TRÁFICO NA FRONTEIRA
Carga de cocaína avaliada em R$ 541 mil é apreendida em carro
Durante rondas na área central da cidade, as equipes visualizaram um veículo VW Gol preto circulando em atitude suspeita
POLÍCIA
O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu, nesta quinta-feira (21.5), 28 quilos de entorpecentes durante patrulhamento realizado no município de Porto Esperidião (326 km de Cuiabá). O prejuízo estimado ao crime organizado é de aproximadamente R$ 541 mil.
Durante rondas na área central da cidade, as equipes visualizaram um veículo VW Gol preto circulando em atitude suspeita.
Diante da situação, os policiais realizaram a abordagem e iniciaram buscas no automóvel. No banco traseiro, foi encontrado um saco de cor verde contendo 34 invólucros de entorpecentes. Foram apreendidos 27 tabletes de substância análoga à pasta base de cocaína, totalizando aproximadamente 27 kg, além de 1 tablete de substância análoga ao cloridrato de cocaína, pesando cerca de 1kg.
A ocorrência foi registrada durante a Operação Protetor das Fronteiras e Divisas e Operação Olhos da Fronteira, com atuação integrada do Gefron, Canilfron, COD-TO, BPMRED-TO, Receita Federal, Polícia Federal e Exército Brasileiro.
O suspeito foi detido e encaminhado, juntamente com as drogas e o veículo, à Delegacia da Polícia Federal em Cáceres para as providências cabíveis.
As ações integram operações coordenadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
POLÍCIA
Gaeco mira braço do PCC no tráfico e guerra entre facções em MT
Operação cumpre mandados em três cidades e investiga grupo envolvido em homicídios e disputa por território na região de Cáceres
O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado deflagrou nesta sexta-feira (22) uma nova ofensiva contra o Primeiro Comando da Capital (PCC) em Mato Grosso. A Operação Líbano mira integrantes da facção investigados por envolvimento com tráfico de drogas e homicídios ligados à disputa entre grupos criminosos na região de Cáceres.
Ao todo, foram cumpridas sete ordens judiciais, sendo seis mandados de busca e apreensão e um de prisão, nas cidades de Cáceres, Cuiabá e Pimenta Bueno (RO).
As investigações começaram após compartilhamento de informações da Polícia Civil de Cáceres, autorizado pela Justiça. A partir dos dados levantados, o Gaeco identificou uma estrutura criminosa organizada, ligada ao PCC, com divisão de funções entre os integrantes.
Segundo as investigações, o grupo atuava tanto na logística do tráfico quanto na execução de crimes relacionados à guerra por território entre facções rivais na fronteira oeste do Estado.
Pelo menos seis suspeitos foram apontados como integrantes da organização criminosa. Entre eles, havia membros responsáveis por apoio operacional e outros que exerciam funções de liderança dentro da facção.
O nome da operação faz referência a um dos principais investigados, conhecido pelo codinome “Líbano”, morto por integrantes de uma facção rival durante um conflito em Cáceres. Conforme as investigações, ele utilizava o apelido para esconder a própria identidade e dificultar o monitoramento das forças de segurança em aplicativos de mensagens usados pela organização.
A operação contou com apoio da Secretaria de Estado de Justiça, por meio do Grupo de Intervenção Rápida, além do canil e da inteligência da Polícia Penal de Mato Grosso e da Casa de Detenção de Pimenta Bueno.
O Gaeco é uma força-tarefa coordenada pelo Ministério Público de Mato Grosso com participação das polícias Civil, Militar e Penal.
-
POLÍTICA4 dias atrásApós desgastes, Pivetta amplia acenos aos servidores estaduais
-
POLÍTICA2 dias atrásManso terá seis praias públicas e marinas com acesso gratuito
-
AGRO7 dias atrásPreço do feijão dispara no Brasil com geadas, escassez e retenção de oferta no campo
-
ESPIA AÍ4 dias atrásTenente é expulsa após condenação por esquema de propina



