escutar a população”.
O combate à pobreza energética, atenção prioritária do Gás do Povo, integra as políticas do Governo do Brasil juntamente com a garantia da segurança alimentar e nutricional. Em harmonia com o debate da alimentação, a secretária Analúcia Alonso também teve uma participação no Encontro Regional do projeto Estratégia Alimenta as Cidades, também em Salvador, e visitou revendedoras credenciadas de botijões de gás, onde pôde observar como o programa está sendo executado na ponta.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
-
BRASIL & MUNDO7 dias atrásMinistério do Turismo e UNESCO lançam edital para avaliar 21 ‘Destinos Turísticos Inteligentes em Transformação’ no Brasil
-
ESPIA AÍ3 dias atrásPSD vê crescer pressão contra projeto de Natasha ao governo
-
AGRO4 dias atrásPreço do leite sobe 17,6% no 1º trimestre de 2026 e reforça tendência de recuperação no mercado brasileiro
-
POLÍTICA3 dias atrásMT-170 apresenta colapso no asfalto e vira alvo de investigação





